domingo, fevereiro 24, 2008

As manias do INE (reconstruído por Morais Sarmento)

1. Temo que o João Miranda (JM) esteja a passar pelo mesmo problema por que passou Zita Seabra: não conseguir distinguir o que significa “emprego líquido”, o qual será positivo quando, e só se, o número de postos de trabalho criados supere o número de postos extintos. Até eu entendo isto.

Mas o JM parece recusar-se a aceitar a realidade: “se no momento em que fez a promessa Sócrates tivesse dito que a criação de 150 mil empregos seria acompanhada pela criação de mais de 150 mil desempregados muitos não teriam votado nele.” Não foi. A ser assim, daria “emprego líquido” nulo.

O que os números do INE confirmam é que foram criados 94 mil postos de trabalho — mais os que correspondem ao do número de pessoas que foram despedidas (no mesmo período).

Apesar de a argumentação do JM ir no sentido de aceitar implicitamente esta evidência, tenta, em seguida, justificá-la de uma forma estapafúrdia.

2. Se o JM faz muito bem em expressar a sua opinião, parece-me no entanto que, para ter credibilidade, deveria cuidar dos pressupostos que utiliza.

Afirma o JM que o famigerado Sócrates conseguiu recriar o Ovo de Colombo na questão do emprego. Diz ele que criar empregos tendo em conta que a população activa está a crescer não é nenhum feito: — Assim também eu, intui-se das suas palavras. Tem, aliás, uma frase que não resiste à lógica, quanto mais à economia ou à prática política: “Se o número de trabalhadores disponível expande é natural que o número de empregados aumente. Os novos trabalhadores criam a procura necessária para sustentar os novos empregos.”

Como é que é? É o facto de haver mais trabalhadores disponíveis que faz com que haja mais trabalho? Nem em Portugal nem na Cochinchina isso acontece.

Em abstracto, isso só seria admissível numa lógica radicalmente liberal do estilo: maior oferta de mão-de-obra, redução dos salários, substituição de capital por trabalho. O país está muito longe deste modelo e, para mais e é conhecido, os salários estão a aumentar (poucochinho, é verdade).

3. Mas a refutação mais clara da tese do JM é o desempenho dos governos PPD/PSD-CDS/PP. Veja-se: no segundo trimestre de 2002, havia 5,376 milhões de activos em Portugal e, no primeiro trimestre de 2005, havia 5,507 milhões de activos.

Seria fácil, portanto, que o número de empregados aumentasse? Pois sim, mas o INE anda com a mania de que o número de empregados desceu, nesse período, de 5,158 para 5,094 milhões de pessoas. Ou seja, apesar do aumento de activos, o PSD conseguiu que o número de empregados se reduzisse em mais 63 mil (e, já agora, que o número de desempregados aumentasse 170 mil).

Vamos ler a carta do Zé à Zita, João Miranda?

8 comentários :

Anónimo disse...

..."é conhecido, os salários estão a aumentar..."

Só se forem os salários dos SóCretinos beija-rabos !fnfcwm

Anónimo disse...

Até que enfim aparece um Blogue verdadeiramente digno desse nome!
Informa,polemiza e não ofende!
Iniciei-me na Net há pouco tempo e na minha busca na Blogosfera praticamente só encontrava Blogues de direita,gente cuja única intenção é insultar quem tem a coragem de governar tomando as medidas que todos pensam necessárias mas que na Hora da Verdade viram o bico ao prego e recusam aceitar.Quase todos esses bloguistas é gente engajada aos partidos politicos que defendem recorrendo muitas vezes à mentira e à ofensa pessoal.
Confesso que não sou Ministro,Secretário de Estado nem Acessor! Mas sou um defensor de que este Governo deve continuar o seu trabalho sem medo das Eleições,apesar de reconhecer que aqui e ali alguns erros têm sido cometidos.
Parabéns senhor Miguel! Continue a deliciar-me com os seus posts que me fazem esquecer os males que me apoquentam.Muita força.
Nota: Gostaria de considerar o Blogue ''A Origem das Espécies'' um Blogue de leitura obrigatória. Bate no Governo quando entende que o deve fazer mas não insulta.O dono do Blogue é Social-Democrata mas é um homem civilizado.
Porrada nesse Miranda que nem Biológa nem escreve coisa credivel.

