domingo, janeiro 18, 2009

Um mapa para a Dr.ª Manuela




Na sua inesgotável ignorância, a Dr.ª Manuela às vezes acerta. De facto, os critérios editoriais da Lusa não fazem qualquer sentido. Não faz sentido saber o que pensam os espanhóis do "risco" do TGV. É preciso ir mais longe. É preciso saber o que pensam os franceses, os alemães, os italianos, os ingleses, os suecos...

É que, como bem sabe a Dr.ª Manuela, que foi ela e o seu primeiro-ministro que conseguiram tornar este projecto prioritário na União Europeia, as linhas portuguesas de Alta Velocidade integram-se nas Redes Transeuropeias de Transportes (RTE-T). E é por isso mesmo que a União Europeia está disposta a entregar a Portugal 1,4 mil milhões de euros (sim, 1,4 mil milhões de euros) para que construamos a nossa parte do projecto. Este valor corresponderia a um quarto do investimento total do projecto, se ele tivesse avançado, como foi acordado com Bruxelas, no inesquecível Governo de Durão Barroso.

Ao contrário do que por aí se diz, as linhas Lisboa-Madrid, Lisboa-Porto e Porto-Vigo não são um projecto ibérico. São um projecto europeu. Fazem parte de uma visão integradora da União Europeia. São, no fundo, um instrumento para a concretização de um dos maiores acquis da UE — a livre circulação de pessoas e bens, a Europa sem fronteiras.

4 comentários :

Anónimo disse...

A Dra. Manuela Ferreira Leite é ignorante? Tem um curso superior que não oferece dúvidas, no ISEF de que recebeu o prémio de aluno mais distinto do curso, assistente universitária do ISE, bolseira da Gulbenkian, coordenarora do núcleo de finanças públicas do Banco de Portugal, professora convidada em universidades prestigiadas, etc etc. Eu sei que isto é um curriculum académico e profissional que não se compara com o Sócrates, mas mesmo assim não me parece mau.

Anónimo disse...

Que adianta esses cursos se a mulher é uma pobre de espirito, retrogada e pouco qualificada para decidir? Veja o negocia com CytBank, altamente lesivo para Portugal, e como governante foi uma lastima.Sabe todos temos um tempo e o dela já caducou.


Há gente muito estudada, mas que no terreno são ZERO. Outros com menos hablitações dão cartas,Exemplo mais evidente, SOCRATES.

Miguel Abrantes disse...

Fado Alexandrino:

Eliminei um seu comentário porque não tenho que aturar os seus insultos. E já agora, quando quiser fazer uma pergunta, tente colocá-la de uma forma clara para se perceber. Parece que você nem percebe o que significa "a fundo perdido".

fado alexandrino. disse...

Muito obrigado.
Está no seu pleno e democrático direito.
Queira então se assim lhe aprouver dizer-me quando é que a linha Lisboa - Madrid será rentável e já agora ensinar-me o que é " a fundo perdido".