quinta-feira, setembro 15, 2005

A última sessão do Tribunal Plenário

Dois blogues (Verbo Jurídico Blog e Grande Loja do Queijo Limiano), em cujo naipe de colaboradores há, segundo parece, magistrados, atiraram-se ao CC com inusitada violência. A forma precipitada — e eivada de subjectividade — como formaram os seus juízos não deixará de inquietar qualquer cidadão que siga a blogosfera. A falta de rigor e isenção dos juízos emitidos faz lembrar a forma como decorriam os julgamentos do célebre Tribunal Plenário.

Temos procurado ser factuais. E, caros magistrados, tenham paciência: factos são factos. Quando nos apontarem um erro, ou até uma falsidade, seremos os primeiros a dar a mão à palmatória — não sendo necessário um mandato de captura para que nos apresentemos no Tribunal Plenário.

Sublinhe-se no entanto que não estamos inibidos de emitir as nossas opiniões. É também para isso que servem os blogues. E podem ficar descansados que a magistratura judicial e do Ministério Público não terá o exclusivo. Longe disso. Outras corporações e lóbis merecerão a nossa atenção — e será tanto maior se alguns leitores continuarem a fazer-nos o relato de situações aberrantes que minam a sociedade em que vivemos.

Que uma coisa fique esclarecida: recusamo-nos a enveredar pelo insulto gratuito.

38 comentários :

Anónimo disse...

Boa! Curto e certeiro!!!

Santos, o Velho

josé disse...

"recusamo-nos a enveredar pelo insulto gratuito."

Fazem muito bem, já que parece que o vosso estilo de insultar, não é pela palavra, pela retórica que não ofende por aí além, como sabem.A minha retórica não é subjectivada; é objectivante, seja lá isso o que for...

V. segue pela via mais sinuosa do insulto à inteligência do leitor e isso não é perdoável- retoricamente, bem entendido.

Agora, se quiser começar a pedir desculpas e dar a mão à palmatória já tem alguma coisa por onde o fazer:

mencionaram por aí que o juiz que em Coimbra se intrometeu numa fila de MUltibanco e puxou de credenciais para mostrar "quem era", teria puxado pela pistola, ou pela arma que vai dar ao mesmo. É uma calúnia! Uma falsidade e por isso, estamos à espera do pedido de desculpas, por isso. Não pela denúncia do gesto do juiz que ao que parece até já é conselheiro. Mas a verdade tem um caminho e as vossas veredas não querem mostrá-la toda: só o que vos interessa.E no afã de o achincalhar, até lhe meteram uma arma nas mãos!

Assim, se têm tanto empenho em fazerem de d. quixotes, façam já o seguinte:

Digam publicamente quais são os vossos interesses! Nem precisam de sair do anonimato relativo. Digam, com veradade que nada tem a ver com este governo, este PS; que ninguém vos incomodou o sermão para virem pregar aos incultos o sermáo da montanha sobre os privilégios.
Depois, cumpram aquilo que peditam no postal introdutório:
coloquem em linha visível os postais que já vos foram remetidos nos comentários com pedido expresso de publicação.

Então, conquistarão o meu respeito bloguístico e a minha admiração pela coragem.
Até lá, espero sentado e comentarei sempre do modo que entender e no estilo que me aprouver, as vossas encomendas.

Espero que não levem para o lado do insulto pessoal, pois até seria impossível: não sei quem são...

Anónimo disse...

Não sei o que entender disto: http://afixe.weblog.com.pt/arquivo/2005/09/em_observacao.html

Anónimo disse...

Este blog é mais uma prova de que o Engº Pinto de Sousa e sus muchachos não olham a meios para atingir os seus fins... Uma sugestão: Falemos dos verdadeiros lóbis deste país... Falemos do caso do Engº Pinto de Sousa e do Dr. António Vitorino por um lado, do Dr. Guilherme d'Oliveira Martins e do Engº Guterres por outro... And so on, and so on...

Carlos Alberto disse...

