quinta-feira, maio 29, 2008

Desigualdades e preocupações sociais




Depois das discussões tidas nos últimos dias sobre as desigualdades sociais em Portugal, o Jornal de Negócios — do qual rapinei o gráfico — dá hoje conta de que o Eurostat apontou “erros graves” nos dados disponibilizados pelo INE.

Sabe-se agora, através do Eurostat, que, no cálculo do indicador das disparidades de rendimento, houve “erros de medição (interpretação errada das perguntas), falhas na preparação dos ficheiros para o Eurostat e dificuldades nos procedimentos de validação para algumas das componentes do rendimento”.

O indicador das disparidades de rendimento compara os 20 por cento mais ricos com os 20 por cento mais pobres. Corrigidos os dados, descobre-se que a amplitude das disparidades não é de 8,2 vezes, como tinha sido anunciado, mas de 6,9.

Observando o gráfico, verifica-se que, após um pico em 1995, se assiste a um decréscimo acentuado das disparidades de rendimento com os governos de António Guterres. Mas o indicador volta a subir com o Governo de Durão Barroso em 2002 e 2003, no qual pontificava a ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite, que subitamente agora aparece apoquentada compreocupações sociais”.

Parafraseando o patusco Patinha Antão, “valha-nos Deus”.

8 comentários :

Anónimo disse...

Com o boneco eles percebem melhor !

Anónimo disse...

Vc acredita mesmo nesses estudos que tentam mostrar que a desigualdade muda quando muda o partido do governo?
Não sei se lhe chame crédulo já que de ingénuo não parece ter nada.

Anónimo disse...

A Manuela pode vestir muitas fatiotas mas a da preocupações sociais dão-lhe um ar de carnaval brasileiro em Loulé.

Anónimo disse...

Eu encaro como uma piada de profundo mal gosto MFL vir falar de preocupações sociais. Beira o escárnio.

Que grande frete está a fazer com esta candidatura!!!

Edie Falco

Anónimo disse...

O gráfico é elucidativo !

Nuno disse...

Nos EUA as desigualdades diminuem com democratas no poder e aumentam com republicanos! Isto nada tem a ver com credulidade ou ingenuidade. Tratam-se de factos comprovados e já devidamente analisados referentes aos passados 30 anos! Se noutros países este fenómeno tb existe(é a diferença entre esquerda e direita) ou alguém é suficentemente crédulo para achar que não é assim?

Anónimo disse...

Com a minha esquerda é sempre assim. Os cuidados que o governo tem com o SOCIAL são mais que evidentes, por muita areia, que certos mentirosos e trapeceiros da nossa praça, atirem aos olhos dos portugueses.
Jornalistas(?)até vendem o pai...só para cair em graça com o chefe. Será que podemos chamar de jornalista, quem deturpa e mente os factos reais?

Vamos a eles e como? não comprando os jornalecos dos mentirosos.

Anónimo disse...

Afinal, era mentira... Abençoado blog que denuncia estas manobras...