quarta-feira, dezembro 02, 2015

Não há nada como uma casaca alinhada
e dar graças ao Altíssimo (em latim)

• Francisco Louçã, Não há nada como uma casaca alinhada e dar graças ao Altíssimo (em latim):
    «(…) Chegado a Londres e exprimindo a sua indignação pela falta da efeméride [comemoração do 25 de Novembro], [João Carlos Espada] fez o que faz um estadista que vai a Londres exprimir a sua indignação: foi jantar. “Foi no Oxford & Cambridge Club que, na terça-feira passada, participei em (mais um) jantar de comemoração dos 50 anos da morte de Churchill, a 24 de Janeiro de 1965. (…) No final, brindámos à memória de Churchill… e à Rainha. No início do jantar, tínhamos dado graças a Deus, de pé e em latim, pela refeição que íamos ter.” E espero que também pela salvação das nossas almas, porque encomendados em latim é muito mais salvífico.

    Continuou Espada a mostrar a sua indignação e, portanto, a jantar. “Fui entretanto a Oxford, assistir a um debate, na Oxford Union, a imponente Associação de Estudantes (de que sou, orgulhosamente, “life member”). Como habitualmente, foi precedido de jantar, de “smoking”. Os líderes masculinos da Associação de Estudantes, como manda a tradição, estavam de casaca. A líder feminina de vestido comprido. De novo agradecemos a Deus a refeição, de pé e em latim, antes do jantar. De novo brindámos de pé, no final, com um excelente Porto: à Associação de Estudantes, aos oradores convidados e… à Rainha.” (…)»

10 comentários :

Anónimo disse...

Um pais com uma elite de Parolos! de Parolinhos, deslumbrados com as vaidadezitas deste mundo. Uma elite toada pelo salazarismo,súbditos dos pequenos poderes protectores, logo salvíficos.

pedro carrilho disse...

espada é um liberal que julga que é muito aristocrático por viver em londres e editar uns livros tipo referência dos liberais de chigago, enfim gente que vive para doutrinar soube como espalhar a miséria a nível global, a fim que tudo possa continuar na mesma, que uns quantos bilionários possam escravizar 99,9% da população mundial, e este é um dos seus aríetes, minúsculo mas que vai perfurando lentamente, um dia terão o seu juízo final pelos grilhões que tentaram colocar na humanidade!

Anónimo disse...

Realmente é de um ridículo incrível este Espada. É mesmo a armar-se para inglês ver,neste caso para português ver. Como quem diz:"Oh pra mim tão chique, tão VIP, a almoçar em Londres!Oh, vejam como eu sou tão importante, seus pelintras que não têm dinheiro para ir almoçar a Londres porque os meus amigos pafiosos vos roubaram até à medula durante quatro anos"! Que confrangedor! Pobre criatura! Que tonta e fútil! Devem ter muito ódio a Churchill para comemorarem a morte dele em vez do aniversário:..Ehhehe..P A R O L O S, como bem diz um comentador ali em cima.O texto de Louçã está muito bom! Acerta em cheio.M.

Anónimo disse...

Que falta faz o Eça!

Jose disse...

Tradição, Fidelidade ao passado, Respeito institucional.

Tudo isso provoca horror aos pés rapados arvorados e aos burgueses renegados!

Anónimo disse...

José: e uma bilozada tradicional, fiel e respeitosamente institucional?!

De um pelintra pé rapado horrorizado com a imbecilidade própria de uma trupe que se julga muito bem (em "inglish style") que gosta de aparecer. Vou ali jantar ao Zé da Esquina onde agradecemos em bom português (com vernáculo e próximo do latim, em alguns casos) a boa comidinha que está em cima da mesa.

Anónimo disse...

pois é, Eça é que falava dos pretos de São Tomé aos trambolhões com dois monóculos nas trombas. Tirando o racismo da época, assenta que nem uma luva a este pobre coitado. Julga-se muito british, muito tory, muito gentry e não passa de um tuga. pode andar lá no clube dele a fazer toasts de porto vintage. duvido que tenha entrada noutros lugares londrinos; a não ser como espécimen vivo num gabinete de curiosidades. Assim como quem mostra o calhau importado dos Andes ou o babuíno embalsamado que o bisavô trouxe duma viagem de exploração numa floresta. Aí é um figurão de fazer oooh! how weird!

HY disse...

Como,dizia um espirituoso amigo que bem o conheceu em tempos dios, o Espada é a Marta Harnecker do Liberalismo lusitano...

Mary de Fatima Holy Virgin Shit disse...



de que merda é que o francis louca está a talkar ?

Anónimo disse...

Quando um fulano como esse, que se pavoneia na sua verborreia reaccionária e pedante, no seu ultra liberalismo salazarento, depois de ter andado anos a fio, antes e logo a seguir ao 25 de abril, enganando os que nele algum dia acreditaram, é de deitar as mãos à cabeça... É preciso lembrar que o farsola foi o diretor, durante algum tempo do jornal da UDP, "Voz do Povo", que como se devem lembrar tinha uma linha de defesa dos interesses populares. Contudo, como ele há ma HBis... Vide o José Manuel Fernandes, do Observador... Está tudo dito...