quarta-feira, março 21, 2007

E se o Dr. Frasquilho lesse e desse a ler a Mendes os dados do Eurostat?

    "A receita fiscal portuguesa em percentagem do PIB mantém-se abaixo da média dos parceiros europeus, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.

    Na União Europeia alargada (UE-27) o peso global da receita fiscal (impostos + contribuições sociais) representa 40,8% do Produto Interno Bruto (41,2% na zona euro), enquanto em Portugal essa relação equivalia a 36,3%.

    Tendencialmente, registou-se um aumento do peso da receita face a 2004, embora a curva dos últimos seis anos (2000-2005) se situe abaixo dos valores registados entre 1995 e 2000.

    Tendo em conta as principais áreas da tributação, Portugal tinha a nona receita fiscal mais elevada no conjunto da UE-27 quando analisado o peso dos impostos sobre a produção e as importações (15,1%), face a uma média inferior a 14% na zona euro e no conjunto da UE, em 2005.

    Quanto às restantes grandes categorias (impostos sobre rendimento e o património; contribuições sociais) o peso da receita fiscal no PIB português fica aquém da média obtida para as duas zonas de integração europeia."

5 comentários :

Anónimo disse...

O Dr. Frasquilho está mais entretido em contar carneiros do que nos dados do Eurostat...

António P. disse...

O Dr. Frasquilho que vá catar pulgas para outra freguesia

Anónimo disse...

Como é que dizia a Zezinha?
São os chefes de fila.....Desta vez do M.M.
Alguem tem que fazer o odioso.
Este Frasquilho não se importa de fazer o papel, caso contrário ninguém sabia quem era.
G.

Anónimo disse...

Caro Miguel, podemos estar abaixo da média quanto aos impostos cobrados, no entanto o correspendente ao nivel dos serviços prestados pelo Estado é fraco. Já agora o que diz da recente polémica entre o super Costa e o Exército?

Anónimo disse...

Sociologia dos media
«Portugal foi o país que mais aumentou impostos nos últimos dez anos» - titula o Diário de Notícias de hoje. Contudo, atento o conteúdo da notícia, o título também poderia ser: «Carga fiscal em Portugal abaixo da média europeia», ou «Carga fiscal em Portugal sobe somente 1% desde 2000».
[Publicado por vital moreira] 21.3.07