domingo, dezembro 14, 2008

Forum das "esquerdas": Edmundo Pedro retira apoio ao encontro




"Lisboa, 13 Dez (Lusa) - O histórico do PS Edmundo Pedro revelou hoje à Agência Lusa que retirou o seu apoio ao 2.º Encontro das Esquerdas - "Fórum Democracia e Serviços Públicos" depois das declarações recentes de Francisco Louçã sobre eventuais acordos de Governo.

Edmundo Pedro retirou o apoio ao Encontro das Esquerdas na sequência da posição pública assumida por Francisco Louçã, que "não se mostrou disponível para partilhar o poder" caso o PS não obtenha a maioria absoluta

"Algumas declarações de Louçã", na entrevista da RTP, "suscitaram no meu espírito fortes dúvidas quanto à utilidade do Fórum", disse Edmundo Pedro.

O socialista afirmou ainda que o objectivo do Bloco de Esquerda é "derrubar o governo, numa altura em que não existe uma alternativa viável", ao executivo liderado por José Sócrates.

"O país atravessa uma crise de que o PS não é o principal responsável e para o ano será pior", disse.

O socialista entende que, após as declarações proferidas por Francisco Louçã, "não pode reconhecer o fórum", apesar de ser amigo de longa data de Manuel Alegre, outro dos organizadores do evento."

13 comentários :

Anónimo disse...

Isto há cada coisa !!!

Anónimo disse...

Quem representa quem:

Este forum representa certa velharia que está á venda, os filhos da burguesia urbana , muitos anarcas, comunistas desempregados e alguns troca tintas.

Como as Tvs e certos jornalistas gostam desta gente, até lhes lambe o c........ú.Serão os primeiros a levar um pontapé no pagode.Claro que esse dia nunca chegará, razão da fiel aliança entre esses primatas e os lambe-botas da imprensa.

Anónimo disse...

Quem representa quem:

Este forum representa certa velharia que está á venda, os filhos da burguesia urbana , muitos anarcas, comunistas desempregados e alguns troca tintas.

Como as Tvs e certos jornalistas gostam desta gente, até lhes lambe o c........ú.Serão os primeiros a levar um pontapé no pagode.Claro que esse dia nunca chegará, razão da fiel aliança entre esses primatas e os lambe-botas da imprensa.

Anónimo disse...

Dar mais Esquerda à Esquerda

A esquerda não é tirana, ou sendo mais preciso, não o deveria ser, embora tenha esse grande pecado com os seus, no seu curricula. Cada esquerda pensa que é Ela a esquerda. Ela e só ela, embora às vezes disfarce. Por isso, dificilmente se entendem. Esperemos que este longo ciclo tenha um fim, melhor diria, estivesse a chegar a um fim.
Como elemento de esquerda que penso ser, certamente também pecarei no mesmo estilo. Tenho dificuldades em dialogar sobre certas áreas "que penso ter certezas e conhecimento" e que é preciso, entendo eu, mudar radicalmente para bem da comunidade. Por exemplo, a Administração Pública".

Estive hoje num "mundo da esquerda". Estive a assistir ao painel de economia do encontro das esquerdas na Cidade Universitária. Concretizando de forma estereotipada: a esquerda de Manuel Alegre, Carvalho da Silva e Francisco Louçã.
Interessante pelas pessoas, por algumas ideias, algumas muito à antiga. Ainda se anda, em alguns casos, a pensar que entrar na CEE, hoje UE, foi o descalabro para este nosso País, então tão atrasado. Mas a memória escasseia!

O painel de economia, de uma forma geral, correu bem, fora a linguagem predominantemente universitária, de algum modo inacessível, penso para muitos dos presentes. Por outro lado, estranhei que tendo o governo de José Sócrates anunciado ontem uma série de medidas no campo da economia, elas não tenham sido minimamente abordadas.
Ideias de que gostei, certamente por coincidirem com as minhas. É um vício, concordar connosco. O Estado estratega, como ideia estruturante do modelo de desenvolvimento de esquerda, em que o desenvolvimento do País deve ser orientado para uma distribuição da riqueza em benefício de todos, de forma graduada atendendo ao nível participativo (isto digo eu).

