quinta-feira, julho 02, 2015

Sobre o afastamento de Augusto Santos Silva da TVI 24

Francisco Seixas da Costa reage ao afastamento de Augusto Santos Silva da TVI 24 num post intitulado Notas para dois amigos, que se reproduz:

                     

Caro Sérgio

Com a vida a ocupar-nos as agendas, ainda não falámos desde que trocámos mensagens por ocasião da tua nomeação para diretor de informação da TVI. E, podes crer, não é com gosto que esta minha nota, que tem de ser pública, seja para lamentar a decisão de afastamento do Augusto Santos Silva da sua "coluna" de comentário semanal. Sei que as coisas às vezes são mais complexas do que parecem. Por isso, por não conhecer os detalhes da decisão, imagino que eles possam eventualmente ser mais esclarecedores do que aquilo que já veio a público. Mas, para já, e antes que esses possíveis factos sejam conhecidos, apenas me posso pronunciar sobre os resultados. E esses são claros: o pluralismo dentro das nossas televisões sofreu um imenso "trambolhão" e, até ver, isso foi da tua responsabilidade pessoal. Sentir-me-ia mal se não to dissesse. Já nos conhecemos há muito tempo e, como sabes, nunca me dei ao luxo de esconder o que penso. Principalmente aos amigos, como tu és.

Um forte abraço

Francisco


                    


Caro Augusto

Agora que o teu mano-a-mano com o Paulo Magalhães saiu de cena, quero deixar-te um abraço de gratidão. Ao longo de muito tempo, foste capaz de dar voz a uma visão das coisas que, estando muitas vezes bem longe de ir com "l'air du temps", era importante que fosse conhecida. Só aos patetas soava como uma visão partidária oficiosa. É de quem te não conhece! A tua palavra, serena, inteligente e acutilante, com a dignidade de quem pensa sempre pela sua cabeça e sabe, como poucos, exprimir organizadamente as ideias, vai fazer falta nas noites da TVI 24, e digo-o agora mesmo ao Sérgio Figueiredo. Alguns, claro!, estão a exultar já, pelo mundo das "redes sociais", com a tua saída de cena. Não imaginam que é o maior elogio que te podem fazer! 

Um solidário abraço do

Francisco

20 comentários :

Anónimo disse...

De facto não se compreende que o PS ande por aí a dar tamanhos tiros nos pés !
A única "explicação" ou melhor, correcção para esta asneira, é FORÇAR A ENTRADA do Prof. Augusto Santos Silva na RTP1 (canal aberto) para ocupar o lugar deixado vago pela "Opinião de José Sócrates".
E tratar disso, hein ?

Anónimo disse...

São bilhetinhos diplomáticos, o que precisamos é de cacetadas.

ignatz disse...

desta vez o camarada abrantes engoliu a minhoca, a bóia, 50 metros de fio de nylon, uma cana telescópica, um carreto e um seixas da costa. a coisa até se poderia chamar isco para dos conhecidos, porque ao fim e ao cabo somos todos conhecidos e essa mania de ser amigo de todo o conhecido cheira a mofo e enjoa. depois a notas estão trocadas, a do augusto destina-se ao sérgio e pergunta: oh freguês! vai um seixas da costa fresquinho para o lugar que vagou na canastra da tvi? e a do sérgio é para o augusto, eh pá, vagou agora um lugar, coiso & tal... era de toda a conveniência garantir o pluralismo e eu estou disponível para sugerires ao partido socialista que me indique, sempre eram mais uns trocados ao fim do mês e depois quem sabe se mais tarde a direita possa estar interessada em recomendar-me ao partido socialista para um cargo com motorista, carro preto e senhas ticket restaurante de € 200,00/cabeça, coisa que desde já rejeito. já não há paciência para tanto altruísmo e umbiguismo deste canastrão.

Anónimo disse...

Aos poucos todas as vozes incomodas vão sendo caladas!

Anónimo disse...

O Ignatz, que vive na tragédia do corajoso anonimato lhe não permitir ter uma colunazinha "à la Alberto Gonçalves", não passa de um pobre coitado que se dedica a ser o palhaço de serviço das caixas de comentários. Com afã ansioso, pinga os seus textículos por vários espaços que piedosamente lhe acolhem as diatribes, por onde vai espalhando uma diarreia de adjetivos, julgando ter graça, sobre os ódios de estimação que se dedica a alimentar. Se tivesse vergonha, nome, cara e sítio de pouso já tinha levado duas lambadas nas trombas por parte de alguns que cobardemente ataca pela sombra. Assim não sendo, e por não ter nome, o que revela ser um produto filial incógnito desta espécie dos bandalhos, esconde-se atrás das insídias miseráveis, atribuindo aos outros as intenções mesquinhas que, no fundo, seriam as suas se estivesse no lugar dos que quer atingir. Há gente assim, se acaso isto é gente...

