quarta-feira, janeiro 04, 2006

Subsistema de saúde dos jornalistas [2]

O Jornal de Notícias compara as regalias proporcionadas pela Caixa de Jornalistas com as de que beneficiam os funcionários abrangidos pela ADSE:

    "Esta é uma comparação parcelar entre os dois subsistemas de assistência médica no modelo do regime livre, onde se evidenciam algumas das vantagens da Caixa de Jornalistas face ao sistema de saúde dos funcionários públicos, ADSE, em matéria de assistência à doença (a tabela de reembolsos da Caixa de Jornalistas encontra-se disponível no sítio do Sindicato de Jornalistas).

    CONSULTAS. A tabela de reembolsos da Caixa de Jornalistas remete, nesta matéria, para a tabela da ADSE, que, no regime livre, reembolsa os seus beneficiários, consoante as especialidades, até o máximo de 20 euros por consulta. Mas, na prática, os beneficiários da Caixa de Jornalistas recebem mais, tendo direito a receber, além dos 20 euros, mais 50% do remanescente da consulta.

    MEDICAMENTOS. Os medicamentos são comparticipados à mesma taxa de 75 %, o que não se passa com a ADSE, onde a taxa varia, situando-se na maioria dos casos em 70% e 40%. APARELHOS DENTÁRIOS. A Caixa reembolsa 75% da despesa, sem “plafond”. Na ADSE há um limite máximo.

    ÓCULOS. A Caixa de Jornalistas comparticipa em 75% sem limites (existem restrições só para o número de compras ao ano). Na ADSE existem limites máximos para o valor da comparticipação.

    INTERVENÇÂO CIRÚRGICA. A Caixa comparticipa a 100% e sem limite superior. Uma vez mais, na ADSE há limites máximos."

7 comentários :

Anónimo disse...

Quem subsidia a caixa dos jornalistas?

Essa malta também está a viver à custa do orçamento?

Anónimo disse...

Ouvi dizer que a Caixa dos jornalistas era totalmente subsidiada por descontos dos próprios utentes e portanto não ía ao bolso do cidadão futrica.
Será mesmo assim?

Anónimo disse...

É claro que a Caixa dos Jornalistas é paga quase na íntegra pelo Orçamento de Estado e nesta os "xuxalistas" nunca se irão atrever a mexer...

Anónimo disse...

"A Caixa de Previdência e Abono de Família dos Jornalistas (CPAFJ), dirigida
por uma Comissão Administrativa, presidida por Maria Antónia Palla (aliás,
Maria Antónia Assis Santos), mãe do ministro António Costa (meio-irmão do
editor de política da SIC Ricardo Costa), tem um estatuto próprio e mais
favorável do que o regime geral de segurança social. O Governo, através do
inesquecível ministro José António Vieira da Silva, garantiu em 30 de Maio,
segundo o sindicato, a manutenção da Caixa dos Jornalistas "com o actual
estatuto". Isto é, garante a excepção face ao regime geral e a manutenção do
respectivo subsistema de saúde."

Anónimo disse...

O Sr. Abrantes gosta de criticar as corporações, até quando a crítica não deve ser dirigida à corporação, mas ao Governo, bem conhecedor do preço a pagar por uma "boa imprensa".

Anónimo disse...

O sr. Abrantes é essencialmente, um manipulador de informação.
Mostra o que lhe convém segundo a ideologia e propaganda política que lhe interessa promover e esconde o que não lhe interessa de todo mostrar.

Propaganda pura. Desinformação.

Anónimo disse...

- quando nos bate à porta doi mais do que quando se leva a vidinha a falar dos outros...