segunda-feira, junho 01, 2015

Um 31 (da Armada)

Hoje, em Luanda

Ao ver uma fotografia de Aguiar Branco a celebrar hoje um acordo em Angola, ocorreu-me, a propósito de uma peça recente da SábadoAguiar-Branco: política & negócios associados —, uma questão: já se pode anunciar a abertura do escritório em Luanda?

«Esta é uma história de zonas cinzentas», escreve a Sábado, referindo-se às actividades de José Pedro Aguiar Branco (no Ministério da Defesa e na JPAB & Associados). O que a revista diz, recorrendo a uma linguagem popular, é que não se sabe onde acaba a JPAB & Associados, a sociedade de advogados de Aguiar Branco, e começa o Ministério da Defesa (ou vice-versa). A Sábado faz alusão a dois aspectos:
    • À transumância de juristas de um lado para o outro; e
    • À coincidência entre as visitas do ministro a vários países e a celebração de parcerias da JPAB & Associados com escritórios de advocacia locais.

Acrescenta a Sábado que criaturas que deixaram obra publicada na blogosfera em defesa do Estado mínimo vivem agora agarrados ao Estado, aparecendo colocados, depois de passagens por gabinetes ministeriais, em empresas que fazem negócios com o Ministério da Defesa. Os mais citados são:
    • Afonso Azevedo Neves (31 da Armada), que foi, nestes quatro anos, andando de mão em mão: primeiro, com o malogrado Álvaro; depois, com o videirinho Sérgio Monteiro; em seguida, com o próprio Aguiar Branco, que logo o despachou para a ajudante Berta Cabral, sendo, na hora actual, business & innovation manager da CEIIA, conglomerado de indústrias com interesses antigos nas contrapartidas da Defesa e que participa no projecto do KC-390:
    • Rodrigo Adão da Fonseca (O Insurgente), antigo assessor de Aguiar Branco, colocado pelo actual ministro da Defesa nas empresas que o Estado detinha na área da Defesa, tendo, depois de as privatizar, passado a administrador financeiro da Tekever, a empresa que vendeu ao Estado este espectacular drone:



13 comentários :

Anónimo disse...

E José Sócrates é que está preso?

Anónimo disse...

E o outro é que está preso por ajudar uma empresa portuguesa a conseguir contratos no estrangeiro.

Anónimo disse...

O MP deve andar a dormir.

Anónimo disse...

Só faltou o joaquim bettencourt na EEA, e as muitas adjudicações às empresas do Moita de Deus. E o que se passa na IDD? Quanto se gastou já em contratações?

Olimpico disse...

O MP, estava bem acordado há muitos anos. So aguardou o momento em que Pcp/BE/Seguro/Coligação no governo e ainda PR e PGR, deram a entender que fechariam os olhos a qualquer avanço sobre Socrates. Cereja em cima do bolo.E agora, se não é permitida a Pena de Morte em Portugal?....

Anónimo disse...

"Criaturas que deixaram obra publicada na blogosfera em defesa do Estado mínimo vivem agora agarrados ao Estado" - Que maravilha de post, queremos mais!

Anónimo disse...

O insurgente adão agarrado ao estado?! Não pode ser... ele é tão estado mínimo.
Hipócritas!

Anónimo disse...

Parece que o António Costa também gosta da TEKEVER e dos seus drones, passou por lá na campanha das directas do PS, ou não?

http://portocanal.sapo.pt/noticia/37356/

Lisboa, 17 set (Lusa) - O candidato às eleições primárias do PS António Costa classificou hoje como fundamentais as políticas públicas de aposta contínua na educação e na ciência para a internacionalização económica das empresas nacionais, criticando a via da austeridade.

António Costa falava no final de uma visita à empresa tecnológica "Tekever", no Parque das Nações, em Lisboa, que desenvolve sistemas nas áreas das comunicações especiais, com particular destaque para projetos de colocação de pequenos satélites em rede e de controlo de aviões não tripulados.

Nas declarações que fez aos jornalistas, o presidente da Câmara de Lisboa salientou a crescente internacionalização desta empresa (já com representações em países como os Estados Unidos, Reino Unido, Brasil ou China) e classificou-a como "um bom exemplo" da estratégia de desenvolvimento do país.

"A estratégia de desenvolvimento do país não pode assentar nem no empobrecimento, nem na multiplicação da austeridade, mas sim na qualificação. Esta empresa é exemplar da ligação da ciência à economia", sustentou o candidato socialista às eleições primárias do PS do próximo dia 28, que têm como objetivo escolher o candidato socialista a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas.

De acordo com António Costa, o desinvestimento na ciência ou na educação "não é só mau para os dias de hoje, mas também compromete o desenvolvimento futuro".

