quarta-feira, junho 25, 2008

Você gosta de ser manipulado pelo Público?

Aguiar-Branco apelidou hoje de “faraónicas” as obras previstas pelo Governo para os próximos anos. No entanto, num artigo equilibrado¹ ontem publicado pelo Jornal de Negócios, fica a saber-se o seguinte:
    Todo o investimento público realizado em 2007 pelo Estado, Autarquias e Regiões autónomas correspondeu a menos de 13% das transferências sociais realizadas pelas administrações públicas.

    A diferença de montantes gastos numa e outra função evidencia o impacto limitado que a redução do investimento poderá ter num eventual aumento das despesas sociais. Isto até porque uma redução total do investimento é um cenário meramente teórico: por um lado, muito desse dinheiro é gasto em projectos essenciais para o funcionamento do país e do Estado (escolas, serviços públicos, estradas, hospitais, modernização administrativa, etc.) e, por outro, uma parte importante do investimento co-financia projectos aprovados por Bruxelas.
O Público saltou em defesa da desastrada estratégia de Ferreira Leite, não se coibindo de falsificar de forma grosseira a realidade, como se pode ver na caixa que se reproduz:



Ou seja:
    1. O Público compara uma estimativa de investimentos para o período global de 2008 a 2017 (valores acumulados para dez anos) com a dotação de um só ano (2008 ?) no que respeita às despesas sociais;
    2. O Público omite que a fatia maior dos investimentos não será suportada pelo Estado, sendo comparticipada por fundos da União Europeia e por capitais privados.
A manipulação, para ser eficaz, não pode recorrer a esquemas tão grosseiros.

____________
¹ O artigo, intitulado Economistas recomendam cautela a Manuela Ferreira Leite, foi escrito por António Larguesa. Saiba-se que os economistas ouvidos, que deitaram as mãos à cabeça com a estratégia de Ferreira Leite, são todos do PSD: João César das Neves, António Nogueira Leite e Miguel Beleza.

4 comentários :

Anónimo disse...

O que esses gajos andam a pedir é que ninguem compre o pasquim para eles se dedicarem só aos brindes com que andam a engordar.

Anónimo disse...

Por mim, o publico já foi...

e é pena,

porque foi um jornal que mobilizou ideias, analises

e hoje a sua respeitabilidade,

bem como a do seu emerito director,

será creio, abaixo de zero...

e eu tenho pena de escrever isto

abraço

Anónimo disse...

Eu já gostei do Público. Já há uns tempos que o deixei de comprar. Apesar de tudo, o 24 horas é um jornal mais sério.

Anónimo disse...

publico, fodasse? Jamais.