sábado, abril 10, 2010

Equívocos sobre os submarinos






1. Ao contrário do que insistentemente diz o PSD, a iniciativa para a aquisição de três submarinos não coube a um governo de Guterres, mas ao último governo de Cavaco Silva, mesmo ao cair do pano, através de despacho conjunto [referido aqui], assinado a 12 de Setembro de 1995 por Figueiredo Lopes, ministro da Defesa, e por Mira Amaral, ministro da Indústria e Energia.

2. Não faz sentido imputar apenas a Paulo Portas a responsabilidade pelo dossiê dos submarinos, como sibilinamente tem procurado fazer o PSD e, em particular, Durão Barroso. A decisão de aquisição dos dois submarinos foi tomada num conselho de ministros realizado em 6 de Novembro de 2003, presidido por Durão Barroso.

3. Analisar, na hora actual, o dossiê dos submarinos não é sinónimo de utilizar em proveito próprio os métodos abjectos da brigada do reumático (Saraiva, Crespo, Guedes, Fernandes, Pacheco, etc.). O que está em causa não é descobrir se ocorreram actos de corrupção (que a justiça apurará), mas fazer a avaliação da gestão dos dinheiros públicos.

E para levar a bom porto essa avaliação, a questão não está em saber se o país precisa de submarinos, mas em esclarecer se os procedimentos adoptados foram os mais adequados para quem gere dinheiros públicos.

6 comentários :

baladupovo disse...

Eles bem querem sacudir a água submarínica do capote...mas não dá!

Estes canalhas nunca me enganaram desde que viram armas químicas no Iraque.

Sempre me repugnou mentiras que mancham de sangue as consciências..como um ferrete.

Anónimo disse...

E a par deles lá estão os jornaleiros, que não se interessam por essas miudezas...
Ainda se o Socrates, oum primo afastado, tivesse assinado o despacho conjunto...

Anónimo disse...

Esta, é recente e do Gov/PS:

"DEFESA: CRIMES ECONÓMICOS"
«O novo ministro da Defesa fez em Novembro as protocolares visitas aos ramos militares, tendo dito que ia disponibilizar 3,9 milhões de euros...
Não estaremos perante a qualificação dos antigos regimes socialistas do Leste para certos comportamentos – “crime económico”... uma questão de irrealismo, inconsciência e irresponsabilidade democráticas na Defesa?
A bem do regime»

Nos grandes negócios da Defesa, todos bem uns para os outros: PS e PSD e CDS, bem representados nos grandes escritórios de advogados. E no Estado/Governos.
Coronel inconveniente.

Anónimo disse...

[Comentário retirado do Pasquim Sol..mesmo à pouquinho]

Agora é que a coisa vai aquecer!!!!
Reparem bem na perturbação que vai nos cabeças-laranjas-azuis (vulgo Direitolas, vulgo queques, vulgo panleirada chique, vulgo jetséte, vulgo..prontos..vulgo fideputas ladrões de milhões de contos). Reparem na tentativa de contenção de danos!!
Tende calma Direitolas, se os vossos queridinhos estiverem ilibados a Justiça há-de pronunciar-se!!
...não sabemos é quando..mas há-de pronunciar-se!

Anónimo disse...

Agora imaginem só por um bocadinho que o PC tinha feito parte do governo.
Imaginem de onde tinham vindo os submarinos....pois é, era da URSS, e as luvas era para os camaradas do partido terem mais uma "dacha".
E se fosse o BE? pois é , lá tínhamos feito negócio com a Albania do camarada Enver.E assim vai o mundo...

Anónimo disse...

Ó Miguel tá bem.Mas onde é que estava o "carcanhol"?Olhe que foi só para causar boa impressão no 50 aniversário da NATO em Washington que o Guterres e Sampaio "concederam" aprovar a LPM que tinha "no papel" os 3 submarinos.LPM que como sabe a AR aprova mas em que os respectivos deputados nem se chateiam muito se o governo "engavetar", "alterar", "modificar", etc
~Com tanto pobre em África e logo existem uns gajos a quererem comprar submarinos...