quinta-feira, abril 29, 2010

Viagens na Minha Terra

    • Francisco Seixas da Costa, Debate:

      Pela parte da "Standard & Poor's", foi dada muita importância à dimensão da dívida privada portuguesa - reconhecendo as medidas tomadas face à dívida pública - e ao facto da agência entender que a respetiva dimensão pode condicionar o êxito da nossa futura recuperação. De qualquer forma, Jean-Michel Six disse que há uma grande diferença no modo como a sua empresa analia os casos português e grego. Deixou claro que, "Portugal continua confortavelmente colocado na zona de 'investment grade'".

      Um dos pontos sublinhado, com grande insistência, pelo coordenador da emissão ligou-se ao anunciado entendimento entre as principais forças políticas portuguesas em face da presente situação. Este ponto parece estar a ser lido como um forte sinal da determinação portuguesa de fazer face à presente crise.

    • jmf, Não é uma pastilha elástica que estraga uma boa história:

      ao almoço, o carlos perguntou-me. então, tens falado com o mário lino? a resposta não interessa, porque, a seguir ao almoço, telefonou-me o mário lino, que nem sabe quem é o carlos. se eu sabia qual o e-mail de uma determinada jornalista. que lhe telefonou e perguntou: é verdade que andou a colar pastilhas elásticas no tampo das mesas do parlamento, numa sessão da tal da comissão de inquérito? disse-lhe - disse-me -, bem disposto, que há um problema nessa história: nunca na minha vida masquei uma pastilha elástica. disse-lhe que, sim, também tinha visto a história numa data de blogues e que também tinha lido a história num jornal. e ele: o costume, já viste? ligam, perguntam, uma pessoa diz uma coisa e eles escrevem outra. rimo-nos. durante dois anos e meio em que trabalhámos juntos, aconteceu-nos isto mais vezes do que seria suposto. dizermos uma coisa e sair outra publicada, às vezes a inversa. uma vez, tive muito dificuldade em explicar a um jornalista que ele, lino, não podia ter fumado um cigarro em determinado sítio, porque simplesmente ele não fuma cigarros, mas cachimbo. mas ainda há uns semanas me veio à mão um recorte de jornal com a tal referência ao cigarro que lino nunca poderia ter fumado. é claro que quem diz pastilha elástica ou cigarro, pode dizer tgv, aeroporto ou o diabo a sete. vale a pena desmenti-los?, perguntou um dia o alberto em livro. bom, mas isso já era outra história.

    • João Pinto e Castro, Os loucos gregos e os disciplinados alemães:

      Pacóvios que bebem por uma palhinha tudo o que ouvem dizer concordam que os alemães não têm nada que pagar os desmandos dos gregos.

      Embora não receba nada dos gregos pelo serviço (coisa que o Barroso, por exemplo, não pode afirmar em relação aos alemães), sempre quero lembrar que poucos países têm violado de forma tão sistemática as regras da UE como a Alemanha.

      Para não irmos vasculhar num passado mais distante nem entrarmos em demasiados detalhes, no ano passado o governo alemão desrespeitou os compromissos do Mercado Único com as ajudas de emergência concedidas à sua indústria automóvel.

      Não contente em intervir para impedir o encerramento da Opel, ainda condicionou a oferta do apoio estatal ao encerramento total ou parcial de fábricas dessa empresa na Bélgica, na Espanha e no Reino Unido.

      Medidas proteccionistas deste tipo impactam pronta e directamente as economias e as exportações dos restantes países membros, agravando ao mesmo tempo os excedentes comerciais crónicos da Alemanha e os défices igualmente crónicos doutros países, designadamente o da Grécia.

      Se o governo da Alemanha se arroga o direito de assim proceder, não terá de que queixar-se no dia em que é confrontado com as consequências dos seus actos. Disciplina alemã? Deixem-me rir.

    • Emídio Fernando, Memória de um presidente que jura não ser político
    • Francisco Seixas da Costa,
    Agricultura
    • João Galamba,
    Só a política nos pode salvar
    • Jumento,
    Cabos da guarda
    • MFerrer,
    Os banhos de lama nem sempre tratam a inveja, o despeito e a mentira compulsiva
    • Miguel Carvalho,
    Número de doentes com longas esperas para cirurgia cai 81% em 4 anos
    • Palmira F. Silva,
    Coisas que não percebo…
    • Porfírio Silva,
    negociar em directo (aquilo não é cheap talk)
    • Ricardo Paes Mamede,
    Onde é que já ouvi isto?
    • Val,
    Sir, Custer was a pussy

1 comentário :

Manuel Duarte disse...

Alemanha fora da UE já! É inadmissível que eles, os maus comportados, partilhem deste espaço e não se fixem no exemplo dos portugueses, os bem comportados. Onde é que isto já se viu? Está bem, os alemães não têm a sorte de ter um primeiro ministro tão bom como o nosso e um país tão desenvolvido como o nosso, mas daí a terem este tipo de atitudes!