sexta-feira, janeiro 14, 2011

Cavaco e a pulsão governamental

Cavaco Silva - esse mesmo que acabou com a Marinha Mercante e com a frota pesqueira, quando era primeiro-ministro - defendeu ontem a criação de um Ministério do Mar. Não é uma atitude absolutamente inédita da sua parte: já na última campanha presidencial tinha sugerido a criação de uma Secretaria de Estado para as PMEs. Pode concluir-se, portanto, que Cavaco Silva não consegue libertar-se do seu perfil executivo e não resiste a mandar uns bitaites sobre a orgânica do Governo.
Esquece-se, porém, que ele não é candidato a chefe do Governo, mas sim a Presidente da República. E que a orgânica governamental é - nos termos, aliás, da própria Constituição (vd. art.º 198.º, n.º 2) - matéria da competência exclusiva do Governo. Para quem acusa sistematicamente os outros candidatos de ignorância quanto ao cargo e às funções de Presidente da República, parece que é afinal Cavaco que tem de ir estudar melhor o livrinho vermelho de Gomes Canotilho e Vital Moreira sobre os poderes presidenciais.
De resto, como se pode ver aqui e aqui, o Ministério do Mar é uma ambição antiga da direita.

3 comentários :

Adolfo Contreiras disse...

Caro,
Lendo esta questão do mar e da frota e agricultura e outra áreas que a célebre PAC de Cavaco liquidou, pensei: que pena Sócrates só ter aparecido 25 anos atrazado. Naquela altura, com as finanças em dia, as remessas de ajudas da Europa e sem mínimo de crise, quanto Portugal não teria avançado em progresso estruturado e, certamente em mentalidade política e democrática.
Imagino que seria mil vezes melhor que o rega-bofe e desperdício de fundos, e sobretudo não teria aceitado "vender" bens do mar, da terra e alguma indústria pesada, a troco de mais fundos.
Infelizmente veio para lhe cair uma crise em cima e tentar vencê-la contra tudo e contra todos, ou quase.

tia judite disse...

Porra pá...ando perdida por aí e não encontro nem poste ou comentários do "CHAFURDA CEREJO", o celebre agente serviçal do pasquim público.
Este serviçal para todo o serviço, prestou-se no passado as mais mórbidas investigações e opiniões com o objectivo claro de denegrir e comprometer Sócrates, mas em vão.

Agora desafio esse chafurda a investigar a toca do CAVACO na "aldeia da coelha". Se corajoso e valente, chafurda, faz um apelo à tua desonestidade intelectual e envolve-te cara, ali tens matéria substantiva para saíres da escravidão mental... que teus patrões te submeteram ao longo do tempo. Ainda vais a tempo e mostra uma vez na vida que afinal és um homem com coluna (háháháháhá).
Reage, merdas...mostra o que vales como jornaleiro.
Da tua Tia judite

Anónimo disse...

ora que nem era má ideia, até podia ser no pulo do lobo com ligação ao alfeite por túnel para permitir a utilização dos submarinos, uma coisa assim tipo bezidróglio para o povo curtir.