quinta-feira, março 24, 2011

Nós alguma vez estivemos contra o aumento dos impostos?!

Ontem, o PSD não propôs nenhuma medida para melhorar o PEC. Hoje, o país acordou com a notícia extraordinária de que o PSD admite aumentar o IVA. A partir de agora, o PSD vai ter de se confrontar com os truques que andou a fazer no último ano. Enquanto a lista de curiosidade não cresce:

- alguém se lembra quando "o aumento do IVA de 21% para 22%, em vez dos 23% propostos pelo Governo" era uma das condições essenciais para o PSD viabilizar o Orçamento de 2010?

- e alguém se lembra da reacção de António Nogueira Leite à recomendação da OCDE para, entre outras coisas, o Governo aumentar o IVA?

Contributo do Pedro T.

7 comentários :

Anónimo disse...

a conversa é que não conheciam a verdadeira situação económica do país e todos os dias encontrarão justificações para mais impostos. o filão seguinte são as ppp, as irreversibilidades e os last minute com que pretendem vir a honorar o ps. ainda não ganharam nada e já estão armados em deolindos.

Anónimo disse...

Será que Nogueira Leite já foi atropelado pela quantidade de adesivos que agora se põe em bicos de pés para, numa gestão de expectativas que não se verificou nas últimas legisltivas, se alçar ao POTE?

Anónimo disse...

Hoje


Citar

O líder do PSD assumiu hoje em Bruxelas o "compromisso" de não proceder a cortes salariais ou das pensões se tiver necessidade de "mexer nos impostos", mas admitiu uma subida do IVA.
[...]
"Portanto, a haver algum ajustamento que seja necessário fazer, será mais por via dos impostos sobre o consumo do que do rendimento das pessoas através dos impostos ou através de cortes salariais ou das pensões"



No ano passado


Citar

Aumento de impostos
Passos Coelho: "IVA trata pobres e ricos pela mesma medida"
[...]
Pedro Passos Coelhos já garantiu que não aceitará qualquer aumento de impostos para 2011.
[...]
No livro "Mudar", que antecedeu a sua candidatura à liderança do PSD, dizia que nunca concordou "em taxar cada vez mais os impostos indirectos, nomeadamente o IVA. Ele vale 20% para quem tem muito como para quem tem pouco".

O então candidato a líder do PSD dizia mesmo que os impostos indirectos "tratam todos pela mesma medida, tanto pobres como ricos", numa alusão ao facto de o IVA, por ser uma taxa proporcional, e exigir o mesmo esforço a todos os consumidores, independentemente do seu nível de rendimento, se transformar num imposto socialmente mais injusto.
[...]

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=446097

Anónimo disse...

O Fantasma do bolo-rei pensava que lhe saía a prenda... mas vai ter de engolir a fava!

Anónimo disse...

Portugal foi ontem entregue a uma doença degenerativa...

Anónimo disse...

Nogueira Leite foi substituido por uma espécie de pai natal da facção do fantasma... tudo tem os seus preços.

Anónimo disse...

Isto ainda não é nada...

Esta questão do financiamento das escolas privadas - que o candidato escavaco agitou na campanha - mostra como há grandes negociatas no ensino. Poupar nos professores não é reduzir os salários, é despedi-los...


O mesmo juízes... pagos à peça, masmo que decidam às quatro pancadas - metade chegam!

A saúde? Há aí agora tanto hospital particular para alimentar. Acabam-se metade dos públicos.

Águas? O nosso companheiro já tem uma empresa para vender água...

Vai ser um fartote!