sábado, junho 02, 2007

E o resto é paisagem, Prof. Sanches?

Saldanha Sanches tem uma enorme atracção pelo poder local. Quem sou eu para o contestar, embora o guarda-chuva autárquico possa desviar as atenções de outras situações que mereceriam igualmente ser acompanhadas. Por exemplo, a Visão de 4 de Maio de 2006 trazia este naco de prosa, que nunca vi desmentido:

    “(…) Paulo Gouveia, juiz do Tribunal Administrativo e Fiscal (...) terá, no entanto, passado férias em Porto Santo com a família a expensas do Jornal da Madeira, diário onde assinava uma coluna e que é propriedade do Governo Regional e da Diocese do Funchal. O juiz recusa comentar a notícia, revelada pelo Garajau. E em resposta, por escrito, a um fax enviado pela VISÃO, demarca-se das teses que o apontam como demasiado bem relacionado com o poder político: «Não conheço quaisquer declarações do Presidente do Governo Regional que tenham a ver com as decisões (jurídicas, jurisdicionais) deste órgão de soberania, decisões que, de facto, têm sido maioritariamente contra as teses jurídicas das entidades públicas regionais e municipais. Entendo, no entanto, que política e tribunais são realidades distintas». Paulo Gouveia ficou também famoso por alturas das últimas eleições regionais de 2004. Então, enquanto delegado da Comissão Nacional de Eleições no Funchal, considerou dentro da lei o aparecimento de bandeiras do PSD em actos oficiais do Governo Regional, nomeadamente inaugurações.

E recordo-me de já eu ter comentado uma decisão — de resto, mal fundamentada — do juiz Paulo Gouveia sobre a aplicação de coimas às empresas da zona franca da Madeira que não fizeram entrega do Pagamento Especial por Conta (PEC) do IRC.

6 comentários :

Anónimo disse...

Este juiz promete!

Anónimo disse...

É a claustrofobia democrática... da Madeira!

Anónimo disse...

Juízes com agenda política é coisa que não falta. Olhem para o Negrão.

Anónimo disse...

Finalmente alguém se lembrou desta dupla de justiceiros e securitários.

Eu, que tenho boa memória, lembro-me bem do artigo de SS, no "Expresso", "O Desastre das Marchas Brancas".

A Lima

Cleopatra disse...

OH Miguel, eu não sei nada sobre o assunto.
Só o que tenho lido.


Deixo-lhe a qui uma perguntita:
Qdo é que há por aqui um post que diga bem de um Juiz ou dois ou três, ou quatro ou 80% deles.
Vá lá...faça Justiça a quem a merece e tão dificilmente a exerce.

Cleopatra disse...

MIguel, pode lá ir reparar o dano! Coitada Da MM!