Anónimo disse...

São cinicos com o o Ignatz, que acham haver segundas intenções e interesses em todas as tomadas de posição , que contribuem para o descredito total da classe politica e da cidadania.
Há cada vez mais gente desta, que julga os outros pelo que eles próprios fariam na mesma situação, que se acham donos da verdade e que, na maior parte das vezes, são contribuintes directos para as más escolhas que este povo insiste em fazer.
Farto do discurso do cinismo. Eu quero gente que não tenha medo de afirmar a sua integridade, que responda às acusações denunciando a falta de integridade de quem os acusa.
Augusto Santos Silva sempre fez parte desses poucos: não tem papas na lingua, chama os bois pelos nomes na cara dos ditos e está-se perfeitamente a cagar para quem não gosta dele.
Venham mais Augustos Santos Silva, que ser polémico não é defeito e é necessário para tirar este povo do estupor em que se encontra.

Anónimo disse...

Atenção ao movimento diplomático, onde o Portas manda mais que o caquético do Machete...

Anónimo disse...

O Serginho até é bom menino, muito intelectual, boas maneiras com os dois lados, moderação. Vai dai, farto de ganhar balúrdios na prateleira dourada fundacional, estava ressequido de montar festas e romarias (uma delas foi a do livro de JS). A TVI foi um figo, lugarzito conquistado a pulso e mão lambida, com entradas de espinha dobrada. Não deixa por isso de ser um bom menino.
Ora o Professor já piava há séculos, a desmontar cenas, super- inteligente e ácido, todo entrosado com o Paulo M, uma maçada. E tem uma coisa péssima: veste mal, com gosto duvidoso para escolher, casacos, camisas e gravatas, tudo esverdeado e côr de burro quando foge. Fora. Próximo!

ignatz disse...

eu ainda assino ignatz, tu nem isso e não vale a pena gastar latim com o facto. em vez de chamares nomes, teceres juízos de valor e promessas de porrada, gostava mazé que respondesses calmente às ditas insídias com o à-vontade de um diplomata de carreira e podes começar por explicar porque é que só depois do facto consumado resolveste publicar uma espécia de opinião sobre o assumpto. se és tão amigo dos dois, sérgio e augusto, como proclamas e se não te move nenhum interesse particular, como sugere o teu abespinhanço, poderias ter contactado ambos quando o assumpto foi tornado público e poupávas-nos a essas manifestações públicas de altruísmo inútil. gostei da piadola ao gonçalves, que não aprecio, mas jamais me passaria pela cabeça usar o nome de um colega de jornal (dn) como arma de arremesso. é feio, não dignifica e podes ter de o cumprimentar no elevador se lá fores.

desculpa lá oh abrantes mas este moço anda a pedi-las à uns tempos. lá no blogue dele faz censura e só pública conversa de chacha.

ignatz disse...

"São cinicos com o o Ignatz, que acham haver segundas intenções e interesses em todas as tomadas de posição , que contribuem para o descredito total da classe politica e da cidadania."

não me reformei da carreira diplomática para ir vender laranjas para o pingo doce, não andei a puxar a fralda ao zé manel para escrever no observador, não andei a fingir que apoiava o seguro e a pôr-me em bicos de pés para pertencer ao grupo que escreveu o programa do costa, não conto histórias sobre o meu passado anti-fascista, não puxo dos galões revolucionários e não digo a ninguém que sou amigo de todos os gajos importantes ou conhecidos de vila real a brasília, com escala em luanda e paragem no procópio para uma imperial e duas graçolas reader's digest.

meter o santos silva neste filme é que é cinismo.

ignatz disse...

oh abrantes, não tarda tens aí um email diplomático a pedir para retirares do ar as calúnias do mal educado ignatz.

Francisco Seixas da Costa disse...

Chamaram a minha atenção para uns solilóquios, a meu respeito e por aqui, de alguem que se assina como Ignatz. Sei muito bem quem ele é e o CC não tem culpa de que o cavalheiro tenha um dia sido por mim chumbado, depois de um exame abaixo de qualquer classificacao, num concurso de admissao para o MNE, o que me transformou para sempre num seu alvo regular, aqui e noutros lugares onde me dizem que também escreve nas caixinhas de comentários. O facto de eu lhe ter cortado de vez a coleta no blogue Duas ou Três Coisas, onde se entretinha em insultos e insinuações, também lhe terá feito subir a bilis. Mas hoje, confesso ao CC, eu já não vivia sem os escritos do Ignatz... Cumprimentos.

ignatz disse...

o sr. costa faz juízos de valor, tece considerações de carácter, inventa uns factos (coisa que em é especialista), amanha umas desculpas e desculpa-se com os outros, deformação profissional, digo eu, mas quanto à sustância da coisa, tá quieto.

