terça-feira, setembro 18, 2007

Execução orçamental até Agosto

Num momento em que se admite que o défice possa situar-se abaixo dos três por cento já no final deste ano, Miguel Frasquilho anda a berrar aos microfones da TSF que o Governo está a falhar no controlo da despesa pública. O atordoado Marques Mendes, pouco ou nada dado aos números, acabou agora de papaguear, com aquele ar trémulo a que ele recorre para se mostrar convicto, o mesmo disparate no debate com Menezes.

Vamos aos números: o défice decresceu cerca de 29 por cento, que se traduz numa melhoria de M€ 1.487,6 face ao período homólogo de 2006. É verdade que a despesa aumentou 2,5 por cento em termos homólogos. O que Frasquilho não disse, e Marques Mendes nem desconfia, é que esse aumento é inferior ao previsto no próprio Orçamento do Estado para 2007. Valerá a pena o leitor dar uma vista de olhos pelo Boletim Informativo da Direcção-Geral do Orçamento, em especial na parte em que é analisada a despesa (pp. 5-7). As várias componentes da despesa (e as suas variações) estão sintetizadas nessas três páginas. Os guinchos de Frasquilho não vão tão longe, como se calcula.

_________
PS — Crendo que o Boletim Informativo é para ser lido pelos cidadãos, seria conveniente que se evitasse a utilização de siglas que só os iniciados entendem, como "tvha" (taxa de variação homóloga anual, presumo).

1 comentário :

Anónimo disse...

É por atitudes covardes desta oposição, como a de fazer estes comentários para com o país e para com o esforço dos Portugueses, é por causa deste populismo rastaquera, que hoje dois patetas estavam a disputar qual é o idiota que vai perder de lavada para Sócrates, em 2009...

Carvalho da Silva devia entrar para o PSD e se candidatar... hahahahahah!!!! Nunca esteve tão divertida a política portuguesa!! Nem nos tempos de Santana era assim!!

Edie Falco