Vital Moreira, no causa nossa, escreve sobre a intervenção de Duarte Lima na Assembleia da República, sustentando uma redução drástica do uso de escutas telefónicas como meio de investigação criminal:
“O deputado Duarte Lima propôs uma restrição drástica do uso de escutas telefónicas como meio de investigação criminal, que só seriam admissíveis em caso de «terrorismo organizado, de tráfico de droga e crimes de sangue».
Parece que foi muito aplaudido no parlamento. Por mim, não concordo. Seria passar de um excesso a outro, tornando praticamente ineficaz, por exemplo, a investigação dos crimes de corrupção, tráfico de influências, criminalidade económica, etc. Uma coisa é a necessidade de controlar a utilização das escutas e punir os abusos, outra coisa é privar as autoridades de investigação criminal e os tribunais de um meio imprescindível para a luta contra o crime.”
4 comentários :
Será o Deputado que fez esta proposta o mesmo que, nos anos bons do PSD, comprou quintas e gastou centenas de milhares de contos a decorar um apartamento...? Será o mesmo que representou a ANF...? Será o mesmo que fez "circular" nas suas contas centenas de milhares de contos em notas...? Será o mesmo que apareceu numa capa de Jornal independente, por causa destas e de outras...?
Se é, "Miguel", então aqui está a pessoa certa para "julgar os juizes"...
Pobre democracia, que sustenta estes políticos e estes Blogues...
O comentário anterior parece a despropósito .... O Miguel põe o post do Vital Moreira que ataca o Duarte Lima e depois é ele acusado de defender o Duarte Lima ? Critérios estranhos os destes magistrados a julgar ....
É uma questão de perspectiva!
Prefiro esta à democracia que não permitisse políticos e blogues e fosse, por exemplo, justicialista, se é que alguma democracia o pode ser.
Quanto às escutas, inteiramente de acordo com o que escreve VM.
De facto o que é necessário é responsabilizar os Srs Juizes que as autorizam, o Ministério Público que as propõe e as Polícias que as executam, quando se verificar uso (abuso) indevido.
O problema é que o Duarte Lima nunca foi punido politicamente, (nem pela justiça mas isso é "normal"), e por isso pode estar hoje no parlamento a tentar legalizar as vigarices.
Enviar um comentário