sábado, abril 05, 2008

O tigre celta



Soube-se esta semana que Bertie Ahern está envolvido num processo judicial sobre corrupção. As reacções em Portugal são curiosas. Por exemplo, na Câmara de Comuns (A saída de um bom político europeu), faz-se um amplo e legítimo elogio do primeiro-ministro liberal, mas não se evita um ambíguo "Perde-se um bom líder, resta esperar Justiça!".

O curioso é que também esta semana houve notícias (por exemplo, no Diário Económico de 3 de Abril) sobre a evolução da economia irlandesa e, espante-se, lá vêm os ortodoxos liberais apontar as fragilidades: demasiado dependente do imobiliário, que representa 10 por cento do PIB, demasiado vulnerável à procura global e à taxa de câmbio, etc., etc..

Então, que é feito da euforia do tigre celta, para onde foi a virtude da captação de IDE nas multinacionais, nomeadamente com o choque fiscal, que se passa com o investimento na educação ao invés da aposta no betão?

Pelos vistos, o tigre está desdentado e os liberais têm de procurar outros modelos. Manuel Castells, por exemplo, deixa uma boa pista: é possível e preferível articular eficiência económica com uma forte política social.

2 comentários :

Anónimo disse...

Os liberais andam distraidos em relação à Irlanda.

Unknown disse...

"forte política social"
Deve ser pela falta disso que Portugal está a merda que está.