domingo, fevereiro 07, 2010

Da titularidade das empresas de comunicação em Portugal (memória)


Estávamos em Fevereiro de 1992. O cavaquismo atingia o paradoxo - no auge, mas já em fragmentação, por via das lutas intestinas pela sucessão. Mário Soares, então na Presidência da República, haveria de classificar esses tempos como "ditadura da maioria". Sabia do que falava.
Marques Mendes telefonava para a RTP a ditar o alinhamento dos Telejornais e, nesse Fevereiro de 1992, o governo de Cavaco Silva atribuiu as primeiras licenças a televisões privadas em Portugal: à SIC, liderada por Pinto Balsemão, fundador do PSD e primeiro-ministro de um governo em coligação com o CDS; e à TVI, então propriedade da Igreja Católica.
A direita nunca se distraiu no que respeita à titularidade dos órgãos de comunicação social.

12 comentários :

SeaKo disse...

Estávamos em 2002. Camilo Lourenço, director da Exame, revela as falcatruas que se passavam no BPN. O banco não gostou. Processou o jornalista e publicação em 5 milhões de euros. Dias Loureiro liga a Balsemão (revista Exame pertence ao grupo Edimpresa, da Impresa) a protestar tb. Resultado: Jornalista despedido, revista pediu desculpa, processo foi retirado. Amigos como dantes.

josé neves disse...

E Belmiro bem avisou, "quem quiser mandar no "público" meta lá o seu dinheirinho. Como a avisar a todos que quem manda é o dono. Quem manda na Imprensa(sic,expresso, etc,etc.) é o Dr.Balsemão. Carreira Bom e até o Marcelo o ficou a saber claramente. Não é por acaso que certos jornalistas, antes simpáticos com o governo, uma vez ao serviço do Dr. passaram, de mansinho, a ser a voz do dono.

Ze Maria disse...

Parece-me que já estivemos mais longe de ter que voltar à Alameda, mesmo que mais não seja para apenas lhes demonstrar que AINDA somos mais que eles e que a democracia não é feita de nem por: henriquinhos, eduardinhos, manelinhas1 e 2, manas avilez, ricardinhos, márinhos, zequinhas da marmeleira etc., etc…
Defender a democracia destes MERDAS – que tantos de nós lhes conhecemos bem alguns o vergonhosos passados - que pensam que pode chegar ao poder sem ganhar eleições, mais que um dever cívico, é um acto de higiene. Manter este país mais limpo e saudável e sem esta podridão começa a ser URGENTE.

Anónimo disse...

Fez bem em lembrar

Zé Boné

Helder disse...

Bom post , a lembrar a todos que a malta do PSD é tão corrupta como a do PS.
Oportuno para os tempos que se aproximam.

xicoribeiro disse...

Estarei pronto a ir á Alameda como para a "muralha de aço".

Anónimo disse...

Olhem que os velhinhos dos lares aguentam um jantar mas passeios pela Alameda de certeza que não...até porque, recordem-se são pacifistas...

Anónimo disse...

Ó João de facto o Cavaco não ter tidoa visão de entregar a coisa logo à EMAUDIO...

Anónimo disse...

Estou com o Zé Maria!!!
Temos que acabar com as pretensões de bandalhod que querem ser poder através dos jornais, justiça corrupta e televisões!! Quen decide é o povo Portuguès!!! Não estes bandalhos!!!

Anónimo disse...

Sócrates para a RUA !!!!

Quim disse...

Ah pois, nós controlamos e queremos controlar mas os outros também fazem/fizeram o mesmo. Que linda Democracia e liberdade de expressão que nós temos...
E ainda falamos no Chavez? É mesmo para rir!

baladupovo disse...

A Comunicação Social do Psd, em conluio com os seus agentes infiltrados na Justiça procura ganhar na secretaría aquilo que o Povo não lhes dá nas urnas. Subversão? Sem dúvida. Está a dar nas vistas demasiado! Processos usados? Fascistas, concerteza, que mais poderíam esperar de quem foge aos argumentos políticos para se dedicar exclusivamente ao ataque pessoal, direccionado!
O que o Psd está a fazer está a dar demasiado nas vistas.

Lembremo-nos também do que apregoa o mentor deste psdêzinho, Pacheco Pereira: fala ele do clima de "asfixia democrática". Mas não foi este Pacheco que usou a publicidade e a audiência fácil que lhe dá um programa de televisão para atacar um Blog ?
'Por acaso' é este Blog. E o que configura essa intervenção de Pacheco Pereira atacando um Blog incómodo para os dele? Claramente, isto sim, uma tentativa de asfixia democrática. Se não é então digam-me que a Sol gira à volta da Terra que eu finjo que acredito.