sábado, julho 17, 2010

A palavra aos leitores

Do leitor Pedro M.:
    'O Passos Coelho é uma fraude e é preciso que isso não continue a passar em claro. Num momento em que o país se bate com problemas seríssimos, o desemprego, a crise financeira internacional, as dúvidas sobre a retoma económica, portuguesa, europeia e mundial, a necessidade de reequilibrar as contas públicas, num momento tão sério assim, dizia, porque razão PPC vem com esta lenga-lenga da revisão constitucional? A razão só pode ser uma: esconder a agenda ultraliberal que tem para aplicar caso chegue ao poder.
    - Esconder os cortes de salários na função pública
    - Esconder a revisão da legislação laboral para facilitar os despedimentos sem indemnização
    - Esconder que quer fazer da saúde um área de negócio, e evitar ter de identificar quais os serviços que o SNS vai deixar de prestar, passando a ser assegurados pelos privados
    - Esconder o preço estimado que esses serviços terão no sector privado e o nível de comparticipação que o estado assegurará, e com que critérios
    - Esconder a amputação e/ou o anquilosamento da escola pública, abrindo mais uma área de negócio aos privados
    - Esconder o montante dos fundos públicos a desviar para instituições de ensino privadas a título de subsídios e comparticipações pelos serviços que a escola pública deixaria de assegurar
    - Esconder quanto os portugueses teriam de pagar para continuarem a usufruir no privado de serviços que agora beneficiam nos serviços públicos de saúde e ensino
    - Esconder quanto custaria à Segurança Social a privatização parcial da mesma, com o desvio para fundos privados dos descontos provenientes dos grandes contribuintes
    - Esconder o quanto o estado português teria de se endividar (logo agora...) para recapitalizar a segurança social se aquele passo vier a ser dado

    Estas são as razões que levam PPC a agitar agora uma revisão constitucional. De resto se há campo onde o país foi buscar alguma solidez nos momentos conturbados, foi à firmeza das suas instituições e ao regular funcionamento das mesmas. E isto não tem nada a ver com as insuficiências dos titulares pontuais deste ou daquele cargo.

    De resto as razões aduzidas para tal revisão são fáceis de desmontar e diria até risíveis.
    Que necessidade há de aumentar uma legislatura de 4 para 5 anos? Para garantir a aplicação de medidas estruturantes, diz "a Fraude", embora por outras palavras.
    Ora balelas!!... Se os políticos não tiverem uma visão, uma agenda e um procedimento que ponha os interesses do país acima dos seus partidos, durante 4 anos, também não o terão em 5. Vejamos... o governo do PS, considerando que o actual governo é "grosso modo" a continuação do anterior, já vai em 5 anos e tudo se conjuga para que complete mais um, totalizando 6 portanto. Pelas contas de PPC, a continuidade das principais medidas socialistas estaria assegurada. Ora todos sabemos que não é assim, porque se chegar ao poder o que fará Passos Coelho quanto:
    - À aposta nas energias renováveis? Vamos apostar no nuclear como alguns colegas do seu partido pretendem?
    - Ao programa Magalhães? É para manter? Ou quem quiser que o seu filho tenha um pc que o compre? Ou é para ir comprar à China?
    - Ao investimento nas infra-estruturas de comunicações, nomeadamente na banda larga? É para continuar? Os euros fazem falta para pagar aos privados da educação e da saúde?
    - À diversificação dos mercados para as exportações nacionais? É para continuar ou recusar-se-à a intensificar as trocas com Angola, China e Venezuela porque não são regimes democráticos?

    Pelas respostas, ou ausência delas, que PPC tem para estas questões, mas que nós podemos imaginar qual seja, pelo menos para a maioria delas, se pode constatar quanto são vazias e inconsequentes as suas propostas.
    '

3 comentários :

Anónimo disse...

É um plano de poder, mesmo nas barbas do Pcp e do Be.
Depois é tudo uma questão de capitalizar o descontentamento...e andamos nisto.....ora puxas tu...ora puxo eu.....e os partidos de protesto lá ficam a ver se algum dia chega para eles num golpe de sorte e de caos, o povo, farto do mesmo, decida entregar o poder a totalitarismos.
Até lá, temos 2 partidos em Portugal que não dão um passo nem mexem uma palha contra o avanço da direita. Assim cavam mais depressa a sua sepultura.

Anónimo disse...

Sòcrates + PaSSOS = FRaude ao quadrado.
E assim andamos nós.Governados por Chicos-espertos medíocres.

Von disse...

Pedro Passos Coelho é um novo Sócrates. A ser eleito vai ser prepotente e teimoso, vai alardear o saber do mundo em que todos os outros nunca terão razão. E todos nós, tal como agora, viveremos ao sabor do capricho e da ideia "luminosa", como se o país fosse o quarto do menino ou o recreio da turma.