Foi hoje publicada mais uma sondagem da Marktest para o DN e a TSF: o PS obteria a maioria absoluta se as eleições legislativas fossem agora; o PPD/PSD está aparentemente de regresso ao estado comatoso que provocou a queda de Marques Mendes; o PCP e o BE também caem nas intenções de voto; a ligeira subida do CDS-PP não é suficiente para deixar de ser considerado o mais pequeno partido parlamentar.
Suponha o leitor que é incumbido de escrever um artigo sobre esta sondagem. Responda às seguintes três questões:
1.ª Questão — Escolha um título para o artigo entre as cinco hipóteses colocadas:
• PS com maioria absoluta;
• PS recupera maioria mas PSD está acima dos 30%;
• Portugueses compreendem a inevitabilidade dos sacrifícios pedidos;
• PSD, o primeiro dos últimos;
• Balão de Menezes a esvaziar-se.
2.ª Questão — Como descreveria o leitor, numa frase, a quebra do PPD/PSD num só mês, cuja amplitude é tal que equivale ao total das intenções de voto no CDS-PP (que até subiu na sondagem):
• A vingança de Mendes serve-se fria;
• Marques Mendes alcançou intenções de voto mais elevadas do que Menezes, o que não o impediu no entanto de se estatelar;
• Um resultado que é o segundo melhor do partido em mais de um ano;
• A dupla Menezes/Santana não acrescenta valor ao PPD/PSD.
3.ª Questão — Recordando que uma sondagem custa dinheiro, e tendo presente que o trabalho elaborado pela Marktest incidiu não apenas nas intenções de voto nos partidos, mas também na imagem que a população tem dos líderes políticos, como trataria esta questão:
• Dava-lhe a ênfase que a matéria justifica, tanto mais que a informação disponibilizada é um custo da empresa que detém o DN, pelo que há que a explorar;
• Considerava tratar-se de um assunto sem relevância, pelo que se limitava a uma referência de circunstância a Cavaco, Sócrates e Portas, omitindo precisamente o que os eleitores pensam de Menezes, talvez o caso mais interessante por ser o líder partidário mais recente.
Depois, e só depois, de fazer as suas opções, veja o leitor o que este moço muito devotado escreveu. Provavelmente, o seu teste, caro leitor, apresentaria resultados diametralmente opostos ao deste “trabalho jornalístico”, digamos assim.
8 comentários :
O título do DN, jornal do qual sou leitor,é vergonhoso e só denota que foi elaborado por alguém que está com dores de dentes.
O povo não é burro, sabe que nas actuais circunstancias só o PS lhes garante estabilidade, credibilidade para sanear as contas publicas e projectar o pais para o futuro.
Caro Miguel, certamente conhece os mecanismos de funcionamento dos jornais... Isto para lhe sublinhar que o meu amigo não tem, NÃO PODE, ter a certeza que todas as opções do texto que aponta foram do jornalista em causa. Grande parte delas, TALVEZ A MAIORIA E AS MAIS RELEVANTES, terão de ter sido da hierarquia. Isto só para lhe recordar o que lhe tenho dito: o meu amigo ainda vai ter de arranjar muitos adjectivos para falar do DN de Marcelino, agora que Menezes chefia o PSD. Bom, e se o Oliveira não ficar com o 5.º canal, aí é que vão ser bonitas... Ainda havemos de ver o Miguel a clamar: «Zé Manel (Fernandes) estás perdoado...»
Nas Directas do PSD, MMarques cortou relações com esse pau mandado do FAL devido ao seu inquinado propósito de servir o outro lado dos sociais-democratas. Sabias Miguel ?
Cunha Vaz diz-vos alguma coisa ????
E a edição de hoje do pasquim? Veja-se a quantidade de "artigos" sobre a situação em Lisboa e sobre o PSD, todos assinados pelo tarefeiro em causa - em todos, não passa de moço de recados e de voz do dono.Só citações, recados, etc.
Chega até a ser obsceno o artigo sobre a CML - reproduz-se as declarações de um obscuro dirigente local do PSD ad nauseam, e António Costa tem direito a duas linhas (tudo isto na edição electrónica, que não gasto dinheiro em folhas que só servem para embrulhar castanhas...)
Pois ... Pois... talvez uma canção do Brassens para descontrair não vos faça mal a todos !!!
Já agora os camaradas deram-se conta que houve uma greve ?
Quem fala com o povo na rua não entende estas sondagens "encomendadas".
O FAL e o JG costumam mimosear-se reciprocramente. Logo, está tudo dito. 2 vómitos!
Enviar um comentário