quarta-feira, outubro 13, 2010

Doridos como se tivessem levado um murro no estômago



Uma notícia agradável..., título de um post de Margarida Corrêa de Aguiar, que recentemente abandonou o cargo de vogal da ERSE, não podia ser mais elucidativo sobre o modo como foi recebida no mundo laranja a eleição de Portugal para o Conselho de Segurança. Até o Filipe Nunes Vicente perdeu o distanciamento com que costuma comentar estas coisas, conduzindo-me a um post abaixo de cão de um ex-assessor de Manuela Ferreira Leite que se leva muito a sério.

O divertido ex-assessor da Dr.ª Manuela retira uma passagem de uma notícia de um jornal canadiano, faz a sua tradução para português e senta-se à espera de que ninguém vá à fonte: «Não abdicaremos dos nossos princípios que formam a base do nosso grande país, e continuaremos a orientarmo-nos por eles na cena internacional», disse Cannon [ministro dos Negócios Estrangeiros do Canadá]. «Dirão alguns que, por causa do nosso empenhamento nesses valores, perdemos um assento no Conselho. Se for esse caso, então seja» [tradução por conta e risco do ex-assessor].

Ora, como é referido no próprio jornal canadiano, Portugal obteve grandes apoios, para além de África e América Latina, junto dos países árabes. E é aqui que as águas se separaram, tendo por pano de fundo, a questão do Médio Oriente. Segundo o artigo citado, Portugal segue as recomendações da ONU de que Israel deve regressar às fronteiras de 1967 (como o Governo de Barroso já defendia quando o ex-assessor da Dr.ª Manuela deambulava, sem se incomodar com isso, pelo Terreiro do Paço), enquanto o Canadá pretende que essas fronteiras sejam traçadas após conversações entre os israelitas e palestinianos. Eu prefiro os princípios da ONU aos do Canadá, mas cada um sabe de si.

Aliás, a declaração do ministro canadiano dos Negócios Estrangeiros parece feita para consumo interno, onde a derrota está a ser mal aceite.

PS — Os media canadianos (aqui ou aqui, por exemplo) deram mais atenção à eleição para o Conselho de Segurança da ONU do que os portugueses — e procurando justificar o desaire do Governo do seu país. Coisa inimaginável neste cantinho da Europa.

11 comentários :

Anónimo disse...

Nesta matéria a RTP, que passa por ser apoiante do Governo, teve uma reacção elucidativa. No Telejornal, a eleição para o Conselho de Segurança foi relegada para bem depois de um discurso da véspera do Pedro Passos Coelho a dizer as banalidades do costume. E na Antena 1, hoje, João Paulo Guerra, que não consegue esconder que ainda frequenta muito a sede do PCP, insinuou que Portugal só ganhou porque o Canadá desistira...

Anónimo disse...

Depois de beberem, olham para a garrafa e, toldados que se encontram, pensam mal, argumentam pior, mas exigem, querem que a maralha os siga no mal-amanhado pensamento. Por piedade, não se responde, tal como não se contraria quem bebeu demais. O licor laranja dá-lhes cabo do cérebro...

Anónimo disse...

o joao paulo guerra nunca mais se recompos depois de terem ido 'a caixa de previdencia dos jornalistas.

A.R. disse...

Foi uma vitória que se inscreve numa ampla e correta atividade diplomática do Governo. O Canadá só desistiu depois de várias votações lhe terem dado a certeza clara que não ganharia. Mesmo antes das eleições, a comunicação social canadiana levantava dúvidas sobra a hipótese de uma vitória contra Portugal. O tratamento que foi dado ao assunto pela RTP inscreve-se na manifesta política de oposição ao Governo que tem sido o seu atual apanágio.

Clara Martins disse...

E foi repugnante a reacção de alguns PSD's, tentando desvalorizar completamente o papel de Sócrates.

Anónimo disse...

Uma rectificação:
Margarida Aguiar não abandonou a ERSE. Foi corrida de onde nunca deveria ter estado!
A mulher é insuportável.

Anónimo disse...

Eleito por países sul americanos, africanos e árabes. Qual a percentagem de democracias nesses votos?

os pulhas disse...

PULHAS, com todas as letras, estes gajos da direita mais reacionaria do mundo que dá pelo nome de PSD.

Anónimo disse...

A RTP está toda virada para a Oposição. Quem é o Director de Programas? Realmente, setá infestada de pulhas e de lambe-botas.E ainda dizem que está do lado do Sócrates!!!!!!!!!

Anónimo disse...

A RTP está toda virada para a Oposição. Quem é o Director de Programas? Realmente, setá infestada de pulhas e de lambe-botas.E ainda dizem que está do lado do Sócrates!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Os votos dos latinos,dos africanos e árabes,eram bons, se votassem contra Portugal.Sabe que mais, vá dar banho ao cão...