terça-feira, outubro 05, 2010

Austeridade também rima com humor


É difícil escolher o aspecto mais hilariante desta 'reportagem' emitida pela SIC a 2 de Outubro.
Será o facto de a pivô garantir que não são apenas os funcionários públicos que vão sofrer com a crise e depois aparecer uma... funcionária pública?
Será o facto de a funcionária pública não ter percebido que os cortes de vencimento são escalonados? (poderiam ter arranjado alguém que soubesse isso...)
Serão as dúvidas da mãe de família? Deixa de ir à ginástica? Ao cabeleireiro? Dispensa a empregada? O colégio dos meninos?
Será o modesto jardim desta família da classe média?
Será a modestíssima vivenda desta família da classe média, que vemos por dentro e por fora? (uma pena, não nos terem mostrado o(s) carro(s))

Pobre "classe média"!

21 comentários :

SALADINO disse...

Ele ate sabe,assume o desiquilibrio em que vivia.
ela com uma vivenda daquelas e um recheio proto-super preveligiado,dizer que ganha 2.000 euros,vou ali e já venho.Tretas

Anónimo disse...

Na verdade, os grandes responsáveis pelo estado lastimável de deprimente a que isto chegou foram os funcionários públicos. Foram eles, como toda a gente sabe, quem definiram as regras de acesso à função pública, criaram empresas públicas, fundações e outras instituições de utilidade colectiva mais do que duvidosa. Foram eles quem esbanjou dinheiros públicos em assessorias privadas de questionável, senão inexistente, proveito colectivo. Foram, enfim, eles quem de facto governou durante este tempo todo de mentira e disfarce o país!
Punamo-los, pois!

Pedro Rocha disse...

Ela, trabalha. Tem direito a tudo isso com que brinca-

E não deve ser o estado, que não se sabe gerir que deve vir brincar com que as pessoas podem ou não ter.

Mas enfim, no meio deste país, até brincar com o dinheiro que as pessoas ganham a trabalhar é motivo de brincadeira.

Se usassem esse vosso humor na pesquisa do verdadeiro motivo do TOTAL despercidcio nacional... aí sim deixariam de ser paus-mandados e passamos a ser úteis. Até ficam resumidos a um papel de bobo, cada um deverá saber para o que nasce.

J.Young disse...

Vão gosar com o c....

Anónimo disse...

Pelos vistos ter-se uma vida desafogada e viver bem é crime, pois é necessário que todos sejam pobres.

Mas reparem que esta família vai cortar na empregada (menos rendimento para alguém que vive com mais dificuldades), no ginásio (mais uns trabalhadores na rua), no colégio (etc.etc.).

Se estas pessoas com uma boa vida cortam nos gastos são os que só tinham para sobreviver que vão para o desemprego. E já agora, quem estudou para ter uma qualificação que lhe permitisse ter um bom salário tem de ser condenado por isso? Querem é transformar Portugal num país de pedintes, e lembrem-se que hoje os trabalhadores qualificados têm um alto grau de mobilidade, se em Portugal cortarem muito pode ser que quem dê as aulas nos liceus e nas universidades sejam os alunos da novs opurtunidades (como escreveu um aluno das ditas).

sepol disse...

Bem é assim um professor do Básico ganha 2000 euros brutos, um professor do secundário ganha 3000 euros brutos um professor Universitário depende mas tudo daí para cima até 4000 euros brutos, um gerente bancário ganha 3000 a 4000 euros brutos, uma vivenda daquelas mesmo no bom tempo que tenha sido feita custou em escudos 40000 contos, as reportagens das televisões são sempre tendenciosas e esta não foge á regra, tanto é que sem ofender os bons profissionais jornalisticos eles são considerados uma classe inculta basta vêr algumas reportagens.

António Cordeiro disse...

Ainda bem que conseguemse divertir com as medidas do Plano Sócrates! Acho é que o resto do povo não comunga do mesmo espirito. Ao contrário dos outros paises, onde os salários dos funcionários públicos foram diminuídos, em Portugal não houve uma diminuição subtancialmente superior dos politicos, Espanha 5% funcionários públicos e 15% os politios, Irlanda 10% os funcionários públicos e 20% os politicos. Ah! é verdade o Socrates se estava com o coração apertado ao anunciar o Plano Sócrates, ficaria com ele depedaçado se tivesse que baixar os salários de sus muchachos ainda mais...

Anónimo disse...

ó Cordeiro, tem juízo. Os políticos já tinham levado um corte de 5% e agora levam com mais 10%. Tudo somado: 15%.

Anónimo disse...

isto de cada um só olhar para o seu umbigo!... vão lá perguntar a uma que ganhe 1.000! quase aposto que a resposta é que 200 a quem ganha 2.000 não faz diferença mas 100 a quem ganha 1.000, isso sim, isso já é uma grande mossa!
...povinho invejoso!

Anónimo disse...

Os jornalistas distrairam-se e fizeram borrada. Quiseram apresentar uma familia da classe média... e foi o que se viu.
Eu tenho um ordenado superior ao que a senhora diz que aufere e não posso ter aquela vida, nem nada que se pareça.
Ah, e a minha mulher também trabalha e tem um ordenado superior ao da senhora...portanto algo não bate cert.
Mas são as televisões que temos...

Anónimo disse...

