quarta-feira, junho 17, 2015

Violações

    «1. Vou-me dando conta de que aqui e ali se vai insinuando que as fugas de informação sobre o processo 'Operação Marquês' viriam da defesa, isto é, do lado de José Sócrates e dos seus advogados. Li até, mas não pude confirmar, que Maria José Morgado, diretora do DIAP, também já tinha posto publicamente essa hipótese.

    2. Não me canso de dizer que sou, profissionalmente, um cientista. Portanto, estou habituado a não pôr de parte nenhuma hipótese, por mais absurda que pareça, e, admitindo-a, sujeitá-la (a) à prova dos factos e (b) à lógica da razão.

    3. Prova dos factos, não posso fazer. Mas sei que o 'Correio da Manhã', a 'Sábado' e o 'Sol', que são os maiores beneficiários dessas fugas de informação e sabem, portanto, quem as comete, já nos teriam explicado que elas são cometidas pela defesa, se o fossem. Eles, que há tantos anos procuram convencer-nos de que Sócrates comete crimes, não deixariam certamente passar esta oportunidade soberana de demonstrar que, diretamente ou através dos seus advogados, cometeu reiteradamente este, de violar o segredo de justiça.

    4. Quanto à razão, também não me ajuda a acreditar nessa tal hipótese. Como é que alguém que se quer defender da imputação de crimes há de colaborar ativamente na sua própria condenação pública antecipada?

    5. Portanto, o meu espírito científico só pode arrumar a hipótese na mesma gaveta em que vem armazenando as tentativas de condenar fora do tribunal competente o ex-primeiro-ministro. Mas faz mais, básico como é: como o processo está à guarda dos magistrados que o conduzem, é a eles que institucionalmente responsabiliza pela violação dessa guarda; e como é à Procuradora-Geral da República que compete dirigir o MP também no apuramento dos criminosos que cometem este crime, é a ela que institucionalmente responsabiliza pela impunidade com que ele se comete em Portugal.»

8 comentários :

Anónimo disse...

Pena é que a opinião do Professor e Cientista só chegue a quem tenha TV paga. Falasse ele ao DOmingo , na SIC generalista ou na RTP e lá se íam as audiências às prédicas do Professor Martelo na TVI. Enquanto Martelo é absolutamente previsível, ASS é desconcertante . Também por tal, os/as pivots das TVs se sintam amedrontados. Bastou ver como aquela jornalista da TVI24(Paula qualquer coisa que não me lembro) que substiuiu o Paulo Magalhães, outro dia, se viu grega com as reacções do Professor a certas questões que ela lhe punha.

Rosa disse...



Também reparei..

Anónimo disse...

que arrogância! um tipo das ciências sociais e humanas (ciências?) intitula-se um cientista. Quanto pedantismo. Um cientista que gosta de malhar na direita. Provavelmente também gosta de malhar nos seus dados até que eles dêm os resultados que ele desejou no início. Um cientista que faz trabalhos qualitativos sobre o punk. Se eu me fechar ali 3 horas num quarto escuro e fizer um ensaio sobre os The Police dos anos 70, dos Clash e dos Sex Pistols, também posso ir para o meu fuçasvook apregoar aos 7 ventos que sou um cientista, câmara corporativa? Arranjem uma vida. Vocês pensam que somos parvos?

Olimpico disse...

Nós não pensamos que vocês são parvos. Nós temos a certeza que são!!!

Anónimo disse...

Gostava de saber as qualificaçies do comenrador das 10.57 da tarde.
Qye presunçao achar que nao ha cientistas da area social.
Ouvi falar do presidente do PS para comentador da RTP, sera para um horario nobre?
O Cintra Torres falou de um contrato caro. Gostava de saber quanto ganha o Morais Sarmento.

Rupert disse...

Há um aspecto que ainda não vi abordado, a questão da competência profissional dos magistrados responsáveis pelo segredo de justiça.
Fora da questão da responsabilidade criminal, penso ser evidente uma total incompetência profissional dos mesmos na guarda do segredo de justiça a que estão incumbidos.
Será que esta incompetência tem reflexos na avaliação profissional, ou serão todos premiados com excelente como é hábito.
Basta pensar no que aconteceria a um director de uma empresa que deixasse passar processos confidenciais para a concorrência, provavelmente seria despedido muito rapidamente.

Anónimo disse...

Fui ali ao Google Académico procurar as credencias deste cientista. Encontrei 0 (zero).

Anónimo disse...

como se fosse preciso ser cientista para ter razão. o problema de alguns comentadores é se o autor do texto é cientista mas refutar o que ele escreveu pois tá quieto.