sexta-feira, dezembro 10, 2010

Portugal como “o 6.º país da OCDE cujo sistema educativo melhor compensa as assimetrias socioeconómicas”? “Isto só pode ser mentira”

• Fernanda Câncio, A grande pirraça:
    "Os resultados do PISA 2009 são uma bofetada de luva branca dos professores na ministra que os maltratou. Aos enxovalhos, responderam com trabalho. A qualidade dos professores é a mesma, antes e depois." A ideia, lida no Twitter de Luís Azevedo Rodrigues (que se apresenta como paleontólogo), é uma caricatura das reacções que a melhoria abrupta dos resultados dos estudantes portugueses numa avaliação da OCDE que inclui 65 países está a causar. Quando não se desvaloriza a progressão - dizendo, como o "especialista" Santana Castilho, que "é um acaso" ou, como a dirigente do PSD Paula Teixeira da Cruz, "que não espelha a realidade" -, nega-se a possibilidade de a mudança verificada em relação aos anteriores estudos PISA, de 2000, 2003 e 2006, se dever a medidas tomadas por Maria de Lurdes Rodrigues, do plano de acção para a matemática ao plano nacional de leitura, das aulas de substituição ao estudo acompanhado, dos planos de recuperação de alunos com maus resultados à avaliação dos professores. Assim, se a Fenprof jura que a mudança é "mérito de professores e alunos e não de políticas educativas", o paleontólogo citado formula a teoria da pirraça: para provar à ministra que era um insulto dizer que os professores tinham de trabalhar mais e provar a sua eficácia, estes trabalharam mais e melhoraram a eficácia.

4 comentários :

HY disse...

Sendo assim, como pretende o paleontólogo, há que reconhecer o génio político da ministra: ao espicaçar os professores conseguiu que estes trabalhassem mais e obtivessem melhores resultados. Sem se preocupar em ficar bem vista. Sacrificou-se em prol do bem dos portugueses.

Sousa Mendes disse...

O que tenho dúvidas no caso dos professores, como tenho no caso dos Juízes, é saber se os representantes sindicais respectivos espelham a verdadeira classe que trabalha no terreno ou apenas alguns activistas que vivem da má-língua!?

Manuel Azevedo disse...

Os professores trabalharam mais não temos duvidas,que foi isso que fizeram.Os alunos têm melhores ferramentas para trabalharem,é verdade que têm. O ensino teve uma grande ministra que potenciou estes resultados, com o investimento nos meios materiais, humanos e sobretudo na disciplina FOI VERDADE.A bagunça, hoje deu lugar ao trabalho...Até no futebol são importantes as lideranças,qual a razão para não o serem numa comunidade educativa? Nada vai ficar como dantes.Isto é um estímulo para todos os professores sem excepção. Os menos capazes que os há, como em todas as profissões, julgo,que com mais ânimo vão dar a volta ao seu paradigma.Um voto, para não conspurcar o ambiente, espero que Mario Nogueira,seja o único professor que não regresse ás aulas.Para Maria de Lurdes Rodrigues o meu Obrigado e um "Até Breve", pois Portugal precisa de pessoas com a sua competência.

Anónimo disse...

Mario nogueira,o maior chulo português! Força bons professores que não foram na cantiga destes incompetentes.Apenas para dizer mal.Portam-se como escumalha,como fizeram com as greves e manifestações organizadas,em que,a maior parte não eram professores.Uma vergonha!A prova está á vista.A Ministra,M.L.Rodrigues sai por cima e pode dar umas chapadas nesses inúteis.Mal vai o nosso Sindicalismo com militantes destes.