quarta-feira, julho 28, 2010

Exercícios de contorcionismo


A PT acaba de anunciar a venda da sua participação na Vivo à Telefónica, por um valor superior ao próprio valor da PT e acima do que esteve em causa na última Assembleia Geral.
A arquitectura do negócio anunciada pelo Conselho de Administração inclui a compra de uma participação na Oi, que garante à PT a participação na gestão da empresa brasileira.

Ou seja: a PT encaixa um valor surpreendente pela venda da Vivo e permanece no Brasil, com posição e dimensão suficientes para manter o seu peso estratégico como player internacional na área das telecom e como empresa estratégica para a economia portuguesa.


Convém recordar que, logo após a Assembleia Geral em que foi usada a golden share, o cenário admitido por muitos, incluindo accionistas de referência, passava pela hipótese de uma OPA da Telefónica sobre a PT. E convém recordar que a possibilidade de entrada da PT na Oi foi sempre considerada uma hipótese sem qualquer viabilidade. Basta consultar os jornais dos últimos meses...

São, por isso, no mínimo, risíveis, embora em alguns casos patéticos, os comentários que a direita blogosférica está a ensaiar, numa tentativa de menorizar o papel decisivo que a utilização da golden share teve neste excelente negócio.

Exemplos: aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui...

Sem comentários :