quarta-feira, julho 06, 2011

Da tragédia grega à comédia portuguesa

É o chamado murro no estômago”, foi a reacção de Passos Coelho à decisão da agência Moody´s de cortar em quatro níveis o rating de Portugal, colocando a dívida do país na categoria de “lixo”. Ontem, o ministro das Finanças emitiu um comunicado, no qual se mostrava estupefacto com a agência de rating: “a decisão da Moody's ignora os efeitos da sobretaxa extraordinária em sede de IRS anunciada pelo Governo durante o debate do Programa de Governo no final da passada semana”.

Tão embrenhado andou o PSD em atacar Sócrates que parece ter acreditado que a questão se resolvia com a substituição do governo (como a malograda Dr.ª Manuela¹ disse num daqueles momentos de ódio em que escorraça qualquer réstia de racionalidade). Aparentemente, a Moody’s é mais lúcida e percebeu o que o actual governo não percebe: estamos em presença de um problema sistémico da zona euro, pelo que pôr o país a ferro e fogo só nos afasta do objectivo de redução do défice, transformando a tragédia grega numa comédia portuguesa. A ideologia (neoliberal) cega.

___________
¹ Vídeo oferecido pelo leitor Hugo C..

20 comentários :

james disse...

E agora de quem é a culpa?

Continua a ser de Sócrates e de Teixeira dos Santos?

(deve vir aí um alarve qualquer sustentar semelhante posição, quase que juro)

praianorte disse...

Aparentemente, a Moody’s é mais lúcida e percebeu o que o actual governo não reune condições tecnicas e de credibilidade para levar Portugal no bom caminho. Este governo vai ser a nossa desgraça...pela ausencia desses dois pilares fundamentais duma boa Governação.

Anónimo disse...

o abotoanço com 1/2 do 13º mês não chegou para pagar a chantagem do rating e agora dizem que foram surpreendidos. cambada de bananas, não tarda tão a subcontratar os membros da santa aliança que não participam no governo para organizarem manifes nacionalistas contra as agências de rating americanas com bandeiras com vidros partidos e pneus queimados.

O Galã de Massa Má disse...

Foi como o murro no estômago que ele deu nos Portugueses quando chumbou o PEC IV.
GAROTÃO!!!!!!

Anónimo disse...

James, já está na SICN essa "Cantiga"

João. disse...

A Moody's é a mais lúcida, sim, mas a servir os interesses do dollar face ao euro. Não vou mudar o meu pensamento fundamental nesta matéria - com Sócrates e com Passos Coelho a dinâmica dessas agências é a mesma. Defender agora as agências só porque está lá o PSD é cometer o mesmo erro que o PSD cometia quando as defendia contra o PS.

Anónimo disse...

James: o défice agora conhecido foi aumentado em que governo?

Praianorte: acha então que as reduções anteriores da mesma Moody´s, no tempo do governo PS, também eram lúcidas?

Aos demais: então as agências de rating agora já são instituições soberanas, em termos de ética, e esta redução não tem anda de especulativa, mesmo à beira das privatizações?

Von

praianorte disse...

Tudo começou com a ambiçao sem limites de um homem que tinha um objetivo criar um País à sua imagem no melhor estilo Peronista, veja que até há uma MARIA.As consequencias estão à vista. Responsavel nº. 1 CAVACO.

Anónimo disse...

è tudo o que dizes VON.
Era tudop o que o PPD dizia qd queria derrubar o Socrates.
Os garotos do PPD e o Cvaco derrubaram foi o País!
O resto são tretas tuas e dos apaniguados do BPN.

Braun

Anónimo disse...

Como é possível o Sr. Silva se mostrar ofendido? Não foi este senhor que enalteceu os mercados e que não se deveria por em causa as agências de rating? O que mudou entretanto? Quando Sócrateslutava sozinho contra esta situação a culpa tinha uma origem - Sócrates, pois claro! Agora que já o conseguiram afastar os mercados são os malandros. Tenha Vergonha Sr. Presidente. O senhor mete nojo!!!!

praianorte disse...

VON
Eu sei que está com uma azia danada, porem no tempo de SOcrates argumentavam, os seus, que não tinha credebilidade e confiança, que a crise era nacional e o bláblá do costume.Era imperioso um novo governo, com outra politica e o bláblá...posto isto temos, um presidente, um governo, uma a.republica, temos a emprensa e tvs todas ao mesmo lado e o que acontece?
METEM TODOS NO LIXO. OU SEJA, PASSAM UM ATESTADO DE IMCOMPETENCIA GENERALIZADA.

Anónimo disse...

Portugal ela alegadamente mal cotado pelas empresas de rating pela falta de credibilidade do governo e de Sócrates.

Imaginem lá qual a credibilidade deste governo com a cotação de lixo

pela boca morre o peixe

Teófilo M. disse...

Os parolos que batiam palmas quando as agências baixavam o rating no tenpo do Sócrates agora rasgam as vestes e alugam carpideiras fazendo ouvir as suas lamúrias.
Tardam a compreender que não é o défice, nem os governos que as agências notam, mas antes a estupidez da zona Euro e da própria Europa pela falta de soluções credíveis e razoáveis.
A salvação do dólar e o afundamento do euro estão no seu horizonte, pois estão elas também a lutar pela sua própria subsistência como notação internacional.
Talvez por se terem metido agora com a China, sejam elas a levar também um murro no estômago, e a Europa, se tiver juízo, pode ampliar o efeito desse murro, tenha ela vontade para tanto e tudo será possível.

Anónimo disse...

Um governo com 3 semanas tem culpa de tudo? Em 3 semanas ia por tudo bom? Se fosse assim tão fácil porque é que não fizeram isso antes?

Anónimo disse...

Questões simples:
Afinal é uma questão de credibilidade, ou nem por isso?
O mal está só em Portugal, ou a questão é mais europeia?
Não vale é mudar de opinião ao sabor de quem está no governo no momento.
O PSD está a beber do veneno que produziu!

Anónimo disse...

Está na altura de compreenderem de uma vez por todas que o ataque ás dividas soberanas é um ataque á estrutura do euro e estas mesmas dividas são usadas como desculpa e justificação para esse ataque. Se não fossem portugal, a grécia ou a irlanda seria outro qualquer.O mercado é predador e devora o que estiver á mão para se alimentar.Qualquer outro governo , no meio desta tempestade, teria tido exactamente o mesmo défice, ainda para mais com a gigantesca burla chamada BPN ( curiosamente pepretada por gentinha do PSD )e a não menos gigantesca burla submarinos . O facto do PS ter saido do poder não veio adiantar nem melhorar coisisima nenhuma, pelo contrário, perdemos 3 meses de execução orçamental para as urtigas e saltamos da frigideira para o fogo. Maior burrice do que o chumbo do PEC IV só um suicidio colectivo. Ora foi precisamente o que o povo portugues fez. Paguem as vossas dividas e despeçam-se dos vossos mais queridos que em breve pagaremos o maior erro da história de Portugal com o nosso próprio couro.

Anónimo disse...

Alguem avise o moedas

Anónimo disse...

Estes rapazes do rating são uns mal agradecidos.

andava ppc tão preocupado com o pais e a cotação nacional que nos livrou do socrates e agora fazem-lhe uma destas?

não se admite

james disse...

Von,

Não tenho paciência, nem tempo para lhe responder.
Continue com as suas covições que vai em bom caminho.
Desejo-lhe muitos êxitos.

Anónimo (Séc. XXI) disse...

O novo Governo é uma manada de indigentes mentais, assessorada por uma matilha de cães raivosos e protegida por uma cáfila de comentadores invertebrados. No topo deste arranjo peçonhento encontra-se uma enguia venenosa, que espalha a sua nefasta influência a todos os segmentos vitais deste sistema decrépito e esclerosado. Estou com a voz do Duque: se calha até é bom que esta bosta rua toda de vez, para se passar o querosene e lançar o fósforo da desinfecção. Não há anti-vírus que resista a tanto foco infeccioso. A "solução final" é de longe a preferível, no estado a que chegámos.