sexta-feira, novembro 20, 2015

A força de bloqueio


• Pedro Silva Pereira, A força de bloqueio:
    «"Este é o tempo do Presidente", dizem. E é verdade. Mas isso não lhe dá o direito de fazer o País perder tanto tempo para nada. A provocatória viagem à Madeira, ostensivamente a despropósito da urgência que há para resolver, prova que o Presidente não demora porque precisa, mas apenas porque quer.

    A verdade é que já lá vão 47 longos dias desde as eleições de 4 de Outubro. Mas também já passaram 46 dias desde que o Presidente fez folga no dia 5 de Outubro para acabar de estudar "todos os cenários"; 31 dias desde que os partidos foram ao Palácio de Belém informar o Presidente de que um Governo do PS é a única solução viável no novo quadro parlamentar; e 10 dias desde que, como se esperava, a maioria de esquerda rejeitou na Assembleia da República o programa de continuidade do Governo minoritário da direita.

    Fosse a decisão presidencial verdadeiramente complexa - como sucedeu, por exemplo, em 2004, com a surpreendente demissão de Durão Barroso a meio da legislatura e a sua substituição na liderança do Governo por Santana Lopes, que não tinha ido a votos nem no partido nem no País - e até se poderia compreender um processo de decisão demorado, bem como esta imensa romaria de notáveis a caminho de Belém.

    Neste caso, porém, nada disso acontece: nem a situação pode ser considerada imprevista por um Presidente que se gabou de ter estudado "cuidadosamente" todos os cenários, nem as alternativas disponíveis justificam, com um mínimo de razoabilidade, tanta hesitação.

    O problema, como muito bem assinalou esta semana o ex-Presidente da República Jorge Sampaio, reside precisamente aqui: é que nesta situação, em que a posição do parlamento recentemente eleito é absolutamente clara e um governo de gestão não pode ser alternativa que se apresente, "não é justificável adiar por mais tempo a formação de um novo Governo". Cada dia que passa é, por isso, um verdadeiro desperdício, o que vai convertendo o "tempo do Presidente" no "tempão do Presidente".

    Esta demora, por muito que se exaltem as falaciosas virtudes dos governos de gestão, ameaça criar uma situação verdadeiramente explosiva e está já a prejudicar gravemente os interesses do País, ao mesmo tempo que se vão lançando achas para a fogueira de um conflito institucional de consequências imprevisíveis.

    Quem diria que este mandato terminaria com a Presidência da República transformada numa "força de bloqueio" do normal funcionamento das instituições democráticas?»

14 comentários :

Jose disse...

Passaram 30 dias a martelarem uns papeluchos e falam da demora dos outros?

Para quem passou seis anos a cavar a ruína das finanças ublicas compreende-se a pressa de retomar a tarefa.

Mas o ridículo de dizer, que era complexo substituir um 1º ministro quando se mantinha a maioria absoluta de uma coligação (não papeluchos) para quem vem agora dizer que eleições são para eleger deputados e não 1º ministros...
A sem-vergonha é total!

Anónimo disse...

fotografia genial! o ar de bronco a olhar para o palácio é impagável...

Rosa disse...



Só vejo uma vantagem na situação: Cavaco Silva mostrou-se claramente fac cioso, tal como sempre foi, aliás,...vingativo e de cabeça "fechada"...se alguém ainda não tinha percebido isto entendeu-o agora.Assim como o apego desmesurado ao poder de Passos e Portas. De tal forma que tudo é válido para eles até as soluções inconstitucionais...a célebre frase de Passos"Que se lixem as eleições" foi , apenas, uma encenação vazia de conteúdo diria,mesmo, de conteúdo contrário. Além de que terão, ainda, muitos "esqueletos nos armários". É, até, assustador.

Anónimo disse...

O observador ja comecou a lavar a imagem de franco
http://observador.pt/especiais/quando-a-espanha-tinha-um-caudilho-francisco-franco-40-anos-depois/
Nao tarda nada procuram um jovem ofificial do exercito portugues que nao tenha medo de derrubar a frente de esquerda

Eduardo disse...

