quinta-feira, novembro 04, 2010

O caniche de Merkel


— José, vai a Portugal e diz que a culpa não é minha.


Helena Garrido fez uma excelente síntese do que está a determinar a subida dos juros da dívida soberana:
    “A razão deste novo abalo está, diz quem investe, na decisão da Cimeira Europeia do fim da semana passada de criar um fundo permanente de ajuda aos países em dificuldades no euro mas com um mecanismo que se traduza também em perdas para os investidores. Consequência: nunca mais as taxas de juro voltarão a ser as mesmas.

    O novo fundo só entrará em vigor daqui a três anos mas os devedores de maior risco já estão a ser castigados.”
Ontem, em mais um saltinho a Lisboa, Durão Barroso faz uma declaração assassina, já depois da aprovação do OE-2011, para desresponsabilizar os líderes europeus, e em especial Merkel: “A subida dos juros deve-se ao facto de não haver ainda completa confiança na capacidade de Portugal para realizar o seu esforço de consolidação orçamental. Esse é o problema. Enquanto esta preocupação existir, é natural que as taxas pagas por Portugal continuem a subir.”

Será que temos de dar razão a Wolfgang Münchau, o editor para assuntos europeus do Financial Times, para quem “Durão Barroso é o caniche de Angela Merkel”?

2 comentários :

Anónimo disse...

E o Kamerad Münchau é democrático-socialista, ou nacional-socialista?

Ainda a tia Âgela não existia já ele dizia alarvidades do Zé Manel -logo a explicação fica para o Dr. Freud...

Anónimo disse...

Peço desculpa se W. Münchau for judeu, pelo 'nacional-socialista'. Mas se for aquele o caso tb todos sabemos que judeu é persistente(se for rico), ou teimoso (se for pobre). Neste caso será Barroso cristão-velho?

Quando se tem ascendência cristã-nova e revelha, pode-se far destes temas sem ser acusao por nenhum dos lados. Tb é verdade que se leva bordoada de todos, os que escondem os seus podres sob os tapetes.