domingo, junho 21, 2015

Sobre a construção mediático-política da política

    «1. Já comecei a ler o Expresso, o que é sempre emocionante.

    2. Já, dirá o/a leitor/a? Hoje que é domingo e ele saiu no sábado? Sem problema, não é um jornal importante para as noticias do dia, é-o sim para acompanhar a construção mediático-política da política (desculpem o sociologuês, mas é mesmo assim).

    3. Pois o Expresso garante (p. 6) que Vale do Lobo não beneficiou de nenhuma das normas do PROTAL, ao contrário do que o mesmo jornal tinha deixado indiciado, na semana passada, a partir de 'investigação própria' sobre a Operação Marquês.

    4. Pois se o Expresso o diz, eu acredito. Tanto mais que são citados o ministro e o coordenador técnico responsáveis à época e as suas explicações parecem convincentes, mesmo factuais. Mais pólvora seca, parece. Mas não é esse o meu ponto agora.

    5. O meu ponto é: porque é que a investigação do Expresso não os ouviu, aos tais responsáveis, antes - repito, antes - de publicar a primeira notícia? Não é isso que mandam as regras da profissão: ouvir as partes com interesses atendíveis?»

11 comentários :

Anónimo disse...

Mas fez mais. Na edição em papel do Expresso, o jornalista Rui Gustavo escreveu "Segundo as várias fontes judiciais ouvidas,..., Rosário Teixeira poderá concluir a acusação ainda antes das féria judiciais ou então logo em Setembro". Na edição online, à tarde, o mesmo jornalista escreveu "Acusação a Sócrates só em 2016".
Nenhuma outra notícia esclarecerá melhor o vigor e a seriedade das instituições da democracia portuguesa do que a revelação das "fontes" que têm marcado o nosso quotidiano noticioso ora com meias verdades, ora com insinuações, ora com mentiras denunciadas da manhã para a tarde.

Anónimo disse...

O Expresso é do militante número 1 e o diretor está sempre a fazer prova de que é contra...não fossem pensar que lá por ser irmão...

Aliás a imprensa está nas mãos de um senhor que administrou um banco de onde desapareceram muitos mil milhões...que por acaso tem comprado e assalariado uns serventuários e que....certamente também por acaso são os que estão à cabeça da campanha contra o Sócrates e em linha direta com os investigadores

DEVEM SER MESMO SÓ COINCIDENCIAS


aahhhhh...e esse senhor dos milhões até foi investigado pelo mesmo juiz.....e parece (pois ninguem sabe com que linhas se cozem certas decisões dos senhores juizes....que ficou tudo bem


Mas cá para fora só resta o que parece mesmo

Anónimo disse...

Porque será que o processo dos vistos gold, depois de se falar do marques mendes que também teria o seu pezinho e umas escutas, desapareceu imediatamente do circuito jornalistico?

Mistérios desta repúblicazinha e da parcialidade desta justiça

dois pesos e duas medidas

Anónimo disse...

Esta noite , na CMTV, ouvi um senhor que falava do Porto(um jurista), dizer que o Juíz da Relação, José Reis, por declarar que o Processo Sócrates é baseado em nada, está a ser "anti sistema" donde ,eu deduzo que há um "sistema" na Justiça. O que é isto, senhores? Deus nos livre desta cambada.

Anónimo disse...

Falar em jornalismo neste processo e até noutros é falar em zero de rigor de investigação.É, sim , transmissão de informação de uma das partes para prejudicar a outra. Jornaleiros e não jornalistas. Fariam melhor como ardinas.

Anónimo disse...

Não há pachorra para este Augusto. Sempre a queixar-se. Sempre com a mania da perseguição. Foda-se, que nojo de homem.

Anónimo disse...

O modo é: primeiro dispara-se e depois entra-se em "damage control". Como ninguém lê todo aquele jornal assim dizendo uma coisa e outra estão a cobrir diferentes "targets".

Anónimo disse...

Prof. Augusto Santos Silva faça-nos a todos, e sobretudo a Portugal, o favor de iluminar a cabeça do António Costa! Faça-nos ao país essa caridade!
Denuncie mais está miserável mentira da Santa Inquisição no seu programa da TVI24, como tem feito com tudo o resto! Chame mentiroso com todas as letras a quem mente ao povo português, fale com a franqueza do Norte, e se não for pedir muito candidate-se a Presidente da República!

Operação Marquesa disse...



E não se resolveria tudo deixando pura e simplesmente de ler essa merda do «expresso»? Tal como eu faço há já mais de doze anos?

arebelo disse...

A "técnica"é do tempo do c...de cócoras e resume-se,"candeia que vai à frente alumia duas vezes",porque os "balsemões"estão carecas de saber que os que lêm uma"encomendada"não são os mesmos que tomam nota do desmentido.

Anónimo disse...

O Espesso está nas mãos da jóta laranjinha! O Sr. Duarte Marques (foi líder da JSD, gosta muito das meninas bem da jota, é apaniguado do Moraes Sarmentto e do Relvas) é o articulista mais relevado, o Dioguinho Agosto (outro JSD que é Chefe de Gabinete do Santana na Misericórdia) estáem altas e o editor de assuntos políticos (o lindérrimo Bernardo Ferrão) é casado com uma santanete. Quem tem dado à estampa os excertos do livro do Relvas? O Espesso, pois claro!!!