terça-feira, março 31, 2009

A voz da OCDE

Não se esqueça de procurar esta notícia nas manchetes dos diários de amanhã:
    “A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) apresentou hoje novas projecções, uma revisão intercalar antes da divulgação das previsões de Primavera, que apontam para uma forte contracção da economia mundial.

    Este ano, espera a OCDE, a economia mundial terá uma queda de 2,7%, naquela que é "a mais profunda e abrangente recessão em mais de 50 anos". Para a zona euro, a projecção é de diminuição de 4,1% do produto interno bruto (PIB), um cenário ainda mais negro que o avançado recentemente pelo Fundo Monetário Internacional. EUA e Japão deverão cair, respectivamente, 4% e 6,6%.

    Uma das principais consequências da crise é o rápido crescimento do desemprego. Nos países da moeda única, que em 2010 deverão continuar em recessão com o PIB a cair 0,3%, a OCDE espera um agravamento até 11,7% em 2010. Trata-se de um aumento superior a quatro pontos percentuais face aos 7,5% registados no ano passado.

    Na economia americana, o epicentro da crise, a taxa de desemprego pode ultrapassar 10% no próximo ano, ou seja, quase o dobro do que se verificou em 2008.”

Sem comentários :