terça-feira, novembro 17, 2015

Defender a democracia representativa

• Porfírio Silva, Defender a democracia representativa:
    (…) Não posso precisar onde Manfred Weber anda a informar-se sobre Portugal, mas vejo evidências de insuficiência nas suas fontes. Quando escreve “torna-se evidente que o Partido Socialista atravessa um vazio ideológico e trilha um caminho populista”, fica claro que as falsas evidências enganam muito quem quer ser enganado. Aconselharia o sr. Weber a ler o programa de governo do PS, antes e depois dos acordos à esquerda. Decerto, lendo-o, verificará que se trata de um programa social-democrata, moderado, à altura das tradições e das responsabilidades da família política socialista no contexto nacional e europeu. O PS, pelo papel que tem desempenhado e desempenha na democracia portuguesa, não tem lições a receber sobre empenhamento democrático.

    Aliás, quando o Partido Popular Europeu aspirar a dar lições sobre democracia no espaço da União, bom será que comece por explicar as responsabilidades da sua família política, por exemplo, na deriva autoritária a que assistimos com preocupação na Hungria.

    A arrogância infinita dos que pensam que a Europa é deles, de alguma direita que pensa que para haver democracia só ela pode governar, essa arrogância é que é um perigoso tique antidemocrático. É também contra essa arrogância que temos de defender uma democracia representativa completa.»

4 comentários :

Rosa disse...



Concordo totalmente com Porfírio Silva!

Jose disse...

Quando nada mais justifica a asneira e o engano, diz-se 'democrata' ... e tudo fica bem!

Anónimo disse...

Plenamente de acordo com Porfírio Silva. A democracia representativa tem de ser consolidada.

Anónimo disse...

É necessário explicar aquele senhor Manfred Weber que o PP (Europeu) alberga no seu seio um partido liberal a que dá pelo nome de PSD mas que na realidade é um PPD transvertido de social democrata e que sempre esteve contra o PP (nacional) onde ainda em várias regiões não se entendem, especialmente na Madeira, onde o liberal do Alberto João Jardim acusa o PP (nacional) de ser a Pide no arquipélago.
O verdadeiro partido social democrata é o Partido Socialista, esse sim é que partilha com a imensa família socialista a social democracia europeia, onde o PSD nunca teve assento.
Em Portugal os nomes tornam-se falsos para esconder comprometimentos perante certas clientelas e obediências clericais devido à pesada herança da inquisição e do fascismo no inconsciente colectivo nacional.
José C.