Este José da Grande Loja dos amigos do cidadão de Boliqueime, não tem emenda.
Bem prega Frei Tomás...
Olha quem. Coitado de que fica refém das linguas venenosas, que por aqueles lados abundam. Se aquela gente morde a lingua, morre envenenada.
Aliás são os próprios que têm como lema: Não deixe que a verdade estrague uma boa história. Palavras para quê. são "artistas" portugueses.
Força. Não desistam. Não se deixem calar pelos Maneis e José's.

josé disse...

E para que entendam que nada me move contra vocelências, nem os apelidei de mulas da corporativa gratuitamente( já vejo que V. sabe do que falo pois será do tempo dos Plenários...), deixo aqui um comentário que coloquei algures:

"Que se discuta tudo, em cima da mesa, seja dos blogs, seja da comunicação em papel ou por ondas de hertz.

A palavra privilégio tem muita força semântica, pois remete logo para algo indevido. É por isso, muito bem escolhida por quem quer fazer passar uma mensagem específica.

Mas podemos mudar de palavra, obtendo novas conotações. E que tal começar a discutir "remunerações"? Já nem acrescento a adjectivo condignas, atendendo à natureza das funções...mas devo acrescentar que toda a gente concorda com a ideia de que os órgãos de soberania devem ser melhor pagos. Ou não?!!"

Uma coisa é discutir remunerações e princípios de Estado sobre as mesmas. Outra, é fazer demagogia e ataques anti corporações, ainda por cima, partindo do pressuposto de que o são verdadeiramente, num esforço leninista que só não é patético porque as pessoas vão sempre atrás destas lebres retóricas sem questionar a sua semàntica"

Cumprimentos, apesar de tudo.

MFerrer disse...

Já percebi.
Tudo o que vcs disseram está certo.
Os juizes têm memmo privilégios enexplicáveis. O problema é a cena da pistola que saiu do bolso, ou não chegou a sair.
Cena digna dos melhores tribunais penais.
Mas em dúvida...pro réu !
Fique lá com a pistola no bolso e devolvam tudo o que receberam para além do profissionalmente justificável
E estamos conversados

josé disse...

Ok,Carlos Alberto. Já deu o recado. Apareça sempre! Você é um compincha!

Anónimo disse...

Quer dizer...
Vocês atacam e só dizem falsidades.
No Verbo Jurídico o responsável pelo mesmo limitou-se a repor a verdade.
Agora, até o próprio vosso compincha Vital Moreira, RECONHECE que NÃO HÁ DERRAMAS que beneficiam qualquer magistrado.
Ponto por ponto desmontaram as vossas afirmações repletas de silogismos mas que NÃO SÃO FACTOS quando confrontadas com o seu verdadeiro sentido e a razão porque existem (o caso da valorização profissional) e porque já não existem (o caso da derramas).
E depois os outros é que vos atacam com violência ?
Vocês dão o primeiro tiro, à traição, sem fundamento e depois os outros é que vos atacam ?
A mim parece que se limitaram COM OBJECTIVIDADE E RIGOR provar que vocês são uma cambada de lambe-botas do PS, provavelmente bem pagos por este Governo para fazer trabalho sujo.
Ao menos peçam perdão por terem andado a difamar.
Estou aqui À ESPERA QUE DÊM A MÃO À PALMATÓRIA.
O VITAL já deu, ainda que em parte.
Vocês devem ser melhor que ele, claro.

Anónimo disse...

JÁ AGORA GOSTAVA DE SABER A QUE CORPORAÇÃO VOCÊS PERTENCEM.
POIS PARA ESTAREM TODO O DIA A BLOGAR DEVEM ESTAR A SER MUITO BEM PAGOS POR ESTE GOVERNO OU POR ALGUM GRANDE AMIGO NOMEADO PELOS BOYS DO PS.
DIGAM, A QUE CORPORAÇÃO VOCÊS PERTENCEM PARA TAMBÉM DENUNCIARMOS A PODRIDÃO DOS VOSSOS MUITOS PRIVILÉGIOS.
OU SÓ OS OUTROS É QUE SÃO CORPORAÇÃO ?

Anónimo disse...