. "Chamaram a minha atenção para uns solilóquios..." - francamente, oh sr. embaixador, não arranja melhor para limpar o que disse? sabia que os ips dos comentários ficam registados e que mentir é feio? depois, consigo é tudo por acaso e ainda tem alguém a chamar-lhe a atenção para o que lhe diz respeito. não vê, não sabe, tem horror a quem sabe e é constantemente abalroado pelo conhecimento.

. "Sei muito bem quem ele é..." - afinal sabe tudo, mas para quem tem a coragem de brincar com os textículos do padre ignatz é poucochinho, ponha aí o nome do felizardo que você chumbou, isso é que era de homem e não promessas infantis de lambadas.

. "... noutros lugares onde me dizem que também escreve nas caixinhas de comentários." - qualquer bisbilhoteira profissional diz isso cada 5 minutos e há quem queira entrar para o guiness.

. " O facto de eu lhe ter cortado de vez a coleta no blogue Duas ou Três Coisas, onde se entretinha em insultos e insinuações..." - claro que censurou, você é alérgico à democracia e acha que pode insinuar ou insultar sem levar troco para rebuçados. releia os comentário acima, contabilize os nomes que chamou, as insinuações que fez e as promessas de porrada que aventou, depois compare a vantagem que me leva, ganha em todas as modalidades e não responde ao essencial.

Francisco Seixas da Costa disse...

Acabam de me advertir para a necessidade de ser piedoso com um senhor que por aqui me zurze sempre que pode. Explicaram-me com cuidado os traumas pelos quais o tal escriba passou, pelo que cuidarei em nada fazer que possa contribuir para a recidiva. Amen

ignatz disse...

oh seixas! deixa-te de misericórdias e revela lá o nome do gajo que chumbaste. grande oportunidade de provares ter coluna vertebral e não ser um banana que explora o nicho de mercado agradar à direita dizendo que é de esquerda. trauma é ver um oportunista empoleirado nas chaimites da revolução e uma data de nabos deslumbrados com um embaixador que não tem a noção do ridículo nas figuras que faz. ganha juízo pá, metade da net ri-se de ti e a outra ignora-te, com excepção dos nabos residentes do teu blogue e dos que vão pingando docemente para o pensamento único.

Francisco Seixas da Costa disse...

Eu não dizia? Isto cura-se, mas é tomando os medicamentos três vezes ao dia...

Anónimo disse...

O FSC não se devia colocar ao nível de responder ao ressabiado e mal educado com a mania da perseguição e da conspiração, que se assina como Ignatz. É deixa-lo a falar sozinho.

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 05:57

Pelo que aqui li e até ao momento, foi o senhor Francisco Seixas da Costa que se colocou a nível inferior, evidenciando ressabiamento e má educação com a interpretação dos factos que o comentador Ignatz expôs, não quis rebatê-los e enveredou pela calúnia, ameaça e má educação expressa nos comentários acima. Quanto a teorias de conspiração e perseguição, volto a remetê-lo para a afirmação de Seixas da Costa: "Sei muito bem quem ele é e o CC não tem culpa de que o cavalheiro tenha um dia sido por mim chumbado, depois de um exame abaixo de qualquer classificacao, num concurso de admissao para o MNE, o que me transformou para sempre num seu alvo regular, aqui e noutros lugares onde me dizem que também escreve nas caixinhas de comentários."

Francisco Seixas da Costa disse...

Limitei-me a referir um facto. Não ameacei ninguém, mas sou eu quem é invectivado regularmente neste e noutros blogues pela tal personagem, que parece ter um estranho fascínio por mim. Mas encerrei este episódio.

ignatz disse...

acho que falta aqui isto para entender o pensamento do embaixador.
http://duas-ou-tres.blogspot.pt/2015/07/errata.html
para os que têm mais dificuldades em entender linguagem diplomática e boa educação, em traduzo:
oh sérgio, se o medina roer a corda, eu anda por aqui e continuo interessado na avença.
nota: a fome é tanta que nem esperou pela resposta do santos silva, que até lhe tinha agradecido, indevidamente, digo eu, a solidariedade que tinha deduzido do poste inicial.