quarta-feira, outubro 28, 2015

«Deve ou não um jornal constituir-se em assistente para depois divulgar, sem contradita, as peças do processo que lhe aprouver?»

Luísa Meireles, no Expresso:
    «"A mordaça", titula hoje o Correio da Manhã: "Sócrates tenta silenciar CM". É a notícia de ontem à noite, já o jornal estava no fecho. É uma ordem judicial, resultante de uma providência cautelar interposta pela defesa do ex-primeiro-ministro, em virtude da qual todos os órgãos de comunicação do grupo Cofina (onde se inclui não só o Correio da Manhã, como a Sábado ou o Jornal de Negócios) estão proibidos de dar notícias sobre o processo de Sócrates, conhecido como a Operação Marquês. O Correio da Manhã tem feito sucessivas manchetes com o caso desde que o processo deixou de estar em segredo de justiça, promete resistir e, a nós leitores, cabe refletir. Deve ou não um jornal constituir-se em assistente para depois divulgar, sem contradita, as peças do processo que lhe aprouver? Aqui no Expresso, pensa-se que não, mas o debate não é pacífico no meio.»

4 comentários :

Marria disse...

E se a intenção for antes a de amordaçar Sócrates?

http://osbemaventurados.blogs.sapo.pt/socrates-amordacado-correio-da-manha-14018

Anónimo disse...

Na minha opinião nem deviamos chegar a este ponto.

IMHO a TVI quando andou a perseguir o eng. Socrates deveria ter perdido a licença.

Esta liberdade de expressao e uma palhacada.

Nao se pode andar a manchar o bom nome dad pessoas.

Alias, eu acho q deveria ser expressamente proibido noticiar sequer q alguem e arguido.

So depois da condenacao e q qq caso da justica deveria puder ser noticia.

Anónimo disse...

Enquanto Sócrates esteve preso, ao mesmo tempo que, sem poder dizer nada, foi atacado com mentiras e injúrias, nunca houve "mordaças".

Isso mudou. Há "mordaças". Sinceramente, estes media são uma grandesíssima pouca vergonha.

Anónimo disse...

Eu percebo que o CM mereça vestir a pele de "bode expiatório". Mas, sejamos honestos, eles são apenas a parte visível do "iceberg". Por várias razões:
.Se o CM não tivesse leitores para o que publica, mudava de linha editorial;
.Se o Ministério Público não fosse parte interessada no trabalho do CM, não teria sido necessárias qualquer providencia cautelar para impedir um crime publico;
.Se a Politica não se demitisse de garantir os direitos liberdades e garantias que temos constituídos, a Justiça não se atreveria a tanto.

Em sintese: O Correio da Manhã é o efeito e não a causa daquilo que o criticam.

MRocha