Ó meus caros, cresçam e apareçam.
A Grande Loja do Queijo Limiano e o verbojurídico já existem há muito tempo e o seu rigor é por todos reconhecido.
Vocês é que não têm coragem de reconhecer os vossos erros e dizem que os outros é que usam de violência.
Quem vai à guerra, dá e leva.
Vocês apontaram os canhões. Que querem ? Beijinhos ? Ainda para cúmulo quando não passam de uma aleivosia de mentiras e frases fora do contexto.
Deixem de ser mesquinhos e invejosos.

Anónimo disse...

Escrever no verbojurídico, para não dizer amen, com os meninos, dá origem o que os coitados utilizem o detergente OMO, aquele que lava mais branco, e apaguem tudo. Como tratam quem os contradis como uma nódoa, estamos conversados...
Na Grande Loja dos Amigos do Prof. de Boliqueime, aparecem uns Fernandos Valentes a acusar que contradiz os Sotores de Pedófilos. Só visto...

Anónimo disse...

Escrever no verbojurídico, para não dizer ámen, com os meninos, dá origem o que os coitados utilizem o detergente OMO, aquele que lava mais branco, e apaguem tudo. Como tratam quem os contradiz como uma nódoa, estamos conversados...
Na Grande Loja dos Amigos do Prof. de Boliqueime, aparecem uns Fernandos Valentes a acusar quem os contradiz os Sotores de Pedófilos. Só visto...

Anónimo disse...

Preocupações
Esta sondagem sobre as presidenciais já dá margem para reais preocupações a Mário Soares (e à esquerda), visto que aponta para a eleição de Cavaco Silva à 1ª volta.
[Publicado por vital moreira] 15.9.05

Anónimo disse...

Escrever no verbojurídico, para não dizer ámen, com os meninos, dá origem o que os coitados utilizem o detergente OMO, aquele que lava mais branco, e apaguem tudo. Como tratam quem os contradiz como uma nódoa, estamos conversados...
Na Grande Loja dos Amigos do Prof. de Boliqueime, aparecem uns Fernandos Valentes a acusar quem contradiz os Sotores de Pedófilos. Só visto...

Anónimo disse...

Novo "triunfo dos porcos"??

