segunda-feira, maio 17, 2010

Prof. Silva Lopes ao DN

    Porque não foi à audiência de antigos ministros das Finanças com o Presidente da República?
    O facto de ter sido ministro das Finanças não dá qualificações especiais para dar conselhos ao Presidente. Por outro lado, tenho opiniões diferentes de alguns dos ministros que lá foram. Não me sinto bem na sua companhia.

    Como avalia Teixeira dos Santos?
    Tem tido uma tarefa muito difícil mas tem-na desempenhado muito bem. É dos grandes ministros das Finanças que Portugal teve.

    (…)

    Portugal pode estar à beira de uma grande conflitualidade social?
    Na Letónia e na Irlanda foram impostos sacrifícios maiores e as populações aceitaram. Os povos da orla mediterrânica não têm a mesma capacidade de aceitar sacrifícios sem fazer barulho. Mas em Portugal quem faz reivindicações são os privilegiados, não são os pobres diabos que trabalham nas fábricas têxteis.

    São as corporações a funcionar?
    Claro. Quem tem poder usa-o. Isso não tem nada de democrático. Estes sindicatos fortes - que juntam aqueles que não correm o risco de perder os empregos - não estão a fazer greves contra patrões capitalistas. Estão a fazer greve contra o resto da população.

5 comentários :

PedroM disse...

A continuar assim o prof. Silva Lopes ainda ganha um castigo, ir descalço para a cama ou coisa assim...
Então "O facto de ter sido ministro das Finanças não dá qualificações especiais para dar conselhos ao Presidente..."????

Mas que ideia é essa???... Então cada um de nós não pode facilmente imaginar os ex-ministros da finanças, sentados à mesa em Belém a comunicar ao PR as medidas que o governo deve tomar e terminando sempre com um "TAL COMO EU FIZ QUANDO FUI MINISTRO SR. PRESIDENTE"...
E mais... até os podemos imaginar dizendo que só com as medidas que propoem o país pode deixar para trás o cenário de crise e entrar numa época de desenvolvimento economico, concluindo com a frase "TAL COMO SE VERIFICAVA QUANDO DEIXEI DE SER MINISTRO DAS FINANÇAS SR. PRESIDENTE".

Enfim, depois deste comentário espero que não restem dúvidas quanto às especialissimas habilitações que ser ex-ministro das finanças dá para debitar conselhos sobre politica economica e finanças publicas!

Carlos Lacerda disse...

Se virem essa besta do Silva Lopes, digam-lhe que trabalho numa fábrica têxtil, que não acumulo reformas e que pobre diabo era a mãe dele!!! Obrigado.

sepol disse...

Não se amofinem, o que o sr. Silva Lopes quis dizer não era tão linear assim, mas concordo porque as greves tem sido feitas na maioria pelos professores, assim como no dia 29 de Maio vai ser constituida maioritariamente por professores e estes são dos previlegiados deste País e todos os outros que não ganham 3000 euros mensais podem ser considerados uns pobres diabos ou não, visto eles serem uns srs. a quem o PCP tem apoiado por serem quem tem demais e pode perder em greves quando quiser, já lá vai o tempo bem longe que o PCP apoiava o proletariado.

Anónimo disse...

Interessante seria saber quanto aufere mensalmente do Estado ou de entidades dele dependentes o Sr. Dr. Silva Lopes - com especificação dos quantitativos e do tempo de serviço que os justificam.
Divulgue-se primeiro esses elementos e opine-se depois acerca da capacidade de aceitar sacrifícios!

Anónimo disse...

UMa medida salutar era o Governo não permitir alão este ano a mudança de escalão dos professores, que assim sobem de categoria e vão arrecadar masi 30 milhões de euros. Há mas no dia 29 vão fazer greve! pouca vergonha!