sábado, junho 03, 2006

Temas para um curso de comunicação social [1]

Quando um empresário convida duas dezenas de jornalistas (e cônjuges) para visitarem um empreendimento turístico que construiu nos trópicos e, em seguida, surgem como cogumelos selvagens extensos artigos sobre o aludido empreendimento, estamos em presença de jornalismo ou publicidade?

14 comentários :

Anónimo disse...

Olha o Abrantes!
Dia 6 é o teu dia !
Ficava-te melhor o dia do asno ou do ernegúmeno, mas paciência.

Miguel Abrantes disse...

Caro A. Bramão e H. Ramos:

Você só lê o CC? Não lê jornais?

Anónimo disse...

Queria escrever - «PS (PTB)». Fica a correcção.

Anónimo disse...

TEMAS PARA UM CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL [2]
Quando um Governo convida dezenas de jornalistas para participarem numa acção de marketing político destinada a vender a imagem virtual do país do oásis onde fervilham grandes projectos de investimento fortemente subsidiados pelo Estado e, em seguida – logo que as comadres se zangam em relação a um desses projectos de investimento fortemente subsidiados pelo Estado acusando-se mutuamente de terem roído a corda –, surgem como cogumelos selvagens numerosos (e esforçados é certo, mas atabalhoados e ineficazes) posts defendendo ferozmente (ou seja, como um “animal feroz”) a posição do Governo sobre esse aludido projecto de investimento fortemente subsidiado pelo Estado, estamos em presença de:
a) bloggismo naif e sem malícia ?
b) “jornalismo” de agência de comunicação ?
c) publicidade pura ?
d) assessoria de imprensa do Ministério em apuros ?

Miguel Abrantes disse...

.

Caro anónimo [Sáb Jun 03, 10:39:07 PM]:

Não sei se é uma inconfidência, mas fique sabendo que estava farto de aturar Alberto Costa. Ele nunca mais se descose com o subsídio de residência dos jubilados e fui oferecer-me ao ministro do Ambiente. Ele não me recebeu e levou logo com um post pela cabeça abaixo.

Mas tive sorte: a madrinha de uma colega de uma prima minha trabalha (uma força de expressão...) no ministério da Economia e tem lá um conhecimento que, por sua vez, nunca teve nenhum problema com o motorista de um adjunto do ministro. Disse-lhe que eu lhe poderia salvar a reputação aqui no blogue. Ele pôs o problema ao adjunto, que levou o problema ao chefe de gabinete. No próprio dia tomei posse. Agora é só Patrick para a frente, Patrick para trás. Manuel Pinho anda entusiasmadíssimo com a minha “prestação”. Até já me perguntou se eu aceitaria ser o porta-voz do ministério, uma espécie de Carneiro Jacinto. O meu empresário anda a negociar as condições do contrato.

Mantenha-se atento, caro anónimo. Ando a ser muito disputado.

PS – Tenha cuidado com os pontos de interrogação a bailar sozinhos. Ainda o confundem com um blogger muito famoso, o que seria uma pena.

Anónimo disse...

As comadres Patrick e Pinho, agora de candeias às avessas pelo facto de Pinho ter roído a corda vendo nisso a oportunidade de dar um ar de “matcho justiceiro” (imagem que aliás lhe assenta como uma luva), voltarão aos grandes momentos de encenação mediática propagandística e de amiguismo público-privado logo que o Governo precise de anunciar um novo pacote folclórico de grandes projectos de investimento privado fortemente subsidiados pelo Estado.
Nessa altura, o Câmara Corporativa, blogue oficioso do Governo, virá explicar (em menos de uma dezena de posts) que Patrick recuou nas suas intenções por imposição do garboso Pinho.
Isto caso, entretanto, Marrocos não receba Patrick “de perna aberta”.

Anónimo disse...

O anónimo “Miguel Abrantes” no seu comentário anónimo das Sáb Jun 03, 11:37:54 PM veio deixar implícita uma resposta afirmativa à pergunta a) (“bloggismo naif e sem malícia”) incluída no comentário anónimo das Sáb Jun 03, 10:39:07 PM.
Ficámos então a saber, pela letra do próprio autor, que o Câmara Corporativa pratica um “bloggismo naif e sem malícia”.
Não é “jornalismo” de agência de comunicação, nem publicidade pura, nem mesmo assessoria de imprensa do Ministério [ que estiver ] em apuros [ em cada momento ].
Não, não, não. É tudo puro “bloggismo naif e sem malícia”.

P-S – A cada pergunta o seu ponto de interrogação ! [ eu sei que a gramática e a pontuação têm regras, dão trabalho, são uma maçada, mas … é a vida ! ]

Miguel Abrantes disse...

Caro a. bramão e h. ramos:

1. Não tenho por costume insultar os leitores do CC, por mais tolos que se revelem os seus comentários. No caso em apreço, ou o insultava ou respondia "com chalaças".

2. Modéstia à parte, convenhamos que eu seria mal empregue se trabalhasse para uma agência de comunicação ou como assessor seja de quem for. Aviar recados só os meus. Acresce que gosto muito da minha profissão, que me dá uma independência que muito prezo.

3. O CC é uma forma magnífica de não ter de estar sempre a pensar no mesmo. Distrai-me. E obriga-me a ser metódico. Além do mais, o êxito do CC até a mim me surpreende.

4. O a. bramão e h. ramos não nos quer dizer em que outros blogues comenta com este nick?

Miguel

Anónimo disse...

“Miguel Abrantes” está a aprender com o chefe sindical Cluny a arte de argumentar por interposta pessoa. O que se compreende.
Tem graça que o autor anónimo que escreve este comentário também não tem o hábito de insultar os “bloggers” por mais tolos que se revelem os seus posts.
Daí que prefira, muitas vezes, comentar com chalaças, técnica que o “Miguel Abrantes” agora copiou.

Anónimo disse...

Pelo que vejo neste blogue não me parece nada que o seu alegado autor “Miguel Abrantes” fosse mal empregue como “jornalista” de agência de comunicação ou como assessor.
Nah. Não é por aí que podemos descartar essa possibilidade.

Anónimo disse...

O "Miguel Abrantes" está muito ocupado a "apagar incêndios" noutros Ministérios e agora não pode responder...

Aliás, como este post já está no "caixote do lixo" - vulgo Histórico - agora já não precisa de responder e pode continuar a exorcizar as suas angústias e fantasmas...

Anónimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»

Anónimo disse...

O quê? A censura ainda não passou por aqui...

EStá errado, "Miguel" - o Costa especialista em conversas com Juízes ainda se zanga...

Anónimo disse...

Bem podes esperar sentado - o Miguel gosta é de gajos, suados, a sair de Urinóis...