segunda-feira, junho 01, 2009

A tentativa de omissão das acções não é just, justa aqui em Portugal, mesmo quando o espírito é luso, ou seja, Lusa de Negócios

Imagem



A notícia do Expresso sobre as mais-valias obtidas por Cavaco Silva (e pela filha) com as acções da Sociedade Lusa de Negócios (SLN) foi desvalorizada pela generalidade dos partidos, incluindo o Bloco de Esquerda pela voz de Francisco Louçã.

Acontece que Cavaco Silva, quando o Expresso se referiu ao assunto em Novembro passado, emitiu um comunicado a negar qualquer ligação ao BPN, mas omitiu o facto de ter sido accionista da SLN.

Mas há outras questões que, em termos abstractos, merecem reflexão, como sejam:
    1. A SLN, a holding em que o BPN estava integrado, era, para além de um projecto financeiro, um projecto de poder. Foi por isso que tantas figuras gradas do PSD aparecem envolvidas no “projecto”.

    2. Essas figuras gradas do PSD — grandes ou pequenos accionistas, administradores ou quadros superiores — foram seleccionadas e recrutadas por Oliveira Costa.

    3. Contrariamente ao que tem sido dito desde sábado, a SLN não está cotada em bolsa, pelo que todos os negócios relevantes foram decididos por Oliveira Costa.

    4. Neste contexto, o preço de aquisição das acções e o preço de venda das acções não foram fixados pelo mercado, mas “administrativamente” por Oliveira Costa.

    5. Acresce que, quando se deu a intervenção do Estado no BPN, disse-se que figuras gradas do PSD tinham obtido empréstimos sem garantias reais ou conseguido empréstimos em condições mais favoráveis do que as que eram praticadas pelo mercado (e pelo próprio BPN).

6 comentários :

Don caglioni disse...

O PSD transformou-se num bando MAFIOSO. Só à que saber quem é o CAPO.

Pedro Fragoso disse...

Parece que os partidos todos, principalmente PCP e BE, estão à espera que o PR não vete uma lei que lhes dá muito jeito...Vai daí toca a não criticar o PR. É o financiamento, estúpidos!

Osvaldo Castro disse...

Excelente.
Fiz link para "Praça Stephens".
Cumprimentos e parabéns pelo "Câmara Corporativa".

baladupovo disse...

Que vergonha meus amigos, que vergonha..

Tudo isto segue um perfil que pode ser traçado em mais de duas décadas!

Sim, agora já podemos traçar um quadro-esquemático desde a génese até á foz deste cano de esgoto que se chama PSD.

Certamente que a roubalheira começou a ser desenhada por alturas do Cavaquismo, aparentemente sob as barbas do criador do cavaquismo. Tantos anos este homem julgou liderar uma equipa-modelo!
Afinal descobrimos todos que aquilo foi mais que uma equipa-modelo - foi uma escola-modelo.
E que bons gestores aquela escola nos legou, que bons que eles foram a gerir dinheiros públicos ou privados.
...mas uma coisa + me causa coçeira:
Será que todos foram ao prato menos ele?

O provérbio está certo:
"zangam-se as comadres e descobrem-se as verdades"

e com um bónus: o homem ainda não contou tudo o que sabe!

É aqui que muitos poderão legitimamente observar (sem pressionar, apenas marcar à distancia todo o "redil"):

[Acontece que Cavaco Silva, quando o Expresso se referiu ao assunto em Novembro passado, emitiu um comunicado a negar qualquer ligação ao BPN, mas omitiu o facto de ter sido accionista da SLN.]

Miguel Abrantes disse...

Caro Osvaldo Castro, muito obrigado pelas suas palavras.

Anónimo disse...

O Oliveira e Costa há-de falar mais tarde ou mais cedo .........