Vi este documentário e acho que ele foi feito com honestidade mas muita ignorância do pais real. Ora, se os jornalistas que o fizeram são filhos de família que vivem em redomas ou condomínios em total desfasamento com a realidade social do pais, transmitem o que conhecem. As queixas que ouvem. Nunca ouviram nenhum amigo a queixar-se de ter fome, a não ser por estar a fazer dieta. A SIC, ao que parece, está cheia de gente desta! Nao são criticáveis por ser de Cascais, - eu também fui - mas por falta de curiosidade, social, intelectual etc e tal. Coisas que deviam ser inerentes ´a profissão de jornalista!!!

Ana Paula disse...

É pateticamente hilariante!

Anónimo disse...

Desculpem, é ou não verdade, que as reformas que temos, são provenientes dos descontos que efectuamos, durante menos anos na função publica,mais anos no privado...? Uma pessoa que recebe 300 euros/mês de reforma, quantos anos trabalhou? quantos foram antes do 25 de Abril e quantos foram depois? é que antes praticamente nada se descontava,com salãrios de 5 euros mês.. Muita gente, que hoje protesta, pela reforma de miséria que tem, nunca trabalhou na vida por conta de outrem.. e se tem essa reforma de 200 euros, foi graças ao 25 de Abril que permitiu quem descontasse 25 euros/mês durante três anos tivesse direito a uma reforma minima. Há hoje gente a exercecer "actividades", que não fazem descontos nem para o estado nem para a seg. Social (ainda recebem)que, daqui a uns anos reclamam por terem reformas de miséria... Ainda há pouco tempo o Jerónimo de Sousa disse o mesmo,Quanto à relação Descontos/reforma.Lembro, que mesmo para aqueles que trabalharam uma vida, e Têm uma reforma baixa,que os salários mesmo sendo baixos para a maioria dos portuguese em termos estatiticos estamos na Europa em 3.lugar no peso dos salários em relação ao PIB produzido ( França, Eslovaquia e depois Portugal) Não temos que trabalhar mais,acho que os portugueses na generalidade trabalham muito, é preciso é produzir mais, para isso pedimos aos empresários para investirem na inovação,mesmo no ramo tradicional e aos economistas, da nossa praça que mandem menos "palpites" politicos e apresentem soluções. Façam congressos, partilhem o vosso conhecimento, para bem de Portugal e dos portugueses.

Anónimo disse...

O que estava e ainda está MAL no nosso País embora atenuado, é os Senhores da função Públicos além de terem emprego para toda a vida,ainda se reformarem,com menos anos e com o ultimo salário como reforma. Isto a Cgtp ,nunca reclamou... No privado, o calculo era assim: o melhor ano dos últimos 5, depois passou para:os melhores 5, dos ultimos dez, a seguir os melhores dez dos últimos 15, alguem defendeu a classe trabalhadora do privado? onde estava o Carvalho da Silva e a CGTP,sei eu, estavam a tratar da vida de VÁRIOS SECTORES da função publica, que os alimenta..Hoje,os professores, por exp. são os mais bem pagos da EUROPA em função do PIB produzido pelo pais. Haja coragem e não deixem ir ninguem para a reforma com este estatuto.. Para situações excepcionais medidas igualmente excepcionais, vão às reformas elevadas a 100% do salário e passam-nas no imediato para 80%. Hoje para não "aborrecer" os senhores professores descontam-lhes 2% por ano para ficarem nos 90%. haja moralidade .Reconheço o esforço de Sócrates nesta matéria mas tem que ir mais longe em nome da justiça social.Na função Publica só quem entrou a partir de 1992,é que tem o mesmo calculo do sector privado. os que entraram antes,e até 2006 salvo erro continua a ser da mesma forma os anos seguintes o calculo é igual ao do privado, Não é justo. As alterações que se efectuaram no privado não foram ao relanti, foi no imediato, O que fizeram as centrais sindicais? Nada.. .

Ze Maria disse...

Esta professora universitária deveria tirar umas "férias" e visitar, por exemplo, a faixa de Gaza, para não falar de muitos países africanos. Aí, poderia observar muita gente com as mesmas ou superiores habilitações literárias às suas e que nem a vida podem garantir aos seus filhos. São estes paulos&carlas que me fazem corar de vergonha.

Portas e Travessas.sa disse...

Fiquei a chorar...ate sou capaz de ajudar para o peditório.

Anónimo disse...

Esta Professora Universitária e o Bancário terão noção do ridiculo das suas declarações ? É preciso ter mais lata do que o cão do meu vizinho. Deixar de ir ao cabeleireiro ? Mas quantas vezes vai esta senhora ao cabeleireiro ? Que latosa ! Miguel

Anónimo disse...

o marido não sei mas asseguro-vos que a senhora ganha realmente cerca de 2000 líquidos

Anónimo disse...

Mas esta gente não se enxerga!?? Que tal desviar o olhar do umbigo para olhar para os milhares de desempregados e sem abrigo que existem em Portugal e pelo mundo fora.Uma professora universitária que não consegue ver alem da ponta do nariz terá dimensão moral e ética para a função???!!! Queixar-se que vai deixar de ir ao cabeleireiro !!! Quando tantos passam fome e outras privações! Não será falta de noção do ridículo!!???

Anónimo disse...

A tristeza de deixar de ir ao cabeleireiro...A angustia de deixar o ginásio...
Aconselho os despentados anónimos - grupo que, dramaticamente, parece estar a aumentar a uma velocidade vertiginosa...

M.Azevedo disse...

Esta dos "despenteados anónimos.. está de morte,parabens.Quanto a Senhora prof. (tinha que ser professora...) mande uma carecada,poupa dinheiros,e piolhos...