quarta-feira, maio 14, 2008

As singularidades de um jornal de referência




Parece que a viagem de Sócrates à Venezuela é importante: porque aí vivem 600 mil emigrantes portugueses; porque se concretizaram vários negócios, designadamente sem impacto negativo na balança comercial, cujos efeitos se farão sobretudo sentir após 2009, quando o presidente do PSD for nomeado primeiro-ministro.

Neste quadro, parece algo bizarro que o Público tenha dedicado duas páginas à viagem à Venezuela, sendo que em três quartos do espaço anda à roda da beata de Sócrates e no restante quarto de página se entretém a descrever as aparentes excentricidades do presidente da Venezuela. Não foi neste jornal de referência que se pôde acompanhar os resultados da viagem no plano económico.

PS Embora se tivesse tratado de um voo fretado, relativamente ao qual a TAP e a Associação dos Pilotos Portugueses asseguraram não ser proibido fumar, Sócrates pediu desculpa por o ter feito. Uma atitude que não é comum na política nacional.

12 comentários :

Anónimo disse...

O 24 Horas (outro jornal de referência) têm a mesma manchete do Público ....

MFerrer disse...

Mas este país é como dizia Filipe II de Castela: Não se governa nem se deixa governar!
De facto até leio por aí uns quantos iluminados que consideram desprezível quer o apoio à comunidade portuguesa na Venezuela, quer a protecção de fontes economicamente viáveis e interessantes para continuarmos a consumir petróleo !
Isto para não falar da exportação de variados bens de consumo, alimentares e outros e vejam lá !, da nossa tecnologia na área da produção de energia renovável. Exportação que tem como contrapartida os postos de trabalho em Portugal.
Mas o que interessa discutir é literalmente uma nuvem de fumo. certamente para evitar poder de facto ver quais são os nossos interesses!
MFerrer
http://homem-ao-mar.blogspot.com

jorge100 disse...

Temos que elogiar a maior parte da comunicação social portuguesa que, sabedora da situação, nunca a divulgou, dando uma lição de bom jornalismo.

Luis M. Jorge disse...

Pois, mas talvez o caso seja bom para recordar ao primeiro-ministro e aos independentes deste blog que as leis (principalmente as leis que se reforçam com o autoritarismo arrivista do PS pós-moderno) são mesmo para cumprir, nas nuvens ou no largo do Rato. Como se diz nestes casos? Ah, sim: "habituem-se".

Anónimo disse...

in fact, este é um país de anedotas...

o artigo e os seus comentarios dizem bem de aonde se chegou nesta "gestão das pequenas coisas", transformadas em grandes questões nacionais...

perdoai-lhes Senhor, porque já não sabem o que dizem. escrevem, pensam...

abraço

Nuno disse...

Como sempre a comunicação social e alguns opta pela espuma dos dias passando ao lado de questões bem mais importantes! Eu já não compro jornais.
Falta ainda o portas vir debitar umas sentenças pois este grupo parlamentar vem a reboque dos jornais!

Anónimo disse...

Eu já o tinha concluído há muito.
O Público só tem jornalistas BUFOS!

G.

Anónimo disse...

No blogue da pequena intriga política contra a oposição, este papel de virgem ofendida é ridículo.

Burns disse...

a culpa nao é do Publico, alem disso o PM devia dar o exemplo.
Vergonhosa é a tentativa de branqueamento de um ilicito da sua parte , quanto ao pedido de desculpas , sempre fica melhor na fotografia que o nunes da asae ainda que a ignorancia nao abone muito ao PM.
Desde o governo do durao barroso que nos habituamos a ser governados por politicos de pacotilha

Anónimo disse...

Pois é, miguelito.

Há muito tempo que não vinha aqui, mas vejo que está tudo na mesma - continua este blog ao serviço do governo, contra tuido e todos que se opôem ao mesmo.

Mas há uma diferença, miguelito:
É que o número de comentadores é bem menor do que era ao início e a maioria dos comentários são dequeles que entendem o senhor engenheiro como Deus.

Ora, isto só significa uma coisa: Já ninguém liga ao blog.

É que o objectivo deste só era alcançado quando mexia com as pessoas, quando as irritava e as levava a comentar.

Agora entrou numa modorrazinha...

Não sei quanto lhe pagam por mês... mas olhe que o ordenado já não se justifica...

Só um comentáriozinho a esta coisa do cigarrinho do senhor engenheiro:
Pena tenho eu que ele deixe de fumar... dizem que o tabaco faz mal, sabe...

Antero de Quental disse...

Ver o segundo comentário de Antero de Quental, na opinião do Dr. António José Seguro, no jornal o Expresso, em:
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/310373

Anónimo disse...

Estes nabos devem ter sido mordidos com a mosca do tzé-tzé.

É pena, mas quem dorme são eles, enquanto Socrates anda pela Venesuela a criar condições para o crescimento da nossa economia e emprego.

Os utopicos falam de um cigarro,não falam é do grande contributo impulsionador de Socrates, em contratos de milhões para as nossas empresas, disto eles não falam, interessa é distrair o Zé com merdices.