Anónimo disse...

Ó companheiro, perder tempo com o Miranda? - bom ,se fosse a prima bisneta, da Carmem Miranda, ainda vá lá - o mal dos bitaites, é que não possuem a informação toda, isto, para quem se diz investigador, fica-se com uma ideia, como é que os investigadores trabalham - num Pais Liberal, como é, por exemplo os EUA, em que os investigadores tem de apresentar resultados concretos dos seus trabalhos - na verdade, temos um País de ditadura ainda mais ferrea que a dos manos Castro, em que o gaijo nasce investigador e morre investigador sem investigar nada e mais, não sabe investigar porra nenhuma, aprende o bá á bá da "tese"segue o cardapio e concluiu, afinal, aumentou o desemprego baixando a taxa de desemprego.

Eu podia explicar-lhe, como é que o Socrates, afiança, porque assenta nos numeros, que o emprego cresceu cerca de 75 mil unidades de conta - mas sou marreta, não lhe explico, tambem não gosta de musica, não se perde nada.

O INE tal como o banco de Portugal, ja deviam de ter fechado as portas para obras de restauro e abrir com nova gerencia - a serio companheiro.

Ze Boné

Anónimo disse...

Vocês,que são da família,expliquem lá o que é aquilo,numa coisa chamada mar salgado,onde aparece um esqizofrénico ressabiado,cheio de raivinhas e complexos,a falar sozinho o tempo todo(o desgraçado não deve ter mais que fazer)e que pelos vistos deve ganhar a vida a fazer broches ao pinócrates?

samuel disse...

Não quero falar por ninguém... mas para mim, tudo o que sai lá do que quer que seja que está dentro da cabeça de João Miranda é "fascinante"!

Anónimo disse...

Oh meus amigos, será assim tão dificil de perceber que a promessa de Sócrates não era criar 150 000 empregos?
Basta ir ver os cartazes. A promessa era retirar 150 000 trabalhadores do desemprego...
Ora como aumentaram os trabalhadores no desemprego, a promessa não foi cumprida. Tão simples e linear.

Nuno disse...

As coisas q um candidato a PM tem de dizer e mesmo fazer, falou demais, foi o que foi!
Caro anónimo das 6:03, criar 150'000 empregos não é nada a mesma coisa que tirar 150'000 pessoas do desesemprego! Acho q devia ler a carta do Zé à Zita!
O Mar salgado é um bom blog, mas nem todos podemos gostar do mesmo! Aproveito aqui para afirmar que tb eu elogio o Sócrates (ou no seu jargão "faço broches ao pinócrates"). Convém não esquecer que teve 43% dos votos! Um pequeno pormenor q muitos se esquecem!
Acho q ainda somos todos livres de elogiar e criticar quem quisermos, apesar de se apregoar q anda por aí censura. Enfim verborreias mentais e verbais q só leva a sério quem quer!
Cpmts

Anónimo disse...

Alguma justiça, ao longo destes anos, vem -se auto destruindo aos olhos da população - Alipio, indica para Dir da PJ do Porto, uma figura fortemente conotada com os visados no chamado Apito Dourado - isto tem vindo a ser noticiado pela CS, não sou eu..

Tudo se encaminha para a lavagem w e quem perde é a democracia - que corrupta, é mentirosa e demonstar o nosso estado de subdesenvolvido socialmente.

A lembrar-me que o Dias Loureiro, min da Adm Interna recebeu um relatorio aonde se denunciava ameaças de morte e agressões e tudo ficou na gaveta - este foi o inicio da brandura do estado.

Aonde isto vai parar? não sei

Ze Boné