Este artigo do observador esta a passar mais ao menos despercebido
http://observador.pt/especiais/quando-a-espanha-tinha-um-caudilho-francisco-franco-40-anos-depois/

Este tipo de lavagens historicas nao devem ser ignoradas. Por favor escrevam sobre isto. As centenas de milhar de vitimas de Franco nao merecem isto.
Yo soy Guernika

Anónimo disse...

ó facho José, se são papeluchos então não percebo do que tens medo.



Anónimo disse...

O Rosário Teixiera arquivou aquelas centenas de milhares de euros que o homeme e a filha ganharam com o BPN????


Não investigou a casa da coelha????? Oportunamente trocada com mais um artista do BPN????????????????


O Ministério Público tem 2 pesos e 2 medidas?

Foi o Paulo Rangel que disse que o critério de certas investigações depende do PSD no Governo.....

Anónimo disse...

Nós já estamos fartos de saber, que o fascismo comanda as grandes redacções em Portugal. Não é novidade nenhuma.

O "profissionalismo" e a "isenção", foram substituídos pela mediocridade e servilismo dos papagaios ideológicos, "que não são de nenhum partido", mas que todos nós sabemos que de facto, são.

O que interessa é o seguinte... Lutar. Estar preparado para lutar ainda mais.

Não me surpreende o que está a acontecer, nem o que acontecerá, pois fomos avisados ainda antes das eleições, que António Costa só seria empossado, se ganhasse com maioria absoluta. Ora, isso não aconteceu e todas as razões e leis estão a ser postas de lado, para que o improvável (que aconteceu), seja varrido para debaixo de um tapete, para que o fascismo continue no poder.

Mais uma vez lembro... Lutem mais. Estejam preparados para lutar ainda mais.

Irá acabar bem. Mas é preciso muito, mas muito esforço. Se deixarmos de lutar, eles ganham. Continuemos a lutar, então.

Anónimo disse...

A verdade é que com papeluchos Costa vai conseguir governar. Com um acordo sólido ( bom, sólido na medida do possivel porque nunca se sabe quando a diva se vai decidir "irrevogavelmente" a fazer um manguito a passos e a ajudar o costa se este lhe prometer mais um palacete), com um acordo sólido, dizia, passos e amiguinha continuam sem conseguir governar.
E essa, meu caro José, é a realidade que vocês defensores da austeridade tanto apregoam.
Podem espernear, podem fazer maniffs de betos ( com a meia duzia que aceita ir a uma maniff, ke horror!) , podem fazer petições, concertos solidários com o Passos e o diabo que vos carregue.
Não vão governar.
Habituem-se.

Jose disse...

O irrevogável já o partido o meteu na ordem uma vez, já não lhe será fácil fazer-se de acrobata!
Mas quanto ao demais há que recordar Pirro e a sua vitória!

O Cavaco se vos deixar levar avante a golpada - ainda há aquele detalhe das promulgações - provavelmente é porque vos entregou ao cuidado da Comissão.

E a direita é antes demais respeito pela propriedade e pela iniciativa privada.
A iniciativa fica à espera que a comunada passe e a propriedade há-de dar-vos notícias quando começarem a atacá-la (que o rendimento está esgotado ou em fuga!)

Anónimo disse...

E a direita é antes demais respeito pela propriedade e pela iniciativa privada.

E pelas roubalheiras nos Bancos, nos submarinos, nas Pandur, na TAP e já não digo mais porque todos entendem menos os Zés aperta o laço...

Anónimo disse...

o Sócrates está de volta...o Sócrates está de volta , o Sócrates está de volta.... Ai o Sócrates está de volta... o Sócrates está de volta...o Sócrates está de volta ...Ai o Sócrates está de volta.....Ai o Sócrates está de volta....Ai....


Zé da Adega...o da esperança

Nossa Senhora mãe de Jesus disse...



CADA DIA QUE PASSA NÃO É SÓ UM DESPERDÍCIO:


É UMA AFRONTA A TODOS OS PORTUGUESES DECENTES, CARALHO!

Foice disse...





Vão saír de cena, sim, mas deixando o País COMPLETAMENTE FODIDO!