Ainda não percebi qual a profissão da pessoa que gere este blog (caso a tenha....), mas não posso deixar de exprimir o meu pesar pelo seu desconhecimento parcial da realidade e pela subscrição acrítica que faz dos tristes argumentos do actual governo de Portugal.
Por princípio, concordo que não devem existir classes priviligiadas, pelo que não terei qualquer problema em abrir mão de todos os meus "pretensos privilégios", se tal abolição se extender a todas as carreiras, começando pela "carreira" política...
Acredito que as pessoas devem trabalhar por amor à camisola e por amarem a sua profissão e não pelos privilégios que poderão auferir e, a existirem privilégios, os mesmos deveriam ser concedidos a quem trabalha naquilo em que mais ninguém quer trabalhar....
Gostaria de ver o sr Engenheiro José (recuso-me a dar-lhe o nome de um filósofo que muito admiro)a trocar os seus privilégios com o lixeiro que recolhe o lixo da sua rua, por exemplo....
O problema é que esta auto-intitulada coragem no sentido de destruir os privilégios das "classes favorecidas" não passa de uma estratégia para esconder a falta de competência para governar o país...aproveitando-se da triste característica portuguesa de invejar o próximo, o governo está a conseguir atingir toda a população, dando a entender que a está a proteger de meia dúzia de extorsionários do contribuinte....
Corporativismos à parte, já alguém parou para se perguntar onde vai ser utilizado o dinheiro que vai ser arrecadado?? Já alguém ouviu o governo admitir que se irá responsabilizar pessoalmente pelos prejuízos que causar ao país com a sua má administração?? ou essa responsabilização será como a dos anteriores governos, cujos ministros admitiram a derrota quando perderam as eleições e assumiram altos cargos (excepcionalmente remunerados, como é óbvio)logo de seguida, esperando que chegue a sua vez de retomar o poder?? Alguém viu algum antigo ministro ou deputado responder civil ou criminalmente pela má gestão do país?? (Note-se, até, que alguns regressaram ao poder, com pose de grandes estadistas...)
Vivemos numa "ditadura" pretensamente democrática, num clima de guerra civil, em que todos os portugueses acham que têm o direito de apontar o dedo ao vizinho por ser um "privilegiado"...
Será que é isto que queremos para o nosso país??
Confesso que este estado de coisas ora me enfurece, ora me deprime...
Preferia viver num país em que todos se vangloriassem de ter privilégios e de os merecer....um país em que as pessoas gostassem de trabalhar pelo simples prazer de o fazer e que admirassem o trabalho dos seus concidadãos, um país em que os governantes apenas tivessem o interesse de governar bem o país e que fossem os primeiros a dar o exemplo....um país onde a crise não fosse uma constante nos discursos políticos, onde se fomentasse a fartura e o trabalho por amor à camisola e tal trabalho fosse recompensado...
Acredito que esse país será possível quando tivermos governantes à altura e deixarmos de alimentar uma corja de políticos que nunca fizeram outra coisa na vida e que se revelam constantemente inaptos para gerir o país e as suas finanças, arruinando-o sempre mais, desculpando-se constantemente com a má gestão dos anteriores...
Portugal sempre se caracterizou por conter dois tipos de personalidades nos seus cidadãos: os "descobridores" e os "velhos do Restelo"...
Talvez por isso não avance... porque raramente temos "descobridores" no poder e porque os "velhos do restelo" (geralmente agarrados ao poder) se sentem ameaçados por tudo o que são pessoas válidas e com boas ideias, arranjando sempre maneira para fazerem sentir aos "descobridores" que são personnas non gratas dentro do seu próprio país....
Pessoalmente, recuso-me a conviver por muito mais tempo com os "velhos do restelo" que o actual governo tem fabricado, "à martelada", com os seus discursos, blogues e campanhas jornalísticas e propagandísticas, numa onda "Portugal, love it or leave it", pelo que estou de malas aviadas, para partir à aventura, abrindo mão de todos os meus pretensos privilégios....
Resta saber quantos mais "descobridores" se vão pôr a andar do país, enquanto o mesmo está entregue aos ratos (que, pelo que a história tem ensinado, serão os primeiros a abandonar o navio, quando o mesmo ameaçar afundar de vez).....
Assinado: a admiradora do Marquês do Pombal - o único verdadeiro primeiro ministro de Portugal corajoso que eu conheço

Manuel disse...

o exercício livre e frontal do contraditório é uma chatice não é ?

Anónimo disse...

Pois cá estou eu, Fernando Valente, aqui atacado.
Faço-vos um favor e assim escusam de dar mais uma visita à Grande Loja:
«O exercício do contraditório é uma chatice. Estes dizem uma coisa, a gente desmonta, e amuados, como qualquer miudinho da primeira classe apanhado a copiar, queixam-se logo de que estão a ser julgados em tribunal... plenário. Nós não julgamos, quem julga, e mede os argumentos, e a honestidade intelectual, é o leitor, só e apenas o leitor. A democracia também é isso.»

Nem mais, seus bastardos.
Andam por aí a ofender, a botar faladura em nome de não sei quem, em benefício da CORPORAÇÃO GOVERNAMENTAL e depois queixam-se dos comentários dos outros.

São como aves de rapina. Mas elas também se abatem, sabem ?

Ricardo disse...

Viva,

Quem não deve não teme! O que tens feito neste blogue é deveras útil não para perseguir as pessoas mas para criar mecanismos de moralização nas regalias das classes profissionais.

Parabéns e abraço,

Anónimo disse...

Que medida sórdida para desacreditar, a nível da opinião pública, um grupo profissional que deve ser independente dos restantes órgãos de soberania. Qual será o objectivo? Sabemos, por vários casos concretos, que a independência dos tribunais (e dos juízes), na prática, sofre de muitas brechas, mas alguém quer que o mínimo de independência que subsiste deixe de existir pura e simplesmente. Tal é a pouca vergonha que assola esses patifes, que vivem como uns senhores, à custa de quem trabalha para os sustentar. Os corruptos querem sair imunes dos crimes que lesam a Nação.

Anónimo disse...

