quinta-feira, setembro 18, 2008

Subprime: "uma das melhores inovações dos últimos anos"




Quando António Borges proferiu estas sábias palavras, o CC deu o devido destaque. Mas agora que a crise assumiu proporções inquietantes, convém recordar o que pensa o vice-presidente do PSD e reputado ministro-sombra das Finanças de Manuela Ferreira Leite.

Segundo um telex que reproduz as palavras, ainda recentes, de Borges na Fundação Cupertino de Miranda, fica-se a saber que:
    «Porto, 09 Maio (Porto) - O economista António Borges defendeu na noite de quinta-feira que o "sub-prime" (crédito à habitação de alto risco) é "uma das melhores inovações dos últimos anos", demarcando-se assim da convicção generalizada de que este produto financeiro está na origem da presente crise mundial.

    Borges foi o conferencista de mais um jantar-debate promovido pela Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial, na Fundação Cupertino de Miranda. Falou sobre "A crise no sistema financeiro mundial e consequências no investimento", tendo advertido logo à partida que iria expor uma perspectiva "bastante radical".

    O economista não alinha com os que diabolizam o "sub-prime", vendo nele a raiz dos problemas que começaram por atingir em cheio o sistema financeiro americano e depois também o europeu.»
O vice-presidente do PSD não deixou escapar a ocasião para fazer umas previsões:
    «António Borges também se afasta daqueles que pensam a etapa seguinte será uma recessão, declarando-se "pessoalmente convencido" de que o mundo não corre esse risco.

    O que vai haver é "um abrandamento" do crescimento económico mundial. Dito de outra forma, "um certa desaceleração, mas não mais do que isso".

    A Europa, segundo pensa, está "muito segura" e melhor armada para fazer frente aos problemas que estão a afectar o sistema financeiro internacional, em especial o mercado bancário.»
Mas nem tudo o que António Borges disse foi desacertado: "O meu futuro na política será, com certeza, de curta duração." Já se tinha percebido isso. E o Dr. Pacheco Pereira há-de arranjar forma de o explicar devagarinho à Dr.ª Manuela.

6 comentários :

Anónimo disse...

é preciso não esquecer que Borges foi uma das primeiras vítimas do subprime. Na Goldman Sachs puseram-lhe uns patins e mandaram-no para Portugal.
Disseram-lhe: agora que já fizeste toda esta porcaria aqui em NY podes ir embora e dar cabo do PSD lá na tua terra. E foi então que Borges aterrou na Portela.

Anónimo disse...

Gestores deste calibre tem o seu nome ligado ao mais nefasto e negro crime da actualidade. O mundo caminha para uma situação de catastrofe e só a devemos a tipos como este.

"bom" dirigente e conselheiro tem a velha srª. na sua direcção.

Portugueses, entreguem os seus votos a esta escumalha incompetente e vão ver onde vão parar as vossas poupanças, as reformas e ordenados.

Anónimo disse...

O sr. Bush vai convidar António Borges para administrar a AIG. Mais um crânio de malas aviadas (novamente) a caminho dos USA...

Anónimo disse...

Este peralvilho é mais umas das figurecas c'a velhota foi desencantar ao baú. Este, tresanda a naftalina. Estávamos bem lixados se estas "competências" algumas vez pudessem mandar, sobretudo se acolitados por um chavaleco de barba mal semeada e enfrasquilhada que defendia a liberalização até das cuequinhas da avózinha. Agora andam caladinhos. Até o doce Passos Coelho, parece assobiar para o lado maila teoria da privtização da Caixa Geral de Depósitos. Cambada de...

Anónimo disse...

O código "expõe os trabalhadores a uma exploração sem limites", "legaliza o trabalho precário a troco de uma pequena penalização", "destrói a contratação colectiva", "liberaliza os horários" e "limita a liberdade sindical", afirmou.

Jerónimo de Sousa contou que quinta-feira, no Parlamento, "à boca pequena", um deputado social-democrata fez um "desabafo" quanto ao período experimental de seis meses previsto na legislação proposta pelo executivo de Sócrates: "Essa nem nós demos à CIP".

O líder comunista não disse quem era o dirigente e ex-responsável governamental do PSD que fez o "desabafo", mas o relato serviu para tentar provar que o PS "está mais à direita" do que o executivo PSD-CDS/PP, responsável pelo Código do Trabalho de 2003.

Anónimo disse...

QUEM TEM MEDO DAS ALTERAÇÕES AO CODIGO DE TRABALHO?

DEPOIS DE 50 ANOS DE TRABALHO NO SECTOR PRIVADO,EM ALGUMAS ACTIVIDADES DIVERSAS, TIRO A SEGUINTE CONCLUSÃO:

1º. todos aqueles que TEM emprego e NÃO QUEREM TRABALHAR, como eu conheci tantos....;
2º.os incompetentes, os alcolicos e drogados, que há aos milhares nos locais de trabalho;
3º.-os sindicalistas profissionais, que dominam os sindicatos à dezenas de anos, que não trabalham e vivem de mordomias, como eu conheci tantos;
4º.- determinado grupo de "empresarios" que fazem o jogo com os delegados sindicais, pagando por baixo da mesa, parte da remuneração mensal, fugindo aos encargos associados, há aqui uma clara convergencia, como eu conheci tantos;
5º.- depois temos, os partidos ditos "comunistas" defensores do povo. A mentira funciona para os fundamentalistas, os estreitos de visão e sem vida propria, entregando os seus destinos aos iluminados celestes.
Para estes pergunto onde param ou até se as há leis do trabalho nos seguintes (paraísos terrenos):
- china;
- cuba;
- russia;
- vietname;
- coreia do norte;
- arabia saudita;
- irão;
- siria;
- etç.