O Estado estratega versus Estado regulador, que pouco é e sem estratégia mínima de base nada vale. Veja-se entre nós o papel regulador da Autoridade da Concorrência nos preços dos combustíveis.
Foi a ideia que mais me disse, embora precise de grande refinação. Sobre o papel do Estado, o que se disse achei confuso e pouco exequível e nada consensual. na maior parte dos casos não se passou de generalidades.



# posted by Joao Abel de Freitas @ 15:29 0 comments links to this post

Anónimo disse...

Edmundo Pedro é um mais velho respeitável,

que sabe o que significam estes voluntarismos verbais lindissimos,

onde as alternativas não existem, e a direita aproveita, quando não fomenta,

no contexto dum mundo em crise que se vive...

abraço

Anónimo disse...

A conduta de alegre é reprovavel e ultrajante a todos os niveis, isto porque, continua a fazer politica pessoal contra o PS, enquanto vai usufruindo do prestigio e dos lugares que ocupa a troca das mensalidades que recebe.

Mostra tambem uma falta de dignidade como desrespeito pelos eleitores que o elegeram em lista do PS.

É mais um oportunista que se junta a uns tantos como ele, cheios de utupias e demagogia pensando que com frases lindas e sonoras mudam o mundo.A ingenuidade que dão mostras paga-se caro.

Teófilo M. disse...

O Edmundo acordou, um pouco tarde é certo, como é seu hábito, já no tempo da distribuição das armas assim foi...

Aqueduto Livre disse...

O senhor Teófilo M. disse e...borrou a pintura.
Não sei se conhece o meu amigo Edmundo Pedro,que fez, faz pouco tempo, 90 anos, mas sempre lhe digo:
1/ O Edmundo Pedro foi ilibado de tudo quanto, aleivosamente, o quizeram envolver nesse processo das armas;
2/ Por amizade a Manuel Alegre e lealdade ao seu partido, ao Partido Socialista, assumiu para ele a responsabilidade das armas, que os militares do grupo dos 9 lhe tinham entregado;
3/Esteve preso depois de Abril...mas por ser homem de lealdades, de amizades e de honradez;
4/O Presidente Soares, o Presidente Sampaio honraram-no coma a Ordem da Liberdade (sabe o que é esta Ordem, senhor Teófilo M.?!...);
5/Faz alguns anos, o ex-Presidente Eanes veio, publicamente pedir desculpa ao Edmundo Pedro por, então Presidente, não lhe ter concedido a Ordem da Liberdade;
6/O ex-Presidente Eanes mandou essa carta (ilibatória e com pedido de desculpas ao Edmundo Pedro)ao então Presidente Sampaio, com pedido de a juntar ao processo das Comendas e Medalhas Honoríficas.
7/ O Juís, que o julgou no tal processo das armas, mandou-o inocentado de TUDO e com o rasgado elogio ao democrata, ao homem de coragem e ao honrado cidadão.

O senhor Teófilo M. disto nada sabe, mas sabe como pode "tentar" emporcalhar o NOME dum dos mais honrados ciadãos deste país!
Lá isso, o senhor Teófilo M. sabe.
E digo-lhe mais: se lhe pudesse dizer, na sua cara, aquilo que ora lhe escrevo...não me ficaria, provavelmente, só pelas palavras.

Por aqui me fico e passse...mal!
J.A.

Teófilo M. disse...

O ser livre e aqueduto não lhe dá o direito de deitar água para cima de quem passa.

O Edmundo Pedro de quem você diz ser amigo, é uma pessoa honrada e tem todo o direito às mercês que lhe foram concedidas e a muitas outras que não lhe concederam e que lhas deveriam ter feito em tempo útil, e agradece-lhe a defesa.

No entanto, se soubesse ler o que eu escrevi, talvez não tivesse tante celeridade de castigar o teclado desnecessariamente porque o Edmundo Pedro quando tomou conta do material que lhe confiaram, fê-lo de boa fé, a mesma boa-fé que o levou inicialmente a apoiar a pantominice do forum.

E, se você o conhece, e sabe de toda a história, saberá bem quem foi que se calou, enquanto ele batia com os costados na grelha, depois de ter chegado a liberdade por que tanto lutou e sofreu.

O teofilo sabe isso e muito mais, quanto ao encontro pode-me escrever directamente que eu lhe direi por onde ando e cá fico à espera.

