segunda-feira, outubro 04, 2010

Outros governantes que se enganaram e enganaram os seus eleitores

Dublin, 04 Out 10:
Banco central da Irlanda diz que será necessário cortar mais na despesa.

Atenas, 04 Out 10:
O governo grego prevê a aplicação de mais medidas de austeridade para cumprir as metas definidas no âmbito da ajuda financeira internacional.

Londres, 03 Out 10:
O Governo, que apresentou, a 22 de Junho, um Orçamento rectificativo para tentar reduzir o défice do Reino Unido, que é de 11% do PIB, prepara-se para apresentar no dia 20 deste mês uma revisão dos cortes na despesa pública. Esperam--se mais medidas difíceis.

Paris, 29 Set 10:
O corte do défice prometido pelo Governo francês para o próximo ano é possível graças a uma «redução histórica» do défice do Orçamento do Estado, que passará de 152 mil milhões de euros este ano para 92 mil milhões em 2011.

Madrid, 30 Set 10:
O corte dos orçamentos dos diferentes ministérios orçará, em média, os 15,6%. A criação de dois escalões novos do IRS para rendimentos acima dos 120.000 euros anuais também é uma das medidas emblemáticas plasmada no Orçamento de Estado espanhol.

[À atenção de José Pacheco Pereira: toda esta informação foi recolhida no Google News.]

10 comentários :

Anónimo disse...

http://www.lemonde.fr/economie/article/2010/10/03/joseph-stiglitz-denonce-les-politiques-d-austerite-menees-en-europe_1419691_3234.html

Cristiano disse...

Se há outros que se enganam, porque haveriamos nós de olhar para os que acertam e dizem a verdade??
Toca a mentir e a enganar, que não somos os únicos.
Ainda bem que temos um governo que não opta por escolher o caminho mais fácil, se assim fosse, que seria de nós??

Anónimo disse...

Errado. França, Reino Unido, Alemanha e afins estão a seguir a recomendação da Comissão de concentrar o esforço de consolidação a partir de 2011 – uma recomendação que só se aplicava a países com margem orçamental para isso, o que exclui Portugal. Topam?

Anónimo disse...

Que bom seria o Cristiano indicar os que acertaram!!?? Assim ficávamos a saber.

Anónimo disse...

Não apertem demais o Cristiano Souto Moura. Olhem que ele vai fazer queixinhas ....

João Magalhães disse...

Errado, anónimo das 06:22 - todos os países citados vão AGORA reforçar as medidas já tomadas em meados de 2010... tal como Portugal. Topa?

Anónimo disse...

O problema e que em Portugal se anda a errar nas previsoes e nas medidas correctivas deste a campanha eleitoral de 2009, topa?

Se aos outros, com economias de maior dimensao e bastante mais complexas, se admite um erro de previsao, o que dizer de uma economia periferica, quase totalmente baseada em servicos e onde o sector publico representa 50% da economia? Essa seria de muito mais facil controlo e estimacao.

Ora ai ja e mais dificil entender como se falha tanta vez nas previsoes.

João Magalhães disse...

Anónimo do "topa",
uma economia periférica está muito mais exposta às oscilações do mercado, logo, as estimativas são mais falíveis. Topas?

Anónimo disse...

Como e que uma economia onde o estado representa 50% do PIB pode estar mais exposta as oscilacoes do mercado, quando comparada com economias realmente abertas, com industria, exportacoes e importacoes a serio?

Por favor. Essa e um bocadito dificil de topar.

João Magalhães disse...

O mercado de que falamos, topas?, é o financeiro e esse está-se nas tintas se o PIB é do Estado ou do Tio Patinhas.