"Felizmente há vários bons exemplos no país. Se não houver uma política pública que valorize a educação, o Ensino Superior, a ciência, a investigação e a internacionalização, dificilmente os agentes privados podem de forma isolada" expandir-se no mercado mundial, advogou o autarca de Lisboa.

Neste contexto, António Costa insistiu na necessidade de Portugal "ter uma agenda para a década que dê um rumo ao país, mobilizando o conjunto das energias nacionais, desde as universidades, aos investidores e empresas".

"Essa estratégia com base na aposta na investigação tem de ter continuidade. Não podemos dar num período prioridade à ciência, mas depois considerar-se que essa área afinal não é prioritária. A situação de estagnação em que nos encontramos não é uma fatalidade. Temos recursos humanos, científicos e empresariais para fazer o que esta empresa fez", apontou.

Durante a visita, Ricardo Mendes, administrador e sócio fundador da "Tekever", apresentou a António Costa projetos tecnológicos para facilitar pagamentos por via eletrónica, projetos de pequenos aviões não tripulados para sobrevoar zonas perigosas do ponto de vista da segurança (ou para identificar o estado de terrenos agrícolas), assim como um aparelho que se coloca na cabeça de um piloto para captar através de sensores eletrónicos reações do seu sistema nervoso.

António Costa foi depois questionado pelos jornalistas sobre os hipotéticos benefícios na vida política se esse aparelho aplicado ao cérebro começasse a ter utilização generalizada.

"Pensei, precisamente, que, com esse equipamento, seria possível não só transmitirmos aquilo que pensamos através da linguagem, mas as pessoas também em casa acompanharem aquilo que estamos a pensar para o futuro do país. Passar do pensamento à ação é a angústia de qualquer político - e aqui estaria realizado através desse equipamento. É um equipamento que agora está apenas nos comandos de um avião, mas que um dia até poderá estar instalado junto aos comandos de um país", admitiu.

Ainda sobre a utilização na vida política dessa tecnologia de captação de sinais nervosos do cérebro, um jornalista confrontou Costa com a possibilidade de o aparelho poder revelar publicamente receios de derrota eleitoral.

"Não, nada disso", contrapôs o dirigente socialista.

Morgado De Basto disse...

Peço desculpa:Há Ministério Público em Portugal?(...)

Miguel Braga disse...

Sinceramente acho que Portugal não precisa deste ruído. Não precisava antes nem precisa agora. Precisamos de propostas, de caminhos, de alternativas. Os portugueses precisam de saber o que o PS fará diferente da direita e da extrema esquerda. Os portugueses estão fartos de insinuações, de especulações, de intriga. Há muitas e boas empresas em Portugal. A Tekever é uma delas. Mas há mais. E sei que há mais porque trabalho numa multinacional do mesmo setor. Desde logo no setor aeronáutico e de defesa. Mas não só. Conheço a Tekever. É uma grande empresa. No topo da inovação. E não, a Tekever não é mina cliente, mas se for terei muita satisfação nisso. Outra declaração de intereses. Sou militante do PS, António Costa é um grande secretario-geral, vai ser primeiro-ministro, confio na alternativa que será capaz de apresentar em Outubro. Mas o que tem isso que ver com o conteúdo deste post? Que fundamento, que provas, que evidencias tem quem o escreve. Pura especulação. O PS não atira lama para a ventoinha. O PS não é o Correio da Manhã nem o Sol. O PS apresenta alternativas. Não é porque outros fizeram ou continuam a fazer esse jogo que o PS deve fazer igual. Pela positiva, sempre pela positiva. É assim que o PS e António Costa vão ganhar a confiança dos portugueses. Não sou anónimo, chamo-me Miguel Braga e deixo o meu email luismiguel.braga@gmail.com. E estou sempre à disposição para o contraditório. Sem ter nada a esconder.

Anónimo disse...

Se forem ver os perfis do pessoal do Insurgente Pedro Adão da Fonseca não é caso único. É uma questão de procurar.

Anónimo disse...

"O PS não atira lama para a ventoinha. O PS não é o Correio da Manhã nem o Sol. O PS apresenta alternativas. Não é porque outros fizeram ou continuam a fazer esse jogo que o PS deve fazer igual. Pela positiva, sempre pela positiva"

poi, pois tem se visto o PS não é o CORREIO da Manhã nem o Sol nem toda a comunicação Social e assim não se faz ouvir como a coligação. Os portugueses acreditam mais depressa numa treta da coligação repetida e espalhada por toda a Comunicação Social do que alternativas em textos longos ou debates sérios. Eu também queria uma campanha séria e pela positiva mas simplesmente não funciona em Portugal.

Anónimo disse...

Então é aqui o poiso dos célebres abrantes!