Por outro lado não sou rancoroso, porque nasci em tempo que os rancores davam mau resultado, e fui criado com o sentido da liberdade e não do insulto, por isso desejo que passe bem, pois o mal dos outros a mim não me enche a barriga.

Fico porém com uma certeza, que o Edmundo Pedro lamentaria saber que tem amigos assim...

Cumprimentos

Aqueduto Livre disse...

Caríssimo Senhor Teófilo,

Se ele há coisas que perturbam, ainda hoje, o Edmundo Pedro, é o processo das armas.
Saberá, pelo seu segundo poste percebe-se, o quanto isto lhe foi e ainda é doloroso.
Sei, o que você parece saber (desculpar-me-á, mas só agora, no seu egundoposte, se percebe do que você estava a falar)o quanto naquele processo lhe foi, particularmente, doloroso lidar com o seu amigo de sempre Manuel Alegre.
E por aqui me fico...
Interpretei-o mal, no seu primeiro poste (disso lhe peço desculpa!), mas, aceite, que nisso você tem responsabilidade. Se reler o seu primeiro poste, e se se colocar na posição do leitor, que não do escritor, perceberá - que a minha leitura foi possível e era razoável.
Sabemos (sei eu, agora - pelo seu segundo poste)ambos, que o Edmundo Pedro é um homem honradíssimo.
Fico contente.
Aceite as minhas, nunca bastantes, desculpas e os meus melhores cumprimentos,
José Albergaria

Teófilo M. disse...

Caro José Albergaria,

não precisa de pedir desculpas, porque entre gente da nossa idade é salutar esclarecer de que lado da barricada estamos, não vá o diabo tecê-las.

O Edmundo Pedro, terá queixas do Manuel Alegre, mas de muitos outros também, inclusivé da esfarrapada desculpa do Eanes, que julgava que ele andaria a negociar com electrodomésticos à revelia do fisco, e nunca teve a fineza de lhe telefonar a perguntar, mas para lhe entregar o armamento já não se importava de saber qual seriam as suas actividades para ganhar a vida...

Mas há mais, muito mais, nesse rol de sacripantas que vieram muito mais tarde a pedir desculpas e afirmar que teriam sido enganados, mas que foram lestos na condenação do Homem.

Aqueduto Livre disse...

Caríssimo,

Tem toda razão.

No entanto, e em abono da verdade e por amor a ela, o Eanes recebeu e almoçou, faz já uns anos largos, o Edmundo. Desse encontro saiu uma carta, na qual o Eanes se retratava (porque, disse ele, tinha sido "mal" informado pelo Mário Soares...), autorizou o Edmundo a divulgá-la publicamente e enviou-a para o então Presidente Sampaio, pedindo-lhe que a juntasse ao processo do Edmundo, na Chancelaria das Medalhas e Comendas Honorificas do Estado.
Portanto, o episódio do Eanes, que você relata, e bem, está já ultrapassado (talvez há mais de seis anos...). Mas a iniciativa foi do Edmundo.
Há coisas, que o Edmundo já escreveu e, outras, que ele guarda para os amigos, não os de ocasião, mas os que NADA lhe pedem, os que dizem sempre presente, quando ele deles carece.
A minha primeira reacção, ao seu orimeiro poste, fica-se a dever, já o percebemos ambos, quase a um reflexo pavloviano:quando ouço falar nas armas e no Edmundo fico logo alerta.
Ainda o ano passado um cidadão anónimo interpelou o Edmundo, na Costa da Caparica: -"Então já resolveu o problema do contrabando dos electrodomésticos"?
O PC, quando o Edmundo, na década de 80 do século passado foi deputado municipal em Loures- ainda o tratavam de contrabandista d'armas e de electrodomésticos.
O Edmundo, quando fala desta ignominia de que foi vitima e, ingenuamente, se deixou martirizar...lava-se em lágrimas.

A memória, como você diz "é coisa boa, não vá o diabo tecê-las", mas, por vezes, é um carrego muito grande.

O Edmundo faz o favor de ser meu amigo (nem sempre estou d'acordo com ele: 1/Não estou com ele no "Preservem a Memória"; 2/Com o vate secular, o poeta Alegre, com esse, nem "morto".

O Edmundo sabe disto, por isso aqui lho deixo dito.

Abraço,

José Albergaria

Anónimo disse...

[i] hi, i found this web site and wonder if anyone had any experience or did buy cookbook software from them ?[/i]