terça-feira, dezembro 15, 2009

Previsões: aprender com a experiência recente [2]

Há uns dias, dei aqui conta da diferença entre a estimativa realizada pela Comissão Europeia em 2005 (para esse mesmo ano e com a projecção dos valores para 2006 e 2007) e o comportamento efectivo da economia portuguesa nesses anos — verificando-se que o desempenho real foi bastante mais positivo do que havia sido projectado pela Comissão Europeia.

Pode-se agora repetir o exercício para o FMI (com dados retirados daqui e daqui) e para a OCDE (retirados daqui [p.106]).

Veja-se:





Vê-se que a situação se repete: a economia portuguesa apresentou um desempenho superior ao que havia sido projectado em 2005 pelo FMI e pela OCDE. As diferenças são particularmente significativas no indicador relativo ao défice, que sofreu uma redução mais rápida e acentuada do que o previsto por estas organizações internacionais.

De resto, foi o reconhecimento da capacidade do Governo na recuperação das finanças públicas que lhe dá, na hora actual, um crédito internacional acrescido, factor importante na gestão do défice actual — e relativamente ao qual o Governo não recebe lições da oposição.

Sem comentários :