Pergunta aleivosa: será que este blog teria nascido se o juiz Rui Teixeira não tivesse um dia cometido esse acto tresloucado que foi mandar prender o Paulo Pedroso?

Responda quem souber, mas nada de juízos temerários porque foi também um juiz que o mandou libertar e outro juiz que o não pronunciou!

Por mim estou sinceramente convencido que a Casa Pia nada tem a ver nem com alguns dos contornos da política socrática para a Justiça nem com os certeiros fogachos deste blog contra a magistratura.

Acredito, aliás, piedosamente, ao contrário das más línguas, que os Contributors Miguel Abrantes e Afonso P. Mesquita estão mesmo imbuídos daquele mesmo recto e cândido fulgor com que D. Quixote se atirou aos monstros na mira de endireitar o mundo. O futuro dirá se estou engando.

A propósito: magistrados a fugir ao fisco? Não, não posso crer! Vejam lá o que vão dizer! É que isso é uma daquelas impossibilidade ontológicas cuja evidência só é ultrapassada por essa outra e mais forte evidência que é a impossibilidade, também ontológica, de haver deputados pedófilos ou políticos corruptos.

Penso até que é mais crível o Benfica ser campeão europeu este ano do que haver um magistrado, um só magistrado que seja, que algum dia haja roubado um tostãozinho ao fisco! ´

Estareis por ventura a esquecer que os magistrados - ao contrário de nós, pobres mortais! - não são humanos, são, antes, anjos celestiais, daqueles dos bons, dos puros, dos da Bayer, incapazes de se conspurcarem com as venalidades deste mundo?

Anónimo disse...

Publiquem agora aí os privilégios do Vital Moreira e dos boys do PS, a que voces sem duvida devem pertencer...

Anónimo disse...

Os juizes é tudo boa gente mas não toquem nos seus privilégios!

Anónimo disse...

Algo está a mudar!!! cada vez mais se torna necesssário termos a percepção da realidade do nosso País, aqui deixo algumas questões:

1º Foi dito que o aumento de 2% do IVA iria gerar uma receita de cerca de 350 milhões de euros!! qual a razão porque em vez de aumentar oIVA não se reduziu os prejuízos das empresas publicas de transporte que são cerca de 700 milhões de euros?? E já agora porque é que os "travestidos gestores" dessas empresas ainda são os mesmos? porque não s epublica o curriculo destas gentes? Qual ovalor das avenças, e quem... nestas empresa , dizem que ultrapassa os 300 milhões de euros!!
...por isso vamos a esclarecer...

Anónimo disse...

O que aconteceu aos juizes que durante 48 anos serviram fielmente o regime nos tribunais plenários nessa função ou na de agentes do Ministério Público?

Anónimo disse...

Querem-me ver que estas últimas medidas tomadas (corte das férias e acabar com o sistema de saúde do Ministério da Justiça)não são uma outra forma de dizer "Alto lá, no poder político não tocam!Onde já se viu ! Paulo Pedroso??? Ferro Rodrigues??? Mas onde é que vamos parar? Vamos é já pôr-vos no vosso lugar para aprenderem!".
A classe dos Juízes não está programada para ir contra o sistema, é pena. Deviam saber bater com a porta alto e a bom som. Essa coisa de não ficar bem prestar declarações públicas, de andar no seu cantinho e passar despercebido já era.
Cumprimentos

josé disse...

Os juizes dos plenários, caro anónimo, já cumpriram a sua pena: morreram quase todos e estarão a prestar contas ao Criador, para quem acredita- e a maior parte deles acreditava.

Agora, estas menções seròdias, lembra os counistas, sempre a falarem do "fassismo". Obsessões que alimentam o viver de quem não sabe olhar o mundo, desde 1989...por falência da cartilha.

MFerrer disse...

Oh S. Vicente, sabe aquela do sábio chinês que quando apontava para uma estrela os idiotas olhavam para o dedo?
Fica-lhe muito bem chamar à colação os casos Ferro Rodrigues e Paulo Pedroso. Sabe porquê?
Primeiro porque se eram culpados e os magistrados sofreram , como insunua, pressões, a coisa não fica muito limpa para o lado dos que agora defende...
Depois, se não houve a tal pressão política ( em tempo de governo PSD-PP, diga-se) o S. Vicente não passa de um boateiro de mau carácter.
Veja se fica melhor noutro registo!
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Isto é tudo uma grande treta. As pessoas têm a mente tão formatada que são incapazes de ver as verdadeiras intenções que subjazem a esta "limpeza". Pena é que pague o justo pelo pecador. Daqui a muito poucos anos veremos o resultado desta "limpeza". Ainda não tive conhecimento da existência de qualquer "limpeza" dentro das máfias que dominam o país. Acredito que alguns juízes também possam estar integrados nesses grupos dominantes, como é óbvio. Mas aí ninguém mexe...
A justiça, por estas bandas, não é cega. Diria, antes, que é zarolha. Cego (uma cegueira causada pela obscuridade) é o Zé pacóvio que sustenta tantos corruptos.
Penso que não é difícil descortinar as excelsas qualidades de quem detém os destinos da Nação e, por isso, é fácil de divisar para onde a estão a conduzir.

Teófilo M. disse...

Gosto muito da educação de alguns comentadores, e muito mais da urticária que este 'blog' faz em tanta gente.

Para mim, bastou-me o anúncio de que este 'site' existia para ser brindado com um insulto anónimo, que posteriormente foi apagado, talvez com medo da possibilidade de localização.

Anónimo disse...

Juizes á beira dum ataque de nervos - eis o próximo filme de Almodovar.

Anónimo disse...

Caro mf, cada um é livre de dizer o que pensa.
É claro que há várias formas de o fazer. Expor por e simplesmente os factos tal como os representamos ou adjectivá-los,comentá-los de forma insultuosa, sobretudo de má fé como quem está de mal com a vida e, ainda, com a postura ditaturial de quem sabe mais que os outros reservando-se o direito de aconselhar novas posturas.
Não o insultei, não merecia ser insultado por si.
Mas isto não tem nada que ver com politíca, tem mais a ver com carácter mesmo.
Ainda quer continuar a falar de carácter?

Anónimo disse...

Felizmente para ti que não sabes o que é um tribunal plenário. Se soubesses não brincavas nem dizias disparates desta dimensão. Grande garotice que vai por aqui

Anónimo disse...

O senhor é que sabe o que é o tribunal plenário. Como os juizes eram uma casta que se transmitia de pais para filhos, o anónimo (12:08 AM, Setembro 17, 2005) deve ser filho de um desses escroques do fascismo.

josé disse...

Ó caro anónimo!

Fale-nos então desses tribunais plenários, antros de torquemadas e de juizes de gil vicente!
Ficamos à espera desse conhecimento de cátedra, adquirido por infusão cartilheira.
É que sobre as experiências dos outros, já nós sabemos dos livros.
Sobre as próprias é que é mais difícil...

Fale-nos então desses traumatismos freudianos e do ressaibo que ainda paira nesse espírito.

Desembuche, homem! Malhe nesses fassistas! Invista nos capitalistas! Massacre os monopolistas! Generalize contras os globalistas...e vai ver que fica melhor!

Cá ficarei, para o ouvir.

Anónimo disse...

Não sei se alguém já se deu ao trabalho de verificar, mas a maioria dos comentários anónimos deste pseudo-blog são dos próprios autores.
Só assim conseguem manter isto vivo, seus pacóvios e ressabiados e passar a vida a atacar e insultar os outros.
Por isso, esta foi a última vez que aqui vim. Já apaguei o link da relação dos blogs. Tenham bom proveito dos vossos próprios comentários.

Anónimo disse...

é, de facto, este o site que procuro; que malhação; onde nos podemos encontrar todos? há peludos...

Anónimo disse...

ó maria albertino: isto nem é site, nem é nada. é mais um passatempo de fim da tarde para nos rirmos um bocado. é tudo teatro. tudo fantasia. mas pelo menos o espectáculo é à borla e não temos que pagar bilhete para entrar no teatro da casa dos artistas, porque artistas há aqui muitos, sobretudo da casa dos boys rosas.