[Feliciano Barreiras Duarte, Jornal de Notícias, 19 Jul 10, em defesa da suspensão da cobrança de portagens na A8]
Quer - imagine-se - a suspensão da cobrança de portagens num troço da A8 actualmente em obras de alargamento.
Todas as auto-estradas são alvo regular de obras e ainda bem. Quer isto dizer que o Estado e as concessionárias investem na melhoria das condições de circulação.
As regras a que devem obedecer as obras estão fixadas na lei, a qual estipula igualmente os casos em que deve ser suspensa a cobrança de portagens.
Isso aplica-se a todas as auto-estradas em todo o país. Em todo o país, não. Em Torres Vedras, não pode ser assim, porque o PSD não quer. E adivinhem lá quem lidera o movimento contra a cobrança de portagens na A8? Isso mesmo, o famoso chefe de gabinete de Pedro Passos Coelho.
1 comentário :
O que é verdade é que a A8 é um verdadeiro calvário:
- informação de alternativas deficiente e remetida para o site das autoestradas atlântico;
- sinalização deficiente e , grande parte das vezes, incorrecta;
- "melhoria das condições de circulação" que, na grande maioria das vezes é efectuada das 8h às 19h, e fins de semana é "descanso do pessoal";
- pavimento irregular;
- entradas e saídas com espaços reduzidos sem faixa de aceleração;
- quando a "melhoria das condições de circulação" é efectuada durante a noite das 4 faixas (2 em cada sentido) apenas 2 são utilizadas (1 para cada sentido) divididas por pinos reflectores, tão estreitas que alguns veículos pesados são obrigados a passar por cima deles - com basculamentos mal sinalizados reunindo todas as condições para choques frontais numa Auto-Estrada, como já se têm verificado).
ainda assim, e até porque a lei é cumprida (basta que ponham sinalização com limite de velocidade de 80Kms mesmo em condições de 1 via em cada sentido separada por pinos), as Autoestradas do Atlântico defendem-se para continuar a cobrar portagens como se a via oferecesse todas as condições de segurança a que é obrigada.
Uma coisa é cumprir a lei... outra é contornar a lei...
Não olho para esta questão como PS ou PSD... olho para esta questão como utente que sou e preocupado com a minha segurança...
Aconselho a todos a que passem na A8, não nos fds, mas sim em dias de 2ª a 6ª entre as 8h e as 10h ou entre as 18h e as 21h... ou depois das 23h! aí terão a verdadeira noção do perigo daquela "estrada"... Ainda hoje de manhã lá estavam 3 carros danificados... e poucos metros à frente só por muita sorte não ocorreu novo acidente...
Enviar um comentário