quinta-feira, fevereiro 26, 2009

"Quem tem lucro não pode despedir"

João Pinto e Castro escreve sobre o último coelho que Louçã tirou da cartola: “Quem tem lucro não pode despedir”. As respostas para as questões que transcrevo estão aqui:
    «A ideia de que as empresas que têm lucro não deveriam poder despedir é mais um daqueles absurdos em que o Bloco de Esquerda é pródigo.

    De modo que à pergunta do José Castro Caldas: "Quem é capaz de discordar?", respondo sem hesitação que discordo eu.

    Pensem primeiro, se estiverem para aí virados, o que entendem exactamente por uma empresa ter lucro? Que teve lucro no ano passado? Que teve lucro no trimestre passado? Que teve lucro no mês passado?

    (…)

    Que pretende então dizer o Bloco? Que uma empresa que teve lucro no ano passado não poderá despedir no ano corrente? Como seria exactamente a lei que têm em mente se é que em mente têm algo para além do vistoso sound-bite?

    (…)

    Que deverá então fazer o seu gestor? Começar imediatamente a adaptar os diversos recursos de que dispõe tendo em vista a procura futura, ou esperar que a empresa mergulhe no vermelho para só depois fazer alguma coisa?

    (…)

    Mas não podem as empresas perder dinheiro durante algum tempo?

    (…)

    A teoria económica tradicional encara o lucro apenas como o prémio do risco, mas eu tenho boas razões para acreditar que o lucro é antes de mais uma garantia de futuro.

    Quero eu dizer com isto que uma empresa que não gera lucros (…).»

2 comentários :

Anónimo disse...

Eh eh eh eh ...

Anónimo disse...

acho que isto é um bocadinho rebuscado demais para si miguel
limite-se a critica musical porque isto nao devia ser um blog comico