quinta-feira, março 31, 2011

Avaliação ou classificação de professores?
Não há questão que resista à mente brilhante de Passos Coelho


O PSD publicou na sua página oficial um conjunto de princípios — ou seja, de ideias vagas e vagamente inteligíveis — sobre a avaliação — ou seja, sobre a avaliação e a classificação (sim, porque são coisas diferentes, não sabiam?) de professores.

Recomenda-se vivamente uma leitura integral, até porque o texto — ou seja, o prolixo desfiar de tautologias e outras considerações igualmente redondas e vazias de sentido útil — fala por si, dispensando quaisquer comentários.

De todo o modo, sempre vou destacando algumas pérolas:

"O quadro legal que venha a ser definido deve tratar autonomamente a avaliação do desempenho e a classificação do desempenho" - De facto, Passos Coelho já o tinha dito na entrevista à SIC. Mas, já agora, será que alguém consegue explicar, em português perceptível, qual é a porra da diferença?

"O modelo de avaliação e classificação do desempenho deve ser desenvolvido com a colaboração estreita dos actores a quem se destina, substituindo a lógica da imposição pela lógica da aceitação" - Que ingenuidade... Vê-se mesmo que não conhecem o Mário Nogueira! Nem imaginam a peça que vão apanhar pela frente...

"O modelo de avaliação e de classificação do desempenho não deve ser universal, isto é, não deve ser o mesmo para contextos científicos e pedagógicos diferentes" - Ou seja, não deve ser um modelo, mas uma colecção multiforme de experiências e casos especiais.

"A avaliação do desempenho deve privilegiar a avaliação do desempenho da Escola, enquanto somatório do desempenho dos seus actores" - Quer dizer, a qualidade de cada fatia depende da qualidade do bolo como um todo, enquanto somatório das várias fatias. É mais ou menos isto, não é?

"A avaliação do desempenho deve visar a gestão do desempenho" - Ah, pronto, já podiam ter dito. Agora é que eu fiquei esclarecido!

"A avaliação e a classificação do desempenho devem ser consequentes, num quadro de correspondência bem definida entre autonomia e responsabilidade" - OK, mas isto significa exactamente o quê?!

Por fim, deixo apenas um conselho: para a próxima, por favor, escrevam em inglês. Pode ser que se assim se consiga perceber o que pretendem. Eu, pelo menos, fico à espera da tradução...

8 comentários :

Anónimo disse...

Simplesmente elucidativo da confusão, desculpem é mesmo granel, ou será inconsistência, em que a política da avaliação, digo classificação do PSD é limpida como a água cristalina.
Se eu tivesse seguido os conselhos da minha Mãezinha eu tinho ido para filosofia e estava melhor apetrechado para compreender as subtilezas superiores destes programas eleitorais.
Um abraço deste seu Companheiro de manicómio

José Freire

António Carlos disse...

O PSD diz ..., o PSD disse ..., o PSD escreveu ..., o PSD escreve ..., etc. Tudo questões extremamente importantes para a campanha eleitoral. Mas a questão verdadeiramente importante é saber o que fez ou não fez o Governo nos últimos 15 anos para que estejamos agora nesta situação.
Ou 15 anos não foi suficiente para corrigir as "asneiras" de Governos anteriores? Ou o problema só começou com a crise financeira de 2008 e em 3 anos deitámos tudo a perder? Ou o problema surgiu apenas nas últimas semanas com a não aprovação do PEC IV?

ana paula disse...

Lololololol! é, de facto, hilariante!

باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTO disse...

a avaliação para pouco serve

não avalia grande coisa

apenas impede a progressão automática e isso é bom

seria melhor o congelamento das carreiras

a escola continua péssima e cheia de senhorzitos e senhorazinhas que dizem a minha escola os meus funcionários e outras barbaridades


ou escolas que gastam 533 euros a arranjar uma retrete que os professores atafulham de papel

é público não há responsabilidade de ninguém nem de nada

há os que estão e os que ficam de forade correio
C.Novas Oportunidades obviamente
cnodocref@gmail.com

outro gasto cosmético

باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTO disse...

Opfølgende kommentarer bliver sendt til.cnodocref@gmail.com. Afmeld
Obviamente demito-os

emigrar já não emigro mais

Henrique disse...

@AntónioCarlos "o que fez ou não fez o Governo nos últimos 15 anos"

Finalmente percebi o problema da direita em relação a Sócrates: pensam que ele está no governo há 15 anos. Gosto particularmente de "historiadores" que restringem a história aos períodos que lhes convém. De facto a governação Durão Barroso/Portas/Santana fez grandes coisas, tão grandes que tiveram de ser inscritas no orçamento de 2010.

Anónimo disse...

"qual é a porra da diferença?"

Para quem se tem queixado do tipo de linguagem dos dirigentes do PSD, não está mal, não senhor!

MFerrer disse...

Hilariante!
Ainda vamos ter imensas alegrias!
e é esta gente que diz que vai a Bruxelas representar-nos?
Chamem o Cond'Abranhos!
Urgente!