terça-feira, dezembro 15, 2009

A lógica das corporações



Com a crónica falta de médicos em Portugal, é precisa uma enorme dose de descaramento para contestar a criação de mais cursos de medicina, como o faz Pedro Nunes, bastonário da Ordem dos Médicos.

3 comentários :

Anónimo disse...

Correia de Campos: "Houve atitudes criminosas na saúde"

http://www.ensino.eu/2003/jun2003/entrevista.html

Anónimo disse...

Na entrevista acima linkada:

«E ao nível da medicina, porque é que não há mais médicos em Portugal?

A razão é a mesma! Em 1986 chegou-se ao ponto de se admitirem apenas 195 alunos nas cinco escolas médicas existentes no País. Facto que eu classifico como criminoso. Ou seja, houve uma conjugação de pressões e de interesses conjugados, perfeitamente míopes, entre as escolas e os profissionais. Uma atitude que não teve em conta os interesses nacionais, pois consideravam que havia médicos a mais, esquecendo-se que quando entram apenas 195 alunos em 1986, significa que 14 anos depois surgiria uma grande falta de médicos, sobretudo médicos de família. Situação absolutamente dramática, que demonstra um desrespeito e desinteresse cívico para com a sociedade nacional.»

Pedro L disse...

Mais outro arquivo que o Pacheco Pereira vai falar... está on-line aposto... até parece um gráfico do Jornal Público, nos tempos em que praticava pluralidade...