quinta-feira, janeiro 24, 2008

Notícias do meu país





            Pergunta da Visão: Há outras áreas em que tenha divergências?
            Resposta de Manuel Alegre: A Saúde é a que mais me preocupa. Mas também houve um agravamento do fosso entre ricos e pobres.



Será pedir muito que, uma vez por ano, em vez da revista Colóquio/Letras, o vice-presidente da Assembleia da República, Manuel Alegre, dê uma vista de olhos pelas publicações não menos estimulantes do INE?

Em 2005, 18 em cada 100 portugueses ainda estavam abaixo do limiar da pobreza, ou seja, recebiam menos de 366 euros por mês. Mesmo assim, isto representa uma redução face a 2004 (19 por cento) e face a 2003 (20 por cento). Trata-se de uma redução de apenas um por cento face ao ano anterior, é certo, e as percentagens são coisas chatas, mas convém avisar Alegre de que estamos a falar de mais de 100 mil pessoas.

As desigualdades sociais, traduzidas no diferencial entre os rendimentos mais elevados e os mais baixos, também estão em trajectória descendente: se em 2004 os rendimentos mais elevados representavam um valor 12,3 vezes superior aos mais baixos, em 2005 esse valor baixou para 11,9.

4 comentários :

Anónimo disse...

Ó Abrantes, você quer obrigar o poeta a ler as as publicações do INE? A estatística para ele é vento que nada lhe diz...

Anónimo disse...

There are three kinds of lies: lies, damned lies, and statistics.
Benjamin Disraeli

Anónimo disse...

Com Alegre prwesidente, todos os portugueses passariam a ter:
- ferias pagas num local à escolha;
- salarios ao nivel frances, como não sei, mas ele explica;
- gasolina a metado do preço, como não sei , ele explica;
- impostas mais baixos, iva, irc e irs, como não sei, ele explica.
- saúde gratuita para todos (ricos e pobres) como não sei, ele explica;
- etç, etç, etç.......

este texto aplica-se, ao jeronimo, louça, menezez e portas e tambem ao alegre.

Anónimo disse...

Vai bardamerda, tu e as tuas estátisticas. Porque não publicas as estatísticas de mortes pelas mudanças/poupanças no SNS desde que o PS resolver poupar à custa dos pobres na Saúde? E, já agora, comparas o número de nascimentos em Ambulâncias (agora no interior chamam-lhes Maternidades Correia de Campos) agora é há uns anos atrás?