segunda-feira, junho 14, 2010

Portugal sobe no ranking da Banda Larga da OCDE, apesar da não contabilização de acessos móveis

Segundo os mais recentes dados publicados pela OCDE sobre a situação da Banda Larga reportada a Dezembro de 2009, dos 31 países que integram aquela organização, Portugal apresenta-se em 13º lugar (8º no conjunto dos países da UE) na percentagem de ligações em fibra óptica em relação ao total de ligações à Banda Larga, posicionando-se à frente de países da União Europeia como a Finlândia, Irlanda, Alemanha, França, Espanha e Reino Unido. Na liderança do ranking, continuam a destacar-se o Japão e a Coreia, seguidos da Eslováquia e Suécia.



Relativamente à taxa de penetração de Banda Larga (fixa), Portugal subiu 2 posições em relação ao período homólogo de 2009, colocando-se agora em 23º lugar com 17,9 subscrições Banda Larga fixa por 100 habitantes. No contexto dos países da União Europeia, Portugal subiu igualmente 2 lugares, encontrando-se agora em 14º lugar.

Recorde-se que para o cálculo deste indicador “taxa de penetração de Banda Larga” não estão incluídos os acessos móveis. No entanto, segundo relatório recente publicado pela Comissão Europeia, Portugal apresenta a 2ª maior taxa de penetração de Banda Larga móvel da União Europeia, com um valor que se situa nos 16,1%, acima da média da UE que se cifra abaixo dos 6%.



    Contributo de Carlos S.

2 comentários :

Von disse...

Aaaaah, a boa notícia de hoje. Ou será excelente?

burns disse...

não houve mais nenhum relatório da ocde hoje?
o do desemprego é para esquecer,se o memorando que foi distribuído hoje só falava da banda larga, então estamos conversados quanto as prioridades deste governo