sexta-feira, julho 21, 2006

“Objectos em extinção”

A parte final das listas de aposentados, que a Caixa Geral de Aposentações mensalmente elabora, é constituída por grupos residuais: “antigos subscritores”, “ex-funcionários da administração ultramarina”, etc.. Aí se encontram carreiras com categorias como “criado” e “criado auxiliar”, e outras como “servente masculino D”, “hortelão”, “jornaleiro” e “guarda-rios”.

Há um Portugal que vai lentamente saindo de cena. E melhor se percebe isso se se der uma vista de olhos pelos que optaram por manter vínculo à função pública quando os serviços a que pertenciam foram transformados em entidades empresariais. É assim que nos CTT, por exemplo, ainda vemos categorias como as de “técnico postal e de gestão L1”, “técnico administrativo 21”, etc..

É a outra face dos “objectos em extinção” — que, em tempos, Pacheco Pereira elencou. Tratando-se de pessoas, há que saber respeitá-las. Mas é um mundo que não volta.

2 comentários :

Anónimo disse...

Post nostálgico, levemente poético. Gostei da análise sociológica.

Anónimo disse...

"tecnico postal de gestão" São as pessoas que nos atendem nas estações de Correios! São elas que dâo a cara pela EMPRESA CTT ! São 5000! E são mal pagos..................

São "objectos em extinção?"???????
Não esperava isto de si.