segunda-feira, abril 05, 2010

Indicadores estatísticos oficiais

Indicadores retirados de Portugal e Espanha: Diferenças e semelhanças no contexto Europeu - 2009:
    • Portugal e Espanha apresentavam em 2007, quotas de produção de energia eléctrica, com recurso a fontes renováveis, face à energia consumida, de 30,1% e 20,0%, respectivamente, valores bastante superiores ao da média Europeia, que se situava em 15,6%.

    • Em 2006, a despesa pública em educação em percentagem do PIB, em Portugal, era de 5,3%, valor superior ao da média europeia e ao de Espanha, que apresentaram 5,1% e 4,3 %, respectivamente.



    • Em 2008, a estrutura do “nível de instrução dos empregados e empregadores” mostrava que os “empregadores com nível de instrução primário e secundário inferior” representavam 81% em Portugal; 50% em Espanha e 28 % na União Europeia, e que ao nível de empregados, as taxas eram, respectivamente, 65%, 40% e 21 %.

    • Em 2006, o “PIB per capita a preços correntes” das comunidades do noroeste de Espanha, de Madrid e das Ilhas Baleares era substancialmente superior ao das regiões portuguesas. Em 2008, o “PIB per capita em paridades do poder de compra” mostrava que Espanha estava 3,4 pontos percentuais acima da média Europeia e Portugal estava 24,5 pontos percentuais abaixo desta média.

1 comentário :

Unknown disse...

Penso que o facto de 81% dos empregadores não terem formação superior demonstra até que ponto as competências necessárias para montar e gerir uma empresa não se aprendem na universidade.

Por outro lado, também significam um falhanço das universidades, que pelos vistos não produzem empresários.