domingo, junho 20, 2010

‘Dê-se a Saramago a mesma importância do assunto vizinho: "Professor mostra pénis e dá aulas"’


• Ferreira Fernandes, Um avião do tamanho do pénis:
    O jornal que mais vende em Portugal, o Correio da Manhã, ofereceu-nos ontem este título na primeira página: "José Saramago - Estado paga avião no funeral do escritor". Por todo o mundo, os jornais que mais vendem geralmente têm aquela atitude que os franceses definem como "cocorico", de cantar de galo com as coisas pátrias. Felizmente, por cá, não. Os jornais populares portugueses são os garantes da necessária sobriedade. Morreu o único Nobel de Literatura português? Poupem os jornais no tamanho dos títulos, e dê-se a Saramago a mesma importância do assunto vizinho: "Professor mostra pénis e dá aulas". E poupe também o Estado, não gastando em avião militar com quem foi morrer longe. É de aplaudir esta contenção de gastos (houve também contenção de inteligência, mas prefiro não tratar desta).
Nota — Ligeira discordância de Ferreira Fernandes: o “escritor” levou por tabela, porque o objectivo é bater no Governo. Parece que não havia, ontem, melhor tema do que o avião para mostrar que o Governo esbanja o dinheiro dos contribuintes. Por isso, o assunto não foi a morte de Saramago, mas o transporte do corpo... pago pelo Estado.

3 comentários :

Chico disse...

discordância "de" Ferreira Fernandes e não discordância "com" FF.

Miguel Abrantes disse...

Obrigado. Corrigido.

Anónimo disse...

Claro! No Público era o JMF e no Correio da Manha é o Eduardo Dâmaso. Que outro estilo podíamos esperar destas